NATANAEL GOMES DA SILVA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resumo IPEN-doc 27748
    Determinação de estanho total por ICP-OES em reagentes liofilizados
    2020 - SILVA, JOSE L. da; MARTINS, PATRICIA de A.; SANTOS, JOEL M. dos; SILVA, LAERCIO da; SILVA, NATANAEL G. da; FUKUMORI, NEUZA T.O.; MATSUDA, MARGARETH M.N.
    O tecnécio-99m (99mTc) é o radioisótopo mais utilizado na medicina nuclear para obtenção de imagens para diagnóstico por SPECT. Seu estado de oxidação pode variar de -1 a +7, quando reage com uma variedade de compostos na presença de Sn(II).O cloreto estanoso diidratado é o agente redutor do 99mTc mais utilizado na formulação de reagentes liofilizados(RL). A determinação quantitativa de estanho total e Sn(II) são controles importantes para o processo de fabricação a fim de garantir a qualidade durante o prazo de validade dos RL. O objetivo deste trabalho foi quantificar o Sn total nos RL MDP-TEC e MIBI-TEC (IPEN) usando ICP-OES como método alternativo ao método colorimétrico descrito nas farmacopeias. As massas quantificadas de cloreto estanoso nos RL analisados estiveram compreendidas entre 90-110 % em relação ao descrito na bula do radiofármaco. O método analítico proposto por ICP-OES mostrou-se excelente para determinação de Sn total.
  • Resumo IPEN-doc 25549
    Adequação do ensaio de distribuição biológica de TIN-TEC à farmacopeia europeia
    2018 - MARTINS, P.A.; SOUSA, J.A.; ESTRELA, I.M.O.; SILVA, N.G.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.
    Introdução – O ensaio de biodistribuição em animais de experimentação está especificado em monografias de alguns reagentes liofilizados (RL) marcados com tecnécio-99m nas farmacopeias e em guias da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para garantir a eficácia e a qualidade do produto. Uma vez que esse ensaio esteja descrito para um determinado radiofármaco, é mister que o fabricante o execute. O estanho coloidal (99m Tc) (TIN-TEC) é empregado em linfocintilografia, cintilografia gástrica e imagem do sistema retículoendotelial. Objetivo – Este trabalho avaliou a biodistribuição do TIN-TEC em camundongos, para adequação à farmacopeia europeia, em relação ao ensaio realizado no IPEN, o qual se baseava no guia da AIEA com a utilização de ratos da linhagem Wistar. Material e Métodos – Foram analisados 6 lotes de TIN-TEC em ratos Wistar (150-250 g) e camundongos Swiss (20-25 g). O ensaio foi realizado em 3 animais de cada linhagem, para cada lote. O RL foi marcado com 370 MBq (10 mCi) em 3 mL de solução de Na99mTcO4. Após 30 minutos de reação, administrou-se na veia caudal de cada um dos animais, uma dose de 7400 – 11100 MBq (200 – 300 μCi) em 0,2 mL. Após 20 minutos de biodistribuição, os animais foram eutanasiados com dose letal de anestésico e a radioatividade do fígado, baço, pulmão e carcaça (sem a cauda) foi medida em calibrador de doses (Ci), e o cálculo de % dose retida (% D.R.) em cada um dos órgãos foi efetuado. Resultados – Os Limites de Especificação descritos para estanho coloidal (99m Tc) na Farmacopeia Europeia 9.0 são: % D.R. Fígado+baço ≥ 80% e % D.R. Pulmão ≤ 5%. Todos os resultados de % D.R. nos órgãos de estudo encontraram-se de acordo com os limites em ambas as linhagens de animais. A % D.R. de Fígado+Baço situou-se entre 84,44 – 92,90 e 91,83 – 98,29, para camundongos e ratos, respectivamente, enquanto os resultados de % D.R. no pulmão foram similares e a % D.R. carcaça apresentou-se maior em camundongos. Discussão – A realização do ensaio de biodistribuição com resultados em conformidade com os requisitos descritos em compêndios oficiais assegura a distribuição fisiológica apropriada do radiofármaco no órgão alvo em humanos. Os resultados obtidos para o TIN-TEC em camundongos dentro dos limites de aceitação da monografia da farmacopeia europeia permitiram estabelecer a adequação aos critérios farmacopeicos. Conclusões – As diferentes linhagens de animais no ensaio de biodistribuição do TIN-TEC confirmaram a eficácia e a qualidade do produto.
