ANGELICA TAMIÃO ZAFALON

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Tese IPEN-doc 25615
    Synthesis and characterization of hydrogels loaded neomycin for infection topic treatment and veterinary use
    2018 - ZAFALON, ANGELICA T.
    Hydrogels are natural or synthetic polymer systems that have been vastly applied in the pharmaceutical industry due to their high soft tissue biocompatibility. These hydrogels have been used in dressings as a controlled drug release system. In this study, hydrogels were prepared using poly (N-vinyl-2-pyrrolidone) (PVP), poly (ethylene glycol) (PEG), agar and neomycin followed by gamma irradiation to promote crosslinking and sterilization. The influence of the irradiation process at 25 kGy dose was investigated. The gel fraction and maximum swelling were estimated using physicochemical methods and found about 95% gel fraction and 1100% swelling after 8 hours of immersion. Neomycin released from the hydrogel was measured by the Liquid Chromatography-Mass Spectrometry method and the drug concentration remained constant for 48 hours. Hydrogel / neomycin exhibited antibacterial effect against bacteria and biofilm of Pseudomonas aeruginosa and Staphylococcus aureus. The hydrogel was used in the treatment of pododermatitis in penguins healing process without signs of contamination. With these results, it can be inferred that the hydrogel / neomycin is a suitable candidate for wound dressings.
  • Resumo IPEN-doc 25298
    Avaliação do comportamento mecânico, térmico e de intumescimento dos hidrogéis contendo argila Laponite RD
    2018 - SANTOS, V.J.; ZAFALON, A.T.; PARRA, D.F.
    Hidrogéis são biomateriais amplamente utilizados na biomedicina, e possuem a capacidade de absorver grandes quantidades de fluidos sem perder sua integridade física. Esses materiais são constituídos por uma rede tridimensional de polímeros formada por ligações cruzadas, físicas ou químicas. Hidrogéis têm sido aplicados como curativos transdérmicos em sistemas de liberação de drogas. Esses materiais oferecem condições ideais para tratamento de feridas, pois mantém o ambiente da ferida úmido promovendo um debridamento autoclítico, acelerando a cicatrização. Argila Laponite (LP) é uma argila sintética nanométrica de aproximadamente 25 nm de diâmetro e 0,92 nm de espessura, é altamente hidrofílica e forma gel em solução aquosa. A associação de argila a hidrogéis promove modificação de propriedades como mecânica e inchaço quando macro-cadeias interagem com o espaço interlamelar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da nano-argila nas propriedades mecânicas, térmicas e de intumescimento de hidrogéis baseados em uma formulação polimérica de poli (N-vinil-2-pirrolidona), poli (etileno glicol) e agar contendo nano Laponite RD. As membranas de hidrogel foram reticuladas por radiação gama a 25 kGy. Foram realizados testes de tração de acordo com ASTM D638-03. O comportamento viscoelástico foi investigado usando um reômetro de placa paralela. O intumescimento foi avaliado após 72 horas e o comportamento entálpico foi avaliado pelo DSC.
  • Resumo IPEN-doc 25287
    Síntese e caracterização de nanopartículas de prata na superfície de argila Laponite RD para uso em membranas de hidrogel de PVP
    2018 - SANTOS, V.J.; LOPES, P.; ZAFALON, A.T.; RANGARI, V.K.; PARRA, D.F.
    Hidrogéis são biomateriais amplamente utilizados na biomedicina, e possuem a capacidade de absorver grandes quantidades de fluidos sem perder sua integridade física. Esses materiais são constituídos por uma rede tridimensional de polímeros formada por ligações cruzadas, físicas ou químicas. Hidrogéis têm sido aplicados como curativos transdérmicos em sistemas de liberação de drogas. Esses materiais oferecem condições ideais para tratamento de feridas, pois mantém o ambiente da ferida úmido promovendo um debridamento autoclítico, acelerando a cicatrização. Um grande problema da saúde publica, são as infecções relacionadas a assistência à saúde, que são frequentemente associadas à contaminação superficiais em ambientes hospitalares. Esse problema começa a se intensificar nas ultimas décadas devido ao grande desenvolvimento da medicina que depende de procedimentos invasivos que podem deixar um paciente mais susceptível a microrganismos. Nano Partículas Metálicas em geral tem reportados atividade biocida em bactérias Gram-positivos, Gram-negativos incluindo bactérias resistentes a antibióticos como MRSA e MRSE. Argila Laponite (LP) é uma argila sintética nanométrica de aproximadamente 25 nm de diâmetro e 0,92 nm de espessura, é altamente hidrofílica e forma gel em solução aquosa. Assim, o objetivo deste trabalho foi sintetizar partículas de nanoprata reduzindo-a na superfície da argila e estabilizando com Poli (N-vinil-2-pirrolidona) K30 e incorporar em uma membrana de hidrogel de PVP sintetizados via radiação gama, esse composto foi analisado por espectroscopia UV-Vis, Espalhamento dinâmico de luz (DLS), microscopia eletrônica de varredura (SEM) Microscopia eletrônica de transmissão (TEM) acoplada a EDS e difração de Raio-X. Foram realizados ensaios microbiológicos de atividade anti-microbiana em Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus e Candida albicans, testes de citotoxicidade em células de tecido conectivos de camundongos (NCTC L929).
