LUCAS RAMOS DE PRETTO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resumo IPEN-doc 23298
    Efeito da porcentagem de fase monoclínica e profundidade da camada transformada na resistência mecânica da 3Y-TZP odontológica após o envelhecimento hidrotérmico pressurizado
    2017 - ARATA, A.; PRETTO, L.R. DE; USSUI, V.; LIMA, N.B.; FREITAS, A.Z.; MACHADO, J.P.B.; TANGO, R.N.; SOUZA, G.M.D. DE; LAZAR, D.R.R.
    O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a porcentagem de fase tetragonal para monoclínica (t-m) e profundidade da camada de transformação de fase com a resistência à flexão biaxial (FB) de uma cerâmica Y-TZP odontológica submetida ao envelhecimento hidrotérmico acelerado (EH). Discos sinterizados (Lava, 3M-ESPE) foram submetidos ao EH em reator pressurizado a 150°C por (n=8): 0, 5, 25, 70 e 140 horas e analisados por difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) para calcular a profundidade de transformação de fase e a velocidade da frente de transformação. Após o EH os grupos foram submetidos ao teste de flexão biaxial (ISO 6872) e análise de variância 1 fator (ANOVA) (alfa=0,05). A relação entre profundidade da camada transformada e resistência a flexão biaxial foi avaliada pela Correlação de Pearson (alfa=0,05). Os resultados de DRX indicam que a Y-TZP apresentou comportamento sigmoidal de transformação de fase, devido à limitação da profundidade de penetração dos raios X (~6,3 microns). A porcentagem máxima de fase monoclínica observada foi de ~66%. Porém, a análise de MEV demonstrou o crescimento linear da frente de envelhecimento em função do tempo (0,52 microns/h). O ANOVA 1-fator apresentou redução, estatisticamente significante, de 1,3% e 15% da resistência a FB após 5 horas e 25 horas de envelhecimento hidrotérmico, respectivamente, em relação ao grupo controle (1123±75 Mpa). Houve correlação negativa entre profundidade da camada transformada e resistência à FB. Conclui-se que a porcentagem de fase monoclínica e a profundidade da zona de transformação de fase são informações críticas quanto a avaliação do efeito do envelhecimento hidrotérmico nas propriedades mecânicas da Y-TZP, uma vez que o aumento da camada transformada em função do tempo de EH a 150°C diminui a resistência à flexão biaxial da 3Y-TZP.