PAULA CRISTINA GUIMARÃES ANTUNES

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo IPEN-doc 28649
    O método de Análise de Modos de Falha e de seus Efeitos (FMEA) como ferramenta de decisão para os testes de comissionamento de novos sistemas
    2021 - OLIVEIRA, JOAO M.; VERNUCIO, SILMARA L.; FREDIANI, LARISSA; ANTUNES, PAULA C.G.; YORIYAZ, HELIO
    Foi proposta a utilização da Análise de Modos de Falha e de suas Consequências (FMEA) como ferramenta de decisão para a escolha e priorização dos testes de comissionamento para novos equipamentos. Um aplicador Vienna para braquiterapia ginecológica intersticial foi utilizado como caso de estudo. Escalas de 1 a 5 foram utilizadas para classificar os riscos segundo a sua ocorrência, severidade e detectabilidade. Foram identificados 12 riscos e como resultado da sua classificação nove testes foram selecionados para o comissionamento. O índice de priorização do risco (RPN) médio mais elevado para o aplicador foi de 21,3 correspondente a 17% do máximo possível (125) e o mais baixo de 1,4. Em relação a sua classificação, 33,3% dos riscos tiveram RPN superior a 10 e 25% foram classificados com valor inferior a 5. Nenhum risco teve severidade superior ou igual a 4. Os três primeiros riscos por ordem de prioridade foram de naturezas diversas, sendo o primeiro e o segundo riscos de parâmetro físico, e o terceiro de software. Os testes finais selecionados após a classificação foram os listados inicialmente com base apenas nos riscos. Entretanto, a classificação dos riscos serviu de base para justificar a sua escolha. O método proposto permitiu a determinação dos testes ideais para o comissionamento do aplicador em questão, bem como a identificação dos testes mais críticos e prioritários.
  • Artigo IPEN-doc 26659
    Estudo dos efeitos de composição e densidade de materiais tecido equivalentes na distribuição de dose longitudinal em protonterapia
    2019 - BRANCO, ISABELA S.L.; ANTUNES, PAULA C.G.; SIQUEIRA, PAULO T.D.; SHORTO, JULIAN M.B.; YORIYAZ, HELIO
    A eficiência de procedimentos radioterápicos depende do equilíbrio entre o fornecimento de altas doses conformadas ao volume tumoral e a restrição das doses recebidas pelos tecidos e órgãos saudáveis circundantes. Sendo uma modalidade de radioterapia, a protonterapia destaca-se neste cenário por possuir vantagens dosimétricas, que, quando combinadas com avanços tecnológicos, permitem que um grande potencial na conformidade da distribuição de dose. Este trabalho visa contribuir em um estudo dosimétrico, especificamente considerando os efeitos da heterogeneidade devido à presença de materiais tecido equivalentes com diferentes densidades e composições químicas, de modo a analisar qual destes parâmetros exerce maior influência na distribuição de dose longitudinal. A metodologia desenvolvida neste trabalho foi baseada em simulações de Monte Carlo com o código GEANT4 (através da interface TOPAS). Os objetos simuladores cilíndricos representados foram compostos inteiramente por diversos materiais tecido-equivalentes. Três grupos de estudo guiaram as simulações, o primeiro manteve a composição e densidade originais dos materiais, ao seguinte foi atribuída a todos os materiais heterogêneos a mesma densidade da água, mas mantiveram-se suas composições químicas originais; e por fim, foram realizadas simulações com as densidades originais dos materiais heterogêneos e composição química da água para todos os casos. Através da análise da distribuição de dose longitudinal variando com a profundidade, foi possível observar o comportamento da influência dos parâmetros de composição e densidade no alcance do feixe (d90) para os diferentes materiais e energias analisados. O estudo mostrou que, o efeito que a densidade dos materiais tecido equivalentes exerce sobre a deposição de dose é mais expressivo que o efeito de sua composição. A maior exatidão no range de tratamento permite evitar uma sub ou sobre dosagem da área irradiada. Esta é uma das diversas linhas de pesquisa que contribuem para a diminuição das incertezas em protonterapia.
  • Artigo IPEN-doc 25716
    Desenvolvimento de software de cálculo de dose pontual em braquiterapia baseado em simulações de Monte Carlo
    2018 - BRANCO, I.S.L.; LIMA, F.A.; ANTUNES, P.C.G.; YORIYAZ, H.; BELLEZZO, M.; FONSECA, G.P.; BORGUEZAN NETO, E.; BRUNO, A.C.; SANTO, M.L.R.; BARBI, G.L.; BORGES, L.F.; BERTUCCI, E.C.; VIANI, G.A.; PAVONI, J.F.
    Em braquiterapia, o controle de qualidade é necessário para garantir a consistência entre a dose clínica prescrita para o tratamento e a dose real administrada ao paciente. Entre os procedimentos necessários na adoção de um programa de garantia de qualidade se enquadra a verificação do sistema de planejamento e processo de planejamento e controle de qualidade rotineiro. Visando os processos de verificação do sistema de planejamento, inicialmente, neste trabalho uma fonte de 192Ir GammaMed Plus foi caracterizada com base em parâmetros estabelecidos pelo Task Group 43 (TG-43) da AAPM. Para avaliação de seus parâmetros dosimétricos, a fonte foi simulada através do Método de Monte Carlo, com o código MCNP6 (Monte Carlo NParticle). Os valores de distribuição de dose obtidos a partir da simulação foram comparados com os dados fornecidos pela literatura. As simulações serviram de base para o desenvolvimento de um software de código aberto, o BrachySure, que permite comparar a dose pontual calculada pelo sistema de planejamento e por Monte Carlo em um caso clínico real. Os resultados obtidos na caracterização da fonte, mostram uma ótima concordância com os dados bibliográficos, apresentando diferenças próximas à incerteza associada as simulações. O erro relativo máximo encontrado para a malha virtual simulada (mesh) foi de 0.31%, quando comparada com os valores de outros autores, a diferença relativa apresentou valores em torno de 1% para a maior parte dos pontos da malha. O software BrachySure foi pré-validado e apresentou um erro sistemático ainda a ser utilizado como objeto de pesquisa (em torno de 8%), além disso, este software forneceu uma dupla verificação de dose pontual de maneira rápida e simples, contribuindo para organização dos dados e registro de tratamentos. Intenta-se com os dados obtidos neste trabalho impulsionar o desenvolvimento de novas metodologias para uso na rotina clínica, que contribuam na incorporação de novas estimativas de doses com maior exatidão.