RICARDO SANTANA DOS SANTOS

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resumo IPEN-doc 27551
    Variação Interanual do Balanço de Gases de Efeito Estufa na Bacia Amazônica e seus controles em um mundo sob aquecimento e mudanças climáticas
    2019 - GATTI, LUCIANA V.; DOMINGUES, LUCAS; ARAGAO, LUIZ; MILLER, JOHN; BASSO, LUANA; MARANI, LUCIANO; TEJADA, GRACIELA; CASSOL, HENRIQUE; CORREIA, CAIO; IPIA, ALBER; ANDERSON, LIANA; RANDOW, CELSO V.; GLOOR, MANUEL; PETERS, WOUTER; LOPES, RAIANE; SANTOS, RICARDO; CRISPIM, STEPHANE
    Ao longo dos últimos 40-­‐50 anos a Amazônia vem sofrendo muitas alterações devido ao desmatamento, queima da biomassa, mudança do uso da terra, expansão urbana, malha viária, construção de hidrelétricas, exploração de mineração, petróleo e gás, etc. Esta alteração na Floresta Amazônica vem promovendo o aumento da temperatura nesta região acima do esperado e intensificação da estação seca. Estas alterações, além das alterações climáticas vem causando impacto no Balanço de Carbono da Bacia Amazônica.
  • Artigo IPEN-doc 27459
    Estudo da concentração de hexafluoreto de enxofre (SF6) na costa norte e nordeste do Brasil
    2019 - CRISPIM, STEPHANE P.; GATTI, LUCIANA V.; BASSO, LUANA S.; SANTOS, RICARDO S. dos; BORGES, VIVIANE F.; NEVES, RAIANE A.L.
  • Dissertação IPEN-doc 25639
    Estudo do crescimento da concentração de hexafluoreto de enxofre (SF6) nas regiões norte e nordeste do Brasil
    2019 - SANTOS, RICARDO S. dos
    O hexafluoreto de enxofre (SF6) não figura como um dos gases de efeito estufa com as maiores concentrações no planeta Terra, no entanto, é um gás com um potencial de aquecimento global extremamente grande. Portanto, uma quantidade relativamente pequena pode ter um impacto importante nas mudanças climáticas do globo. Ele é um gás antropogênico, suas emissões são provenientes, principalmente, na distribuição de energia elétrica; é o gás preferido da indústria para interrupção de corrente elétrica e como isolamento de segurança na transmissão e distribuição de eletricidade. Ele é utilizado em disjuntores e equipamentos de alta tensão e na indústria de fundição de magnésio. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de elucidar se existe uma contribuição da Bacia Amazônica, e costa Norte e Nordeste brasileiras nas emissões deste gás, além de mostrar um amplo banco de dados de suas concentrações ao longo do tempo, com início das medições deste o ano 2000. A quantificação do SF6 foi realizada por meio da coleta do ar atmosférico utilizando aviões de pequeno porte que descreveram um perfil vertical em quatro locais, estrategicamente posicionados na Bacia Amazônica, e utilizando sistemas semiautomáticos de coleta de ar em 17 ou 12 altitudes diferentes, juntamente com coletas em 3 locais nas costas Norte e Nordeste brasileiras, com armazenamento das amostras em frascos de vidro. Para a comparação da concentração com estações globais, foram utilizadas as concentrações medidas pela NOAA na Ilha de Ascension e Barbados. Não foi encontrado um caráter emissor da Amazônia e da costa brasileira. Os resultados de uma maneira geral mostram a ocorrência de um crescimento nas concentrações médias obtidas em todos os locais de amostragem com o passar dos anos, acompanhando o crescimento mundial.