PATRICIA DE ANDRADE MARTINS

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Resumo IPEN-doc 27748
    Determinação de estanho total por ICP-OES em reagentes liofilizados
    2020 - SILVA, JOSE L. da; MARTINS, PATRICIA de A.; SANTOS, JOEL M. dos; SILVA, LAERCIO da; SILVA, NATANAEL G. da; FUKUMORI, NEUZA T.O.; MATSUDA, MARGARETH M.N.
    O tecnécio-99m (99mTc) é o radioisótopo mais utilizado na medicina nuclear para obtenção de imagens para diagnóstico por SPECT. Seu estado de oxidação pode variar de -1 a +7, quando reage com uma variedade de compostos na presença de Sn(II).O cloreto estanoso diidratado é o agente redutor do 99mTc mais utilizado na formulação de reagentes liofilizados(RL). A determinação quantitativa de estanho total e Sn(II) são controles importantes para o processo de fabricação a fim de garantir a qualidade durante o prazo de validade dos RL. O objetivo deste trabalho foi quantificar o Sn total nos RL MDP-TEC e MIBI-TEC (IPEN) usando ICP-OES como método alternativo ao método colorimétrico descrito nas farmacopeias. As massas quantificadas de cloreto estanoso nos RL analisados estiveram compreendidas entre 90-110 % em relação ao descrito na bula do radiofármaco. O método analítico proposto por ICP-OES mostrou-se excelente para determinação de Sn total.
  • Resumo IPEN-doc 27747
    Controle radionuclídico de radiofármacos de Lu-177
    2020 - MARTINS, PATRICIA de A.; SANTOS, JOEL M. dos; SILVA, JOSE L. da; SILVA, LAERCIO da; FUKUMORI, NEUZA T.O.; ARAUJO, ELAINE B. de; HIROMOTO, GORO; MATSUDA, MARGARETH M.N.
    O lutécio-177 (Lu-177) é um radioisótopo produzido em reator, com meia-vida física (t/) de 6,73 dias e decaimento por emissão beta de 498,3 keV e raios y energias de 208,37 keV e 112,9 keV, adequados para o tratamento de câncer de tumores neuroendócrinos e de próstata. A determinação da pureza radionuclídica de radiofármacos de lutécio-177 visa verificar se a porcentagem de radionuclídeos atendem aos critérios estabelecidos na Farmacopeia Europeia (FE). Este trabalho tem por objetivo estabelecer as condições para realizar o controle radionuclídico de DOT-IPEN-177 produzido no IPEN-CNEN/ SP. Os resultados de identificação e pureza radionuclídica de DOT-IPEN-177 encontrados foram satisfatórios pois atenderam aos critérios estabelecidos na FE.
  • Resumo IPEN-doc 25549
    Adequação do ensaio de distribuição biológica de TIN-TEC à farmacopeia europeia
    2018 - MARTINS, P.A.; SOUSA, J.A.; ESTRELA, I.M.O.; SILVA, N.G.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.
    Introdução – O ensaio de biodistribuição em animais de experimentação está especificado em monografias de alguns reagentes liofilizados (RL) marcados com tecnécio-99m nas farmacopeias e em guias da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para garantir a eficácia e a qualidade do produto. Uma vez que esse ensaio esteja descrito para um determinado radiofármaco, é mister que o fabricante o execute. O estanho coloidal (99m Tc) (TIN-TEC) é empregado em linfocintilografia, cintilografia gástrica e imagem do sistema retículoendotelial. Objetivo – Este trabalho avaliou a biodistribuição do TIN-TEC em camundongos, para adequação à farmacopeia europeia, em relação ao ensaio realizado no IPEN, o qual se baseava no guia da AIEA com a utilização de ratos da linhagem Wistar. Material e Métodos – Foram analisados 6 lotes de TIN-TEC em ratos Wistar (150-250 g) e camundongos Swiss (20-25 g). O ensaio foi realizado em 3 animais de cada linhagem, para cada lote. O RL foi marcado com 370 MBq (10 mCi) em 3 mL de solução de Na99mTcO4. Após 30 minutos de reação, administrou-se na veia caudal de cada um dos animais, uma dose de 7400 – 11100 MBq (200 – 300 μCi) em 0,2 mL. Após 20 minutos de biodistribuição, os animais foram eutanasiados com dose letal de anestésico e a radioatividade do fígado, baço, pulmão e carcaça (sem a cauda) foi medida em calibrador de doses (Ci), e o cálculo de % dose retida (% D.R.) em cada um dos órgãos foi efetuado. Resultados – Os Limites de Especificação descritos para estanho coloidal (99m Tc) na Farmacopeia Europeia 9.0 são: % D.R. Fígado+baço ≥ 80% e % D.R. Pulmão ≤ 5%. Todos os resultados de % D.R. nos órgãos de estudo encontraram-se de acordo com os limites em ambas as linhagens de animais. A % D.R. de Fígado+Baço situou-se entre 84,44 – 92,90 e 91,83 – 98,29, para camundongos e ratos, respectivamente, enquanto os resultados de % D.R. no pulmão foram similares e a % D.R. carcaça apresentou-se maior em camundongos. Discussão – A realização do ensaio de biodistribuição com resultados em conformidade com os requisitos descritos em compêndios oficiais assegura a distribuição fisiológica apropriada do radiofármaco no órgão alvo em humanos. Os resultados obtidos para o TIN-TEC em camundongos dentro dos limites de aceitação da monografia da farmacopeia europeia permitiram estabelecer a adequação aos critérios farmacopeicos. Conclusões – As diferentes linhagens de animais no ensaio de biodistribuição do TIN-TEC confirmaram a eficácia e a qualidade do produto.
  • Resumo IPEN-doc 17620
    Produção de sup(67)Ga: perspectivas futuras
    2010 - MARTINS, P.A.; SILVA, J.L.; RAMOS, M.P.S.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.; LIMA, A.L.V.P.; DAMASCENO, M.O.; BENVENUTTI, R.A.; OSSO JUNIOR, J.A.
  • Resumo IPEN-doc 16612
    Determination of radiochemical yield in 18F-FDG preparation by thin-layer chromatography plates
    2008 - MARTINS, P.A.; CERQUEIRA FILHO, A.; SILVA, J.L.; RAMOS, M.P.S.; LIMA, J.A.S.; OLIVEIRA, I.M.; MENGATTI, J.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.
  • Resumo IPEN-doc 16611
    Multielementar determination of trace metals in radioiodine compounds by inductively coupled plasma optical emission spectrometry
    2008 - OLIVEIRA, I.M.; MARTINS, P.A.; SILVA, J.L.; RAMOS, M.P.S.; MENGATTI, J.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.
  • Resumo IPEN-doc 19837
    Controle de qualidade de ECD-Tc-99m: um estudo retrospectivo
    2013 - MARTINS, P.A.; MENDONÇA, V.; SILVA, G.N.; FREIRE, A.C.; CASTANHEIRA, C.E.; BERNARDES, D.M.L.; MENGATTI, J.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.
  • Resumo IPEN-doc 19836
    Produção de MAG-3-Tc99m no IPEN: resultados iniciais
    2013 - SILVA, G.N.; MARTINS, P.A.; CASTANHEIRA, C.E.; MENGATTI, J.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.
  • Resumo IPEN-doc 11817
    A gas chromatography technique for analysis of residual solvents in 18F-FDG preparation
    2006 - MARTINS, PATRICIA de A.; SILVA, JOSE L. da; FUKUMORI, NEUZA T.O.; MATSUDA, MARGARETH M.