ESPERIDIANA AUGUSTA BARRETOS DE MOURA

Resumo

Graduated in Chemical Engineering at Faculdade Oswaldo Cruz (1983), Master in Nuclear Technology - Applications at IPEN / USP (1999), Ph.D. in Nuclear Technology - Applications at IPEN / USP (2006) and Post-Doctorate at Center for Advanced Materials ( T-CAM) from Tuskegee University, AL, USA. The main lines of research are: Synthesis of metallic nanoparticles; Obtaining and characterization of nanoparticles from mineral activity and agroindustry residues; Micro and nanofiller functionalization; Synthesis and reduction of graphene oxide; Development and modification of composite materials based on conventional and biodegradable polymers with vegetable fibers, micro and nanofillers of renewable origin; Development of biodegradable, active and intelligent plastic packaging for food, cosmetics, medical and pharmaceutical products; Development of conductive polymeric materials; Development of biomaterials for application in the regeneration of bone and dental tissue. (Text obtained from the Currículo Lattes on October 8th 2021)


Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade Oswaldo Cruz (1983), mestrado em Tecnologia Nuclear ? Aplicações pelo IPEN/USP (1999), doutorado em Tecnologia Nuclear ? Aplicações pelo IPEN/USP (2006) e Pós-Doutorado no Center for Advanced Materials (T-CAM) da Tuskegee University, AL, USA. As principais linhas de pesquisa são: Síntese de nanopartículas metálicas; Obtenção e caracterização de nanopartículas a partir de resíduos da atividade mineral e da agroindústria; Funcionalização de micro e nanocargas; Síntese e redução de óxido de grafeno; Desenvolvimento e modificaçao de materiais compósitos baseados em polímeros convencionais e biodegradáveis com fibras vegetais, micro e nanocargas de origem renovável; Desenvolvimento de embalagens plásticas biodegradáveis, ativas e inteligentes para alimentos, cosméticos, produtos médicos e farmacêuticos;Desenvolvimento de materiais poliméricos condutores; Desenvolvimento de biomateriais para aplicação na regeneração de tecidos ósseos e dentários. (Texto extraído do Currículo Lattes em 08 out. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Tese IPEN-doc 11356
    Avaliação do desempenho de embalagens para alimentos quando submetidas a tratamento por radiação ionizante
    2006 - MOURA, ESPERIDIANA A.B. de
    No presente trabalho foram estudadas as propriedades mecâncias (resistência à tração e porcentagem de alongamento na ruptura e resistência à perfuração), propriedades ópticas, permeabilidade ao gás oxigênio e ao vapor d\'água, migração total em simulante aquoso (ácido acético 3%) e gorduroso (n- heptano), e a formação de produtos voláteis da radiólise, com vistas à avaliar o efeito da radiação ionizante (raios gama e feixe de elétrons) em filmes flexíveis mono e multicamadas comerciais, fabricados no Brasil para a indústria de produtos cárneos. Os filmes estudados foram: um monocamada de polietileno de baixa densidade (LDPE) e um multicamadas coextrusado composto de polietileno de baixa densidade (LDPE), copolímero de etileno e álcool vinílico (EVOH) e poliamida (PA), ou seja, a estrutura: LDPE/EVOH/PA. As irradiações foram realizadas em uma fonte de 60Co do tipo Gammacell e em um acelerador de elétrons do tipo eletrostático (l,5MeV), com doses de até 30 kGy, na temperatura ambiente e presença de ar. As alterações nas propriedades foram avaliadas de acordo com a dose de radiação aplicada, oito dias após a irradiação e novamente, dois a três meses após a irradiação. Os resultados mostraram que as reações de cisão predominaram sobre as reações de reticulação para ambos os filmes estudados, irradiados com raios gama ou com feixe de elétrons. As variações observadas em função da irradiação, nas propriedades avaliadas não limitam a aplicação final desses filmes, uma vez que não ultrapassaram o limite de segurança especificado pelo fabricante em nenhuma dose e período em que foram estudadas. Concluiu-se que os filmes estudados podem ser utilizados, sob o ponto de vista das propriedades avaliadas, como embalagens para produtos pasteurizáveis por radiação e radioesterilizáveis usando irradiadores gama ou aceleradores de elétrons, nas doses de radiação estudadas.