MARINA FALLONE KOSKINAS

Resumo

Graduate at Física from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), master's at Nuclear Engineering from Universidade de São Paulo (1978) and ph.d. at Nuclear Engineering from Universidade de São Paulo (1988). Has experience in Nuclear Engineering, focusing on Instrumentation for Measure and Control of Radiation, acting on the following subjects: radionuclide metrology, standardizations in coincidence system, determination of nuclear parameters, gamma emission probability per decay. (Text obtained from the Currículo Lattes on November 17th 2021)


Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Instrumentação para Medida e Controle de Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: metrologia de radionuclídeos, padronização em sistemas de coincidências, determinação de parâmetros nucleares como probabilidade de emissão gama por decaimento. (Texto extraído do Currículo Lattes em 17 nov. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 55
  • Capítulo IPEN-doc 28746
    Ambiente de arquivos para integração de laboratório e extensão Web
    2022 - BRANCACCIO, FRANCO; DIAS, MAURO S.; KOSKINAS, MARINA F.; MOREIRA, DENISE S.; TOLEDO, FABIO de
    O Laboratório de Metrologia Nuclear (LMN) desenvolve sistemas de medida, metodologias e ferramentas de software como suporte às atividades principais. Entre os sistemas, podem-se citar os que utilizam métodos secundários para a determinação da atividade de amostras radioativas, utilizando câmaras de ionização, bem como os que utilizam métodos primários para a padronização de radionuclídeos, empregando arranjos de deteção compostos por contadores proporcionais, cintiladores e detetores de germânio hiperpuro (HPGe). A elaboração de software está usualmente associada à aquisição e análise de dados, para cálculos, ajuste de dados experimentais (fitting), ou a funções coadjuvantes, como a calibração de sistemas, simulação e previsão de resultados pelo método de Monte Carlo. Os programas até então desenvolvidos operam em modo local (offline) e a configuração necessária à sua correta operação é efetuada por arquivos de texto (ASCII) pouco amigáveis, contendo parâmetros e opções (flags). A portabilidade de dados (transporte e utilização em diferentes máquinas e plataformas) constitui outra dificuldade inerente à abordagem offline. A proposta do presente trabalho consiste em desenvolver aplicações baseadas em Web, disponibilizando serviços e informações, respectivamente, em servidores de software e de Bancos de Dados (Data Base – DB). Um dos principais requisitos deste projeto consiste em estabelecer formatos padrão para os dados (esquemas) e uma linguagem amigável (human friendly) para sua representação (notação), compatível com ambiente Web/ DB. A expressão “Ambiente de Arquivos” sintetiza a dupla definição, esquema/ notação, tema deste trabalho.
  • Capítulo IPEN-doc 28716
    Medida da meia-vida do 166GHo
    2022 - MORAIS, THALES S.L.; KOSKINAS, MARINA F.; MOREIRA, DENISE S.; DIAS, MAURO S.
    O conhecimento prévio da meia-vida de um radioisótopo possibilita o planejamento de experimentos e determinação de outras grandezas relacionadas a este radionuclídeo. Para aumentar a confiabilidade e precisão, foram realizadas medidas da meia-vida do 166gHo em detector semicondutor do tipo germânio hiperpuro (HPGe) no Laboratório de Metrologia Nuclear (LMN) do Centro do Reator de Pesquisas − IPEN (CRPq). O 166gHo foi produzido a partir da reação 165Ho(n,γ)166gHo e as irradiações foram realizadas no reator IEA-R1 (IPEN/CNEN). A média dos valores encontrados para a meia-vida foi de T1/2 = 26,71 ± 0,12 h, que é compatível com os dados encontrados na literatura.
  • Capítulo IPEN-doc 28714
    Medidas de parâmetros associados a reações nucleares induzidas por nêutrons no reator IEA-R1
    2022 - DIAS, MAURO S.; SEMMLER, RENATO; YAMAZAKI, IONE M.; MOREIRA, DENISE S.; BRANCACCIO, FRANCO; KOSKINAS, MARINA F.
