LARISSA ABBADE MARCELO

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  • Resumo IPEN-doc 29439
    Resistance spot welding on patch welded blanks with adaptive welding control
    2022 - LARA, J.C.; NIZES, A.D.; MARCELO, L.A.; ROSSI, J.L.; MUCSI, C.S.
    Increasing automotive safety and energy efficiency have become the biggest concerns of the automotive industry in recent years. The advanced high strength steel (AHSS) is chosen for the weight reduction and high mechanical strength for the body in white (BIW) safe cage. The 22MnB5 press hardening type steel (PHS) patchweld technology allows to obtaining a reinforcements and structural parts with one fie stamping stroke during hot forming. In the present study, adaptive resistance spot welding control was using to keep consistent spot welding diameter. The resistance spot welding esse evaluated using microhardness, tensile test and residual stress measurements. The results showed that the 22MnB5 steel with galvanneled coating as received consisted of ferrite and perlite after the resistance spot welding the fusion zone (FZ) has a lath martensitic structure with higher hardness. The resistance spot welding showed a tensile strength reduction and compression residual stress at the surface of the spot welding.
  • Artigo IPEN-doc 28083
    Resultados preliminares do estudo da união de chapas de aços dissimilares pela técnica brasagem MIG
    2021 - ABBADE, L.; LARA, J.A.C.; ROSSI, A.; ALENCAR, M.A.; ROSSI, J.L.; MUCSI, C.S.
    A busca em fabricar veículos cada vez mais sustentáveis e seguros, por conta da crise dos recursos naturais e a preocupação com a segurança veicular, fez crescer o uso de novos matérias e métodos de conformação e união dos componentes da carroceria. As propriedades da coluna B determinam a segurança dos passageiros em caso de colisão lateral. A coluna B é constituída por materiais diferentes, e por isso, necessitam de um processo de união adequado. Assim, o objetivo do presente trabalho é realizar a caracterização mecânica da união entre o aço 22MnB5 tratado termicamente (têmpera) e o aço CR4, pela técnica brasagem MIG com adição do arame Cu-Si e o gás de proteção argônio. Os materiais utilizados foram, amostras do aço 22MnB5 revestidas por Al-Si e CR4 revestido por Zinco. A união foi realizada a partir de um projeto de corpo de prova, nomeado de furo oblongo regular. Os ensaios realizados (dureza Vickers e metalografia), se enquadram na norma AWS A5 C3. 3-2008. Os resultados obtidos, demonstraram uma queda na resistência mecânica na zona termicamente afetada pelo calor do aço 22MnB5, isso pode ter ocorrido devido ao aquecimento da região, que apresentou mudanças na microestrutura, porém a dureza desse material ainda é maior que no CR4. Nesse caso é foi possível concluir que mesmo com queda na resistência do aço 22MnB5, em um possível ensaio de tração o destacamento da união ocorreria no CR4, uma vez que a resistência deste material é menor.