ANGELICA TAMIÃO ZAFALON

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resumo IPEN-doc 25298
    Avaliação do comportamento mecânico, térmico e de intumescimento dos hidrogéis contendo argila Laponite RD
    2018 - SANTOS, V.J.; ZAFALON, A.T.; PARRA, D.F.
    Hidrogéis são biomateriais amplamente utilizados na biomedicina, e possuem a capacidade de absorver grandes quantidades de fluidos sem perder sua integridade física. Esses materiais são constituídos por uma rede tridimensional de polímeros formada por ligações cruzadas, físicas ou químicas. Hidrogéis têm sido aplicados como curativos transdérmicos em sistemas de liberação de drogas. Esses materiais oferecem condições ideais para tratamento de feridas, pois mantém o ambiente da ferida úmido promovendo um debridamento autoclítico, acelerando a cicatrização. Argila Laponite (LP) é uma argila sintética nanométrica de aproximadamente 25 nm de diâmetro e 0,92 nm de espessura, é altamente hidrofílica e forma gel em solução aquosa. A associação de argila a hidrogéis promove modificação de propriedades como mecânica e inchaço quando macro-cadeias interagem com o espaço interlamelar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da nano-argila nas propriedades mecânicas, térmicas e de intumescimento de hidrogéis baseados em uma formulação polimérica de poli (N-vinil-2-pirrolidona), poli (etileno glicol) e agar contendo nano Laponite RD. As membranas de hidrogel foram reticuladas por radiação gama a 25 kGy. Foram realizados testes de tração de acordo com ASTM D638-03. O comportamento viscoelástico foi investigado usando um reômetro de placa paralela. O intumescimento foi avaliado após 72 horas e o comportamento entálpico foi avaliado pelo DSC.
  • Resumo IPEN-doc 25287
    Síntese e caracterização de nanopartículas de prata na superfície de argila Laponite RD para uso em membranas de hidrogel de PVP
    2018 - SANTOS, V.J.; LOPES, P.; ZAFALON, A.T.; RANGARI, V.K.; PARRA, D.F.
    Hidrogéis são biomateriais amplamente utilizados na biomedicina, e possuem a capacidade de absorver grandes quantidades de fluidos sem perder sua integridade física. Esses materiais são constituídos por uma rede tridimensional de polímeros formada por ligações cruzadas, físicas ou químicas. Hidrogéis têm sido aplicados como curativos transdérmicos em sistemas de liberação de drogas. Esses materiais oferecem condições ideais para tratamento de feridas, pois mantém o ambiente da ferida úmido promovendo um debridamento autoclítico, acelerando a cicatrização. Um grande problema da saúde publica, são as infecções relacionadas a assistência à saúde, que são frequentemente associadas à contaminação superficiais em ambientes hospitalares. Esse problema começa a se intensificar nas ultimas décadas devido ao grande desenvolvimento da medicina que depende de procedimentos invasivos que podem deixar um paciente mais susceptível a microrganismos. Nano Partículas Metálicas em geral tem reportados atividade biocida em bactérias Gram-positivos, Gram-negativos incluindo bactérias resistentes a antibióticos como MRSA e MRSE. Argila Laponite (LP) é uma argila sintética nanométrica de aproximadamente 25 nm de diâmetro e 0,92 nm de espessura, é altamente hidrofílica e forma gel em solução aquosa. Assim, o objetivo deste trabalho foi sintetizar partículas de nanoprata reduzindo-a na superfície da argila e estabilizando com Poli (N-vinil-2-pirrolidona) K30 e incorporar em uma membrana de hidrogel de PVP sintetizados via radiação gama, esse composto foi analisado por espectroscopia UV-Vis, Espalhamento dinâmico de luz (DLS), microscopia eletrônica de varredura (SEM) Microscopia eletrônica de transmissão (TEM) acoplada a EDS e difração de Raio-X. Foram realizados ensaios microbiológicos de atividade anti-microbiana em Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus e Candida albicans, testes de citotoxicidade em células de tecido conectivos de camundongos (NCTC L929).
  • Resumo IPEN-doc 23771
    Estudo da liberação de neomicina em hidrogéis de pvp contendo argila laponite
    2016 - SANTOS, V.J.; ZAFALON, A.T.; PARRA, D.F.; LUGAO, A.B.
    Hidrogel é uma classe de biomaterial definida como um sistema de um ou mais polímeros hidrofílicos, que podem ser usados como curativo devido seu sistema de liberação de drogas e sua biocompatibilidade. São materiais insolúveis, capazes de absorver grandes quantidades de fluidos sem perder sua integridade física. Hidrogéis possuem uma rede tridimensional permanente de cadeias polímericas reticuladas, e pode ser sintetizado através do processo de radiação gama, que formar ligações cruzadas entre as cadeias e esterilizar o material em uma única etapa. Hidrogéis utilizados em tratamento de feridas tópicas usualmente são produzidos com finalidade de realizar liberação de fármacos. Este estudo teve como objetivo a preparação de hidrogéis baseado em uma formulação polimérica de poli (N-vinil-2-pirrolidona), poli (etileno-glicol), ágar contendo nano-argila laponite RD e antimicrobiano neomicina. Os materiais foram processados por radiação gama de fontes de Co60 em diferentes doses. A influência da razão de argila/polímero foi investigada de acordo com a metodologia da fração de gel, testes intumescimento, difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), HPLC para determinação da liberação de neomicina, teste de citotoxicidade e teste de efeito anti-microbiano.
  • Resumo IPEN-doc 23752
    Poly (N-vinyl-2-pyrrolidone) (PVP) and neomycin hydrogels as wound dressing obtained by gamma irradiation
    2016 - ZAFALON, ANGELICA T.; SANTOS, VINICIUS J. dos; LUGAO, ADEMAR B.; PARRA, DUCLERC F.