  • Artigo IPEN-doc 24495
    Preparação e caracterização de hidrogel para liberação controlada de neomicina
    2017 - ZAFALON, ANGELICA T.; SANTOS, VINICIUS J.; LINCOPAN, NILTON; ESPOSITO, FERNANDA; LUGAO, ADEMAR B.; PARRA, DUCLERC F.
    Os hidrogéis têm sido empregados na medicina como biosensores, na engenharia de tecidos e como sistema de liberação de fármacos por serem biocompatíveis e atóxicos. Estudos recentes demonstram o uso de hidrogéis como curativos para a liberação controlada de antiinflamatórios, fatores de crescimentos e antibióticos para o tratamento tópico de infecções. Com o aumento de casos de bactérias super-resistentes, principalmente Staphylococcus aureus Meticilina Resistente (MRSA), o higrogel tornou-se uma ferramenta importante para superar esse problema, pois esses fármacos são liberados diretamente na região comprometida aumentando a efetividade do tratamento. Além disso, fornecem um ambiente úmido evitando a adesão ao local da ferida e apresentam boa barreira contra microrganismos. A presença do fármaco não alterou a fração gel. O intumescimento foi realizado com a imersão da membrana em água à temperatura ambiente e pesagem até peso constante. O intumescimento máximo foi atingido após 24 horas de imersão O intumescimento foi realizado com imersão da membrana em água. A liberação “in vitro” da neomicina foi avaliada empregando a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas (HPLC-MS/MS). Observou-se que o aumento da dose de irradiação influenciou na absorção de água e na fração gel devido ao aumento da densidade de ligações cruzadas. A presença do fármaco não alterou a fração gel. O intumescimento em solução salina foi 4% maor que o obtido em água. A liberação do fármaco foi avaliada “in vitro” empregando-se a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (HPLC-MS/MS). O pico máximo de liberação foi alcançado após 8 horas e permaneceu constante até 48h. O teste microbiológico demonstrou que o hidrogel foi capaz de inibir o crescimento microbiológico.
  • Artigo IPEN-doc 22888
    Síntese e caracterização de hidrogéis contendo anti-microbiano neomicina
    2016 - SANTOS, V.J.; ZAFALON, A.T.; PARRA, D.F.
    Hidrogéis são biomateriais poliméricos vastamente utilizados para aplicações biomédicas como sistemas de liberação de fármaco. São materiais altamente hidrofílicos, com uma estrutura molecular reticulada e capacidade de absorver grandes quantidades de fluidos. Em geral hidrogéis são compostos por mais de um polímero sintético ou natural a fim modificar suas propriedades físico-químicas. Estes materiais podem ser produzidos através do uso de radiação ionizante, onde a radiação gama é uma das mais eficientes para a produção desses materiais. O objetivo deste trabalho foi sintetizar membranas de hidrogel a base de poli (N-vinil-2-pirrolidona), polietileno glicol e Agar, contendo antibiótico neomicina. As membranas de hidrogel foram produzidas por radiação gama de fontes de Co60 em doses de 25 kGy. Os hidrogéis foram caracterizados por meio da análise termogravimétrica (TGA) em que se identificou o antibiótico neomicina.
  • Dissertação IPEN-doc 19929
    Determinação multielementar de elementos traços em radiofármacos produzidos na Diretoria de Radiofarmácia por espectrometria de emissão por plasma
    2013 - TAVARES, ANGELICA T.
    Os radiofármacos são preparações farmacêuticas, que contém radionuclídeo, utilizados em medicina nuclear. O objetivo desse trabalho foi estudar as concentrações de elementos químicos, principalmente metais, em amostras de radiofármacos ALBUMINA-TEC, DEX 70-TEC, DEX 500-TEC, DISIDATEC, DMSA-TEC, EC-TEC, DTPA-TEC, FITATO-TEC, GHA-TEC, MDP-TEC, MIBI-TEC, PIRO-TEC, FDG-Flúor-18, GERADOR IPEN-TEC, IODO-131 SOLUÇÃO. As análises foram realizadas em equipamento Vista MPX simultâneo ICP-OES (Agilent, Australia). A validação do método foi realizado segundo os critérios descritos na RDC n° 899: Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos de 29 de maio de 2003. De acordo com a Farmacopeia Americana (USP), as impurezas elementares com potencial toxicidade devem ser quantificados. Uma proposta de revisão USP 35 introduz a técnica de espectrometria de emissão atômica para a análise de elementos. Os resultados de validação das análises no ICP-OES indicam a necesidade de controle da limpeza e manutenção do equipamento, alterações do sample uptake delay e avaliação da robustez com as linhas do Mg. As curvas analíticas e faixas de concentracões analisadas foram lineares com r > 0,99. Os resultados de DPR foram abaixo de 5%. Todos os resultados dos parâmetros avaliados estão de acordo com os estabelecidos pela ANVISA.