    O presente trabalho apresenta uma retrospectiva dos diversos parâmetros para reações nucleares induzidas por nêutrons, que foram determinados pelo Laboratório de Metrologia Nuclear (LMN) do IPEN, utilizando o reator IEA-R1. Esses parâmetros incluem: secções de choque, integrais de ressonância, além dos parâmetros k0 e Q0, que são associados ao Método de Ativação Neutrônica (NAA). Para este propósito, o LMN dispõe de sistemas de calibração primários e secundários, que são necessários para a determinação da atividade do radionuclídeo produzido na reação com nêutron. Os resultados destes estudos possibilitaram a melhoria da qualidade nos dados nucleares, a publicação de diversos trabalhos em periódicos internacionais, além da orientação de Mestrados e Doutorados.
  • Capítulo IPEN-doc 28713
    Padronização primária de radionuclídeos produzidos no reator IEA-R1
    2022 - KOSKINAS, MARINA F.; MOREIRA, DENISE S.; YAMAZAKI, IONE M.; BRANCACCIO, FRANCO; SEMMLER, RENATO; DIAS, MAURO S.
    Neste trabalho, apresentamos uma retrospectiva dos radionuclídeos produzidos no reator IEA-R1, que foram padronizados no Laboratório de Metrologia Nuclear (LMN) do CRPq, IPEN-CNEN/SP. Para este propósito, o laboratório dispõe de sistemas de calibração primários, utilizando a técnica de coincidência 4πβ−γ, aplicando uma metodologia específica para cada radionuclídeo. Neste método, os elétrons e os raios-X são usualmente registrados por um detector 4π consistindo em um contador proporcional, cintilador plástico ou cintilador líquido. Os raios gama são registrados por meio de detectores semicondutores de HPGe ou de cristais de NaI(Tl). Neste trabalho são apresentados os diagramas eletrônicos empregados, os métodos de análise de dados e de incertezas implementados por meio da aplicação da metodologia de análise de covariância, além da aplicação de métodos computacionais de simulação dos sistemas de medida pela técnica de Monte Carlo. A padronização de radionuclídeos em sistemas absolutos tem possibilitado a determinação de parâmetros nucleares, como: probabilidade de emissão gama por decaimento e coeficientes de conversão interna, entre outros, contribuindo para a melhoria nos dados nucleares, proporcionando a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de mestrados, doutorados e pós- -doutorados, além da participação em congressos e publicação de artigos em periódicos internacionais.
  • Capítulo IPEN-doc 28711
    Determinação de K0 e Q0 para as reações 74Se(n,γ) 75Se, 113In(n,γ) 114MIn, 186W(n,γ) 187W e 191Ir(n,γ) 192Ir
    2022 - BARROS, LIVIA F.; DIAS, MAURO da S.; KOSKINAS, MARINA F.
    Este trabalho teve o intuito de contribuir para a melhoria na qualidade dos valores de k0 e Q0 para as reações 74Se(n,γ)75Se, 113In(n,γ)114mIn, 186W(n,γ)187W e 191Ir(n,γ)192Ir. As medições das amostras irradiadas no reator IEA-R1 e das fontes padrão da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, do inglês International Atomic Energy Agency) foram realizadas por espectrometria gama de alta resolução em detector de HPGe. A fim de investigar melhor as eficiências nos intervalos de energia em que não havia pontos experimentais, foi aplicado o Método de Monte Carlo. As contribuições originais deste trabalho foram: a análise de covariância associada ao Método dos Mínimos Quadrados, que foi utilizada para o tratamento adequado das incertezas para as reações 74Se(n,γ)75Se, 113In(n,γ)114mIn, 186W(n,γ)187W e 191Ir(n,γ)192Ir estudadas neste trabalho, em que todas as incertezas parciais envolvidas no processo foram utilizadas; a determinação experimental dos fatores de autoblindagem para nêutrons térmicos (Gth) e epitérmicos (Ge ) utilizados nas determinações de k0 e Q0 para a reação 113In(n,γ)114mIn e na determinação experimental do fator de autoblindagem para nêutrons epitérmicos (Ge ) utilizado na determinação de k0 e Q0 para a reação 186W(n,γ)187W, que não foram observadas na literatura, além da determinação de k0 obtida para a reação 186W(n,γ)187W na energia de 625,51 keV, que também não existe na literatura recomendada. Os valores de k0 e Q0 obtidos para todas as reações foram comparados aos valores encontrados na literatura.
