EVERSON DO PRADO BANCZEK

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo IPEN-doc 21522
    Avaliação da substituição do Ni em banhos de fosfatização por oxalato de nióbio e amônio e benzotriazol na proteção contra a corrosão do aço-carbono 1010
    2008 - BANCZEK, E.P.; RODRIGUES, P.R.P.; COSTA, I.
    Neste trabalho, o efeito da substituição do Ni pela combinação de oxalato de nióbio (Ox) e amônio e benzotriazol (BTAH) foi investigada avaliando a proteção frente à corrosão conferida ao aço-carbono 1010 pelas camadas de fosfato obtidas em presença destes aditivos. Ensaios de microscopia eletrônica de varredura (MEV), curvas de polarização potenciodinâmica, anódicas e catódicas, e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE), foram empregados para caracterizar as camadas de fosfato de zinco com Ni (PZn+Ni) e fosfato de zinco obtidas em meio com oxalato de nióbio e amônio e benzotriazol (PZn+Ox+BTAH). A investigação da resistência à corrosão do aço 1010 com os vários tipos de camadas de fosfato foi realizada em meio de NaCl 0,5 mol L-1. O objetivo foi avaliar a viabilidade da substituição do níquel dos banhos de fosfatização por oxalato e BTAH. Os resultados mostraram que esta substituição produz camadas de fosfato com melhor proteção contra a corrosão do aço-carbono o que se deve provavelmente à melhor cobertura do substrato proporcionada pela camada de PZn+Ox+BTAH comparada com a de PZn+Ni.
  • Artigo IPEN-doc 21378
    Comparação do efeito protetor do fosfato de zinco e de ferro contendo tolitriazol para o aço-carbono 1008
    2008 - SPAGNOL, C.; OLIVEIRA, M.F. de; BANCZEK, E.P.; RODRIGUES, P.R.P.; COSTA, I.
    A causa básica da corrosão é conhecida, já que os metais apresentam uma condição termodinâmica instável e tendem a se mudar para uma condição estável gerando a formação de óxidos, hidróxidos, sais etc. Dessa maneira, a corrosão é um processo natural e indesejável. Tentando atenuar essa tendência de se oxidar dos metais, faz-se o uso de camadas de fosfatos, sendo possível o uso de inibidores de corrosão junto a estas para proteger o metal base. A fosfatização é uma das técnicas mais conhecidas para o tratamento de superfície de metais ferrosos e não ferrosos. Neste trabalho foram empregadas como técnicas: análise gravimétrica, polarização potenciostática anódica, impedância eletroquímica, microscopia ótica e salt spray. O objetivo deste trabalho é estudar a eficiência da fosfatização a base de zinco em relação à do ferro contendo em sua composição o tolitriazol (TTAH), para a fosfatização do aço-carbono 1008, em diferentes meios: NaCl 0,5 mol L-1, NaOH 0,1 mol L-1 e H2SO4 0,1 mol.L-1.
  • Artigo IPEN-doc 21234
    Corrosion protection in sulfate medium by self-assemb films adsorbed on AA 2024 T3 aluminium alloy surface
    2015 - VIOMAR, ALINE; TERADA, MAYSA; COSTA, ISOLDA; RODRIGUES, PAULO R.P.; SCHLINDWEIN, CLAUDIA; BANCZEK, EVERSON do P.
  • Artigo IPEN-doc 21213
    Corrosion characterization of phosphated carbon steel treated with benzotriazole
    2015 - SPAGNOL, CRISTIANE; BANCZEK, EVERSON do P.; COSTA, ISOLDA; CUNHA, MAICO T.; GALLINA, ANDRE L.; TUSSOLINI, MARTHA; RODRIGUES, PAULO R.P.
  • Artigo IPEN-doc 12477
    Corrosion Resistance evaluation of porous Ti with biometric coatings
    2007 - BANCZEK, E.P.; ASSIS, S.L.; OLIVEIRA, M.V.; MEDEIROS, W.S.; COSTA, I.