DANIEL DE SOUZA GOMES

Resumo

Graduating from Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI (1987), Master in Electrical Engineering from Escola Politécnica of the University of São Paulo (2002), Ph.D. in Nuclear Technology from the University of São Paulo, USP (2014). Post Doctorate by the Energy and Nuclear Research Institute, IPEN (2018). He is currently a technologist at the National Nuclear Energy Commission IPEN-SP, at the nuclear engineering center (CEN). (Text obtained from the Currículo Lattes on May 4th 2023)


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros FEI (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2014). Pós Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, (2018). Atualmente é tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear IPEN-SP, centro de engenharia nuclear. (Texto extraído do Currículo Lattes em 04 maio 2023)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Tese IPEN-doc 20536
    Simulação com programas computacionais de desempenho do combustível em regimes permanente e transiente de varetas combustíveis de aço inoxidável austenítico
    2014 - GOMES, DANIEL de S.
    A causa imediata do acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi de março de 2011 foi o derretimento do núcleo do reator. Durante este processo, o zircônio do revestimento do combustível reagiu com a água, produzindo uma grande quantidade de hidrogênio. Esse hidrogênio, combinado com os materiais radioativos voláteis, vazou do vaso de contenção e entrou no edifício de reator, resultando em explosões. No passado, o aço inoxidável foi utilizado como revestimento em muitos reatores de água pressurizada (PWR), e seu desempenho sob irradiação foi excelente; entretanto, o aço inoxidável foi substituído por uma liga à base de zircônio como material de revestimento, principalmente devido à sua mais baixa seção de choque de absorção de nêutrons. Hoje, o revestimento de aço inoxidável aparece novamente como uma possível solução para problemas de segurança relacionados a explosão e a produção de hidrogênio. O objetivo desta tese de doutorado é discutir o desempenho sob irradiação de varetas combustíveis usando aço inoxidável como material de revestimento. Os resultados mostram que varetas de aço inoxidável exibem temperaturas mais baixas no combustível e maiores larguras da folga pastilha-revestimento do que as varetas revestidas por Zircaloy e essa folga não fecha durante a irradiação. O desempenho térmico das duas varetas combustíveis é muito semelhante, e a penalidade de maior absorção de nêutrons em razão do uso de aço inoxidável pode ser compensada pela combinação de um pequeno aumento no enriquecimento do U-235 e modificações no tamanho do espaçamento entre as varetas combustíveis.