  • Artigo IPEN-doc 27914
    Calibration of the short irradiation facility for k0 - NAA implementation at the IEA-R1 reactor
    2021 - OLIVEIRA, J.P.; SILVA, P.S.C.; SEMMLER, R.; DIAS, M.S.; KOSKINAS, M.F.; MOREIRA, D.S.; YAMAZAKI, I.M.
    The short irradiation facility of the IEA-R1 nuclear research reactor at IPEN, São Paulo, Brazil, has been used for short irradiation of samples for the purpose of determining the concentration of elements of these samples through the use of the instrumental neutron activation analysis technique. With the aim of determine precisely the reactor parameters α and f, for implementing the k0-NAA method at the Neutron Activation Analysis Laboratory (LAN), was used the bare triple method. In this method, a set of three neutron flux monitors were irradiated without Cd-cover. The efficiency curve of the gamma-ray spectrometer used was determined by measuring calibrated radioactive sources at the commonly used counting geometries. The results for the parameters α and f were respectively 0.0384±0.0016 and 35.67±0.26. This value of f shows that the neutrons in the irradiation position are well thermalized. The variation of these parameters was studied with time and the reproducibility was verified.
  • Artigo IPEN-doc 27902
    Preliminary measurements using a Triple to Double Coincidence Ratio (TDCR) Liquid Scintillator Counter System
    2021 - KOSKINAS, M.F.; KUZNETSOVA, M.; MOREIRA, D.S.; SHOUERI, R.M.; YAMAZAKI, I.M.; MORAIS, T.S.L.; SEMMLER, R.; DIAS, M.S.
    The preliminary measurements using a Triple to Double Coincidence Ratio (TDCR) Liquid Scintillator Counter System, developed by the Nuclear Metrology Laboratory (LMN) at IPEN, is presented and 14C was selected to be standardized. This solution was previously calibrated by the efficiency tracing technique using a (PC)coincidence system, employing 60Co as a tracer. In order to determine the final activity, a Monte Carlo simulation was used to generate the extrapolation curve. The Software Coincidence System (SCS) developed by the LMN was used for both systems to register the events. MICELLE 2 code was used to calculate the theoretical TDCR efficiency. Measurements using HIDEX, a commercial liquid scintillator system, were also carried out and the results from the three methods were compared, showing a good agreement.
  • Artigo IPEN-doc 24692
    Standardization of 32P radioactive solution
    2017 - MARQUES, C.P.; KOSKINAS, M.F.; ALMEIDA, J.S.; YAMAZAKI, I.M.; DIAS, M.S.
    The standardization solution using three different methods is presented. The disintegration rate was determined by the CIEMAT/NIST and TDCR methods in liquid scintillator systems and self-absorption extrapolation method using 4(PC)- system. The results obtained for the activity of the 32P solution were compared and they agree within experi- mental uncertainties.
  • Artigo IPEN-doc 22870
    Impurity determination in 153Sm by means of a High Purity Germanium spectrometer
    2016 - ALMEIDA, JAMILLE da S.; KOSKINAS, MARINA F.; MARQUES, CAIO P.; MOREIRA, DENISE S.; DIAS, MAURO da S.
    Neste trabalho, a impureza radionuclídica de longa duração 152Eu, presente na solução de 153Sm, foi medida por meio de um espectrômetro de HPGe, calibrado na faixa de energia entre 81 e 1408 keV por meio de soluções padronizadas em ampolas seladas de 60Co, 133Ba, 137Cs e 152Eu. A razão entre as atividades do 152Eu e do 153Sm resultou 5,2x10-6. Este valor é menor que o limite estabelecido pelo controle de qualidade.
  • Artigo IPEN-doc 22879
    Standardization of 32P radioactive solution
    2016 - MARQUES, CAIO P.; KOSKINAS, MARINA F.; ALMEIDA, JAMILLE da S.; YAMAZAKI, IONE M.; DIAS, MAURO da S.
    The standardization of 32P radioactive solution using three different methods is presented. The disintegration rate was determined by the CIEMAT/NIST and TDCR methods in liquid scintillator systems and self-absorption extrapolation method using PC) system. The results obtained for the activity of the 32P solution were compared and they agree within the experimental uncertainties.