  • Resumo IPEN-doc 25548
    Avaliação de sistemas cromatográficos para controle de qualidade de mertiatida (99m Tc)
    2018 - SILVA, N.G.; MATOS, M.C.C.V.; SILVA, R.A.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N.
    Introdução – A determinação da pureza radioquímica (% PRq) de mertiatida (99m Tc) tem sido objeto de estudos devido à complexidade na separação das impurezas. Um dos ensaios descritos nas farmacopeias americana e europeia é o controle radioquímico para a determinação de tecnécio hidrolisado por cromatografia em papel (CP), com fase móvel de acetonitrila e água (60:40) (v/v). Chen et al. desenvolveram sistemas cromatográficos para 99mTcO2 e 99mTcO4- por CP e CCD (cromatografia em camada delgada). Objetivo – Este trabalho avaliou o efeito da fase móvel e da fase estacionária na determinação da % PRq da mertiatida (99m Tc) de formulação IPEN. Material e Métodos – A radiomarcação foi realizada em frascos de reagente liofilizado (RL) de MAG3 (mertiatida) reconstituídos com eluato de 99mTcO4- obtido de gerador de 99Mo/99mTc (IPEN-CNEN/SP). Foram utilizados misturas de solventes acetato de etila, metiletilcetona, acetonitrila e água purificada e suportes cromatográficos de ITLC-SG, TLC-SG e papel Whatman 3 (W3), Whatman 1 (W1) de 12,5 centímetros de comprimento e 1,5 de largura. A % PRq foi determinada pelo cálculo das % de impurezas e os resultados foram expressos como média ± desvio padrão (DP), até 4 horas de marcação (240 minutos), em triplicata de dois frascos (N=6). Apόs a separação cromatográfica, as tiras de papel ou CCD foram secas, cortadas em segmentos de 1 cm e a radioatividade foi medida (cpm) em contador gama Perkin Elmer. Resultados – A formulação do RL de MAG3 desenvolvida no IPEN foi analisada utilizando os sistemas cromatográficos propostos por Chen et al., a saber, acetato de etila e metiletilcetona (2:3) (v/v) e acetonitrila e água (50:50) (v/v) com ITLC-SG e W3, para determinação de 99mTcO4- e 99mTcO2, respectivamente. Metiletilcetona pura não evidenciou melhoria na separação das espécies e acetato de etila pura não possibilitou a separação de 99mTcO4-. A mistura de acetonitrila e água (50:50) (v/v) representou melhor fase móvel para determinação de 99mTcO2 . Discussão – O método de CCD e CP proposto por Chen et al. mostrou-se eficiente na determinação das principais impurezas de mertiatida (99m Tc) obtendo-se valores acima de 90% de % PRq, atendendo às especificações das farmacopeias para a mertiatida (99m Tc), preparada com a formulação desenvolvida no IPEN-CNEN/SP. Conclusões – O sistema cromatográfico utilizado para o controle radioquímico durante a fase de desenvolvimento da formulação IPEN apresentou melhor resolução permitindo a determinação das impurezas radioquímicas de mertiatida (99m Tc).
  • Resumo IPEN-doc 14333
    Evaluation of Weight influence on Tc-99m-MDP biodistribution in rats
    2009 - MARTINS, PATRICIA de A.; SILVA, NATANAEL G. da; FREIRE, ANTONIO C.; VICENTE, IRENE; FUKUMORI, NEUZA T.O.; BARBOZA, MARYCEL F. de; MATSUDA, MARGARETH M.N.; MURAMOTO, EMIKO