MUCSI, C.S.ROSSI, J.L.ALENCAR, M.C.REIS, L.A.M.ROSSI, A.C.2019-02-182019-02-18MUCSI, C.S.; ROSSI, J.L.; ALENCAR, M.C.; REIS, L.A.M.; ROSSI, A.C. Uma discussão sobre a aeroelasticidade de quadricópteros não tripulados, drones, oferecendo subsídios para projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 23., 04-08 de novembro, 2018, Foz do Iguaçu, PR. <b>Resumo...</b> p. 6986-6986. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29623.http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29623Os veículos aéreos não tripulados vem ganhando grande notoriedade, face à ampla gama de suas aplicações científicas e tecnológicas. Estes apresentam construções tão simples como brinquedos até equipamentos com altíssimo valor técnico científico agregado, destinados à missões relevantes. O presente trabalho visa apresentar uma discussão sobre a aeroelasticidade destes equipamentos na escala métrica, assunto árido e escasso nesta nova aeronáutica. São apresentados resultados de simulações numéricas relacionando o comportamento dos componentes estruturais em função dos esforços mecânicos, mormente os relacionados à mudança de atitude do equipamento, rotações e inclinações. Os resultados obtidos indicam a necessidade de cuidado e atenção no projeto dos braços dos quadcópteros, com especial atenção às suas seções transversais e à raiz do braço, na junção com o corpo; para evitar instabilidades que de outra maneira sobrecarregariam o processador do estabilizador de vôo. Estes dados estão servindo de base para o projeto e construção de um equipamento voltado à detecção e localização de fontes radioativas.6986-6986openAccessUma discussão sobre a aeroelasticidade de quadricópteros não tripulados, drones, oferecendo subsídios para projetosResumo de eventos científicosaguardandohttps://orcid.org/0000-0002-8304-9939