ANDRE LUIS LAPOLLI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resumo IPEN-doc 16705
    Investigação de interações hiperfinas em DNA e anticorpos de diferentes linhagens de camundongos frete à infecção por T-cruzi pela espectroscopia de correlação angular gama-gama perturbada
    2008 - SILVA, ANDREIA dos S.; LAPOLLI, ANDRE L.; CARBONARI, ARTUR W.
    A doen¸ca de Chagas ´e uma parasitose tecidual e hem´atica, tem evolu¸c˜ao crˆonica e ´e causada pelo protozo´ario Trypanosoma cruzi que ´e transmitido ao homem e a v´arios mam´ıferos sens´ıveis por hem´ıpteros hemat´ofagos da subfam´ılia Triatominae. Esta tripanossom´ıase est´a entre os principais problemas de sa´ude da Am´erica do Sul, afetando milh˜oes de pessoas. Devido `a ausˆencia de vacinas ou disponibilidade de tratamento espec´ıfico, diferentes linhas de estudos s˜ao tra¸cadas por pesquisadores para sanar este problema. Em nosso estudo optamos pelo emprego da t´ecnica de PAC, pois esta caracteriza intera¸c˜oes hiperfinas dos campos el´etricos e magn´eticos das biomol´eculas com os momentos el´etrico e magn´etico do n´ucleo de prova, fornecendo dessa forma, conhecimentos a respeito do comportamento das biomol´eculas e a melhor compreens˜ao de fenˆomenos biol´ogicos relacionados com a dinˆamica metab´olica dos sistemas biol´ogicos. Tendo em vista esta possibilidade utilizamos como materiais biol´ogicos os DNAs e anticorpos de diferentes linhagens de camundongos infectados pela cepa Y de T. cruzi e como n´ucleo de prova o 111Cd. Os resultados obtidos, com amostras dilu´ıdas em ´agua e a temperatura ambiente, demonstraram existir uma intera¸c˜ao dinˆamica entre o material biol´ogico e o n´ucleo de prova, sendo que esta intera¸c˜ao relaciona-se com o parˆametro λ, que provoca o decrescimento exponencial da fun¸c˜ao de perturba¸c˜ao. Estes resultados contribuir˜ao grandemente para a explica¸c˜ao dos diferentes padr˜oes de resposta imunol´ogica apresentados pelas diferentes linhagens de camundongos quando infectados pela cepa Y de T. cruzi.
  • Artigo IPEN-doc 10576
    Study of magnetism in GDTIN(T=NI,PD,CU) compounds by perturbed gamma-gamma angular correlation spectroscopy
    2005 - LEITE, D.M.T.; LAPOLLI, A.L.; CARBONARI, A.W.; SAXENA, R.N.; MESTNIK FILHO, J.
  • Artigo IPEN-doc 15160
    Application of perturbed angular correlation spectroscopy in IgG immunoglobulins
    2009 - SILVA, A.S.; AMARAL, A.A.; LAPOLLI, A.L.; CARBONARI, A.W.
  • Artigo IPEN-doc 15041
    Study of dynamic behavior of EDTA molecule in solution using perturbed gamma-gamma angular correlation spectroscopy
    2009 - AMARAL, ANTONIO A.; SILVA, ANDREIA S.; CARBONARI, ARTUR W.; LAPOLLI, ANDRE L.
  • Tese IPEN-doc 11254
    Estudo de interações hiperfinas em compostos intermetálicos Gd(Ni, Pd, Cu)In, Tb(Ni, Pd)In, Dy(Ni, Pd)In e Ho(Ni, Pd)In
    2006 - LAPOLLI, ANDRE L.
    Neste trabalho investigou-se o comportamento sistemático do campo hiperfino magnético nos compostos intermetálicos Gd(Ni,Pd,Cu)In , Tb(Ni,Pd)In, Dy(Ni,Pd)In e Ho(Ni,Pd)In, com a técnica de Correlação Angular γ-γ Perturbada, nos sítios dos elementos terras raras com o núcleo de prova 140Ce e no sítio do In com o núcleo de prova 111Cd. Os resultados obtidos da dependência com a temperatura do Campo Hiperfino Magnético (Bhf) de cada composto foram primeiramente comparados com a teoria do campo molecular por meio da função de Brillouin, da qual foram extrapolados os valores de saturação de Bhf para cada composto estudado. Os valores extrapolados a zero Kelvin de Bhf (Bhf(T=0)) para os compostos estudados neste trabalho foram usados na comparação com valores de Bhf da literatura para outros compostos contendo o mesmo elemento R (R=Terra Rara). O resultado mostrou uma dependência linear com a temperatura de ordenamento magnético, o mesmo previsto pelo modelo RKKY o que indica que a principal contribuição para Bhf vem da polarização dos elétrons de condução (CEP) via interação de contato de Fermi. O comportamento de Bhf saturado para cada família de compostos de terras raras pesados RNiIn e RPdIn como função da projeção do spin 4f do elemento R mostrou também uma relação linear, com exceção dos resultados para os compostos RNiIn obtidos com 111Cd onde foi observado um leve desvio da linearidade. Foi feita uma investigação dos parâmetros hiperfinos elétricos em função da temperatura para os compostos RPdIn e GdNiIn com o núcleo de prova 111Cd, e os resultados mostram que para o composto GdPdIn pode ocorrer desordem Gd-In a altas temperaturas.
  • Artigo IPEN-doc 11150
    Investigation of hyperfine interactions in GdNiIn compound
    2004 - LAPOLLI, A.L.; CARBONARI, A.W.; SAXENA, R.N.; MESTNIK FILHO, J.