MARIA ALICE MORATO RIBEIRO
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Artigo IPEN-doc 12354 Contribution to the study of the environmental impact from the fuel cells and hydrogen, using the Delphi methodology2007 - RIBEIRO, MARIA A.M.; OLIVEIRA, WAGNER dos S.Artigo IPEN-doc 12164 Contribution to the study of the environmental impact from fuel cells and hydrogen, using the delphi methodology2007 - RIBEIRO, MARIA A.M.; OLIVEIRA, WAGNER dos S.; HAMADA, MARGARIDA M.Artigo IPEN-doc 13963 Study of technological forecast, in the long run, on the environment agression for fuel cells of low and average temperature using delphi methodology2007 - OLIVEIRA, WAGNER dos S.; RIBEIRO, MARIA A.M.Tese IPEN-doc 14045 Contribuicao ao estudo do impacto ambiental das pilhas a combustivel de baixa e media temperatura atraves da metodologia Delphi2009 - RIBEIRO, MARIA A.M.A avaliação dos sistemas de fornecimento de energia para o futuro é da maior importância para se obter informações sobre o potencial de impacto ambiental dos vários estágios do ciclo de vida das tecnologias inovadoras, determinando as vantagens competitivas sobre as tecnologias convencionais e para o desenvolvimento de cenários futuros. Este trabalho apresenta e caracteriza os tipos de pilhas combustíveis de média e baixa temperatura mais pesquisadas e comercializadas nos últimos anos. Realiza-se também a apresentação da avaliação do impacto ambiental dos principais materiais utilizados nas pilhas a combustível, considerando as fases de fabricação, operação e disposição final após o término da vida útil. São apresentados vários dados de LCA (Life Cycle Assessment) efetuados para alguns tipos de pilhas. O trabalho efetuou uma contribuição ao estudo da avaliação de impacto ambiental das pilhas a combustível de média e baixa temperatura utilizando a metodologia Delphi. Foi construído um questionário e um banco de dados para formação do conjunto de respondentes que participaram da pesquisa. Eles receberam o questionário na primeira rodada e o responderam. Depois receberam novamente o questionário em conjunto com as respostas obtidas na primeira etapa, para nova rodada de respostas. Ao final o estudo verifica se ocorreu aumento de consenso e a influência dos respondentes mais qualificados sobre os menos qualificados. Os resultados mostraram que os respondentes acreditam numa redução do impacto ambiental das pilhas. O mais surpreendente é que os respondentes acreditam que os catalisadores do grupo PGM Podem ser substituídos.Artigo IPEN-doc 12858 Contribution to forecast of environmental impact in the long run, for fuel cells of low and average temperature using the delphi methodology2007 - RIBEIRO, MARIA A.M.; OLIVEIRA, WAGNER dos S.