FRANCO BRANCACCIO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Capítulo IPEN-doc 28713
    Padronização primária de radionuclídeos produzidos no reator IEA-R1
    2022 - KOSKINAS, MARINA F.; MOREIRA, DENISE S.; YAMAZAKI, IONE M.; BRANCACCIO, FRANCO; SEMMLER, RENATO; DIAS, MAURO S.
    Neste trabalho, apresentamos uma retrospectiva dos radionuclídeos produzidos no reator IEA-R1, que foram padronizados no Laboratório de Metrologia Nuclear (LMN) do CRPq, IPEN-CNEN/SP. Para este propósito, o laboratório dispõe de sistemas de calibração primários, utilizando a técnica de coincidência 4πβ−γ, aplicando uma metodologia específica para cada radionuclídeo. Neste método, os elétrons e os raios-X são usualmente registrados por um detector 4π consistindo em um contador proporcional, cintilador plástico ou cintilador líquido. Os raios gama são registrados por meio de detectores semicondutores de HPGe ou de cristais de NaI(Tl). Neste trabalho são apresentados os diagramas eletrônicos empregados, os métodos de análise de dados e de incertezas implementados por meio da aplicação da metodologia de análise de covariância, além da aplicação de métodos computacionais de simulação dos sistemas de medida pela técnica de Monte Carlo. A padronização de radionuclídeos em sistemas absolutos tem possibilitado a determinação de parâmetros nucleares, como: probabilidade de emissão gama por decaimento e coeficientes de conversão interna, entre outros, contribuindo para a melhoria nos dados nucleares, proporcionando a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de mestrados, doutorados e pós- -doutorados, além da participação em congressos e publicação de artigos em periódicos internacionais.
  • Artigo IPEN-doc 27118
    Primary standardization and determination of gamma ray emission intensities of Ho-166
    2020 - YAMAZAKI, I.M.; KOSKINAS, M.F.; MOREIRA, D.S.; SEMMLER, R.; BRANCACCIO, F.; DIAS, M.S.
    The procedure followed by the Nuclear Metrology Laboratory (LMN) at the IPEN-CNEN/SP, in S~ao Paulo, for the primary standardization of 166Ho is described. The activity of 166Ho was determined by the efficiency extrapolation technique applied to a 4πβ(PC)-γ coincidence system using a gas flow proportional counter in 4π geometry coupled to a 76 x 76 mm NaI(Tl) crystal. The results for the γ-rays intensities at 80.57 and 1379.45 keV were 0.0651(11) and 0.00904(11), respectively.
  • Artigo IPEN-doc 23950
    Standardization of 59Fe by 4π(PC)β–γ software coincidence system
    2016 - KOSKINAS, M.F.; POLILLO, G.; BRANCACCIO, F.; YAMAZAKI, I.M.; DIAS, M.S.
    The procedure for the standardization of 59Fe using a 4π(PC)β–γ software coincidence system is de-scribed. The standardization was performed with an experimental setup consisting of a thin window gas- flow proportional counter (PC)in4π geometry coupled to a NaI(Tl) scintillator and to a HPGe detector. The data acquisition was carried out by means of a Software Coincidence System (SCS).The beta efficiency was changed by using Collodion films Colldion films andaluminum foils as external absorbers.
  • Resumo IPEN-doc 22484
    Data analysis software for radionuclide standardization with a digital coincidence counting system
    2014 - BRANCACCIO, FRANCO; DIAS, MAURO da S.; KOSKINAS, MARINA F.
  • Tese IPEN-doc 19215
    Metodologia de aquisição de dados e análise por software, para sistemas de coincidências 4pß-? e sua aplicação na padronização de radionuclídeos, com ênfase em transições metaestáveis
    2013 - BRANCACCIO, FRANCO
    O Laboratório de Metrologia Nuclear (LMN) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) desenvolveu recentemente o Sistema de Coincidência por Software (SCS), para a digitalização e registro dos sinais de seus sistemas de coincidências 4πβ-γ utilizados na padronização de radionuclídeos. O sistema SCS possui quatro entradas analógicas independentes que possibilitam o registro simultâneo dos sinais de até quatro detectores (vias β e γ). A análise dos dados é realizada a posteriori, por software, incluindo discriminação de amplitudes, simulação do tempo-morto da medida e definição do tempo de resolução de coincidências. O software então instalado junto ao SCS estabeleceu a metodologia básica de análise, aplicável a radionuclídeos com decaimento simples, como o 60Co. O presente trabalho amplia a metodologia de análise de dados obtidos com o SCS, de modo a possibilitar o uso de detectores com alta resolução em energia (HPGe), para padronização de radionuclídeos com decaimentos mais complexos, com diferentes ramos de decaimento ou com transições metaestáveis. A expansão metodológica tem suporte na elaboração do programa de análise denominado Coincidence Analyzing Task (CAT). A seção de aplicação inclui as padronizações do 152Eu (diferentes ramos de decaimento) e do 67Ga (nível metaestável). A padronização do 152Eu utilizou uma amostra de uma comparação internacional promovida pelo BIPM (Bureau International des Poids et Mesures), podendo-se comparar a atividade obtida com o valores de laboratórios mundialmente reconhecidos, de modo a avaliar e validar a metodologia desenvolvida. Para o 67Ga, foram obtidas: a meia-vida do nível metaestável de 93 keV, por três diferentes técnicas de análise do conjunto de dados (βpronto-γatrasado-HPGe, βpronto-γatrasado-NaI e βpronto- βatrasado); as atividades de cinco amostras, normalizadas por Monte Carlo e as probabilidades de emissão gama por decaimento, para nove transições.
  • Artigo IPEN-doc 19655
    Improvements in the Monte Carlo code for simulating 4'pi'beta'(PC)-'gamma' coincidence system measurements
    2013 - DIAS, M.S.; TAKEDA, M.N.; TOLEDO, F.; BRANCACCIO, F.; TONGU, M.L.O.; KOSKINAS, M.F.