ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA BARROSO

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  • Resumo IPEN-doc 27022
    Metodologia para o alinhamento estratégico da gestão do conhecimento
    2015 - RICCIARDI, R.I.; BARROSO, A.C.O.; ERMINE, J.L.
    Introdução: A grande preocupação da Gestão do Conhecimento é o emprego de técnicas para que as empresas captem os conhecimentos necessários para seus trabalhos operacionais; desse ponto de vista, a visão operacional somente pode ser percebida entre os trabalhadores, orientada segundo seus interesses e vai elucidar a percepção do estado crítico dos conhecimentos e dos porquês. Também, a Gestão do Conhecimento deve estar alinhada com os objetivos e metas estratégicas da organização; desse ponto de vista, é necessário entender claramente a estratégia organizacional, que dará uma percepção dos conhecimentos estratégicos relevantes para atingir suas metas. Essa visão gerencial é alcançada com seus dirigentes, aqueles que planejam e formulam a estratégia. A presente metodologia proporciona uma visão bastante consistente e agregada, onde toda a organização é representada, sob o ponto de vista das duas visões, operacional e gerencial, confrontando-as para se obter uma visão mediana, assim, assegurar o alcance das metas e futuro em consenso com as tarefas operacionais. Material e Métodos: A metodologia mostra uma integração inovadora de 6 processos: identifi cação dos conhecimentos através de análise dos processos; reconfi guração dos conhecimentos em domínio e sua representação em mapas; análise critica do conhecimento envolvendo importância e vulnerabilidade; análise estratégica do conhecimento e sua representação em mapas; combinação e comparação das análises critica e estratégica e sugestão de ações. Esta metodologia foi aplicada no Centro de Radiofarmácia do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), através de questionários, entrevistas e observação, utilizando os métodos de análise quantitativa e qualitativa. Resultados e Discussão: Nós encontramos 56 conhecimentos críticos, 64 conhecimentos estratégicos e críticos, em um total de 211 conhecimentos; além de 20 conhecimentos estratégicos inexistentes. Conclusões: as razões das criticidades dos conhecimentos proporcionaram informações concretas para a sugestão das ações, a relevância estratégica e os níveis de criticidade indicaram a prioridade das ações.
  • Capítulo IPEN-doc 11578
  • Capítulo IPEN-doc 12469
  • Artigo IPEN-doc 10968
    Knowledge domains cartography of the radiopharmacy center of IPEN - a case study
    2004 - RICCIARDI, R.I.; BARROSO, A.C.O.; EMINE, J.L.