REYNALDO PUGLIESI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 11
  • Resumo IPEN-doc 25924
    Caracterização da mineralização epigenética de cobre na região de Nova Prata do Iguaçu, Estado do Paraná, por microscopia eletrônica de varredura e tomografia de nêutrons
    2018 - FILGUEIRA, D.A.; GARDA, G.M.; PUGLIESI, R.; PEREIRA, M.A.S.; SAYEG, I.J.
    Dentre os fatores que contribuem para a mineralização epigenética destacam-se a porosidade e a permeabilidade da rocha hospedeira da mineralização. Os fluidos mineralizantes transportam elementos que, dependendo das condições físico-químicas do meio, precipitam-se, podendo vir a formar depósitos minerais. Em Nova Prata do Iguaçu afloram níveis de rocha basáltica mineralizados em cobre, que se apresenta na forma nativa, como óxidos (tenorita, cuprita), como carbonato (malaquita) e silicato (crisocola). A presença de amígdalas, vesículas e geodos na rocha basáltica confere à mesma tanto a permeabilidade necessária para a percolação dos fluidos mineralizantes, como os espaços (vazios) para a precipitação de minerais de minério e minerais secundários associados ou não aos fluidos mineralizantes. Por espectroscopia de energia dispersiva de raios X acoplada à microscopia eletrônica de varredura (EDS/MEV) foram analisados minerais de minério e minerais secundários (analcima, variedades de quartzo, feldspato), dando-se atenção especial à crisocola, cuja variação de cores está relacionada às concentrações de cobre, alumínio e ferro nesse mineralóide. Assim, a crisocola laranja apresenta concentrações de cobre entre 30 e 36% e de alumínio + ferro de até 6%, ao passo que a crisocola azul apresenta concentrações de cobre entre 40 e 41,5% (e não contém alumínio ou ferro). Quanto aos carbonatos e óxidos de cobre, as concentrações de cobre nesses minerais variam entre 62-53% e 74-81%, respectivamente. A técnica da tomografia com nêutrons foi utilizada para investigar a distribuição dos minerais de cobre em amostras de basalto vesicular, empregando-se o equipamento do IPEN-CNEN/SP que está instalado no Reator Nuclear de Pesquisas IEA-R1. Além de não destrutiva, a técnica possibilitou a visualização das estruturas internas do basalto (vesículas preenchidas ou vazias) e a estimativa da proporção em volume de vazios, de cobre nativo e de crisocola. Foram tomografados três amostras de minério e as porcentagens obtidas para os vazios foram 26%, 29% e 31% e a de minerais de cobre 1,1%, 1,7% e 2,4%, respectivamente. O método também se mostrou eficiente no imageamento de cobre nativo. Apesar de não discriminar os silicatos e carbonatos secundários que também preenchem as vesículas do basalto, estes puderam ser identificados por microscopia óptica, difração de raios X e EDS/MEV nos laboratórios do IGc-USP. Assim, o uso da tomografia de nêutrons, associados a técnicas analíticas, como o EDS/MEV, em amostras provenientes de perfis de alteração hidrotermal/intempérico de sequências basálticas contribui para caracterização não só das estruturas da rocha, mas também dos níveis mineralizados e não mineralizados e no entendimento do processo mineralizante.
  • Resumo IPEN-doc 23391
    Neutron tomography at IPEN-CNEN/SP: images and applications
    2016 - PUGLIESI, REYNALDO; PEREIRA, MARCO A.S.; ANDRADE, MARCOS L.G.
    The neutron tomography is a non destructive testing technique used to inspect the internal structure of a sample by means of tridimensional digital images. Because of the neutron-matter interaction characteristics this technique can be used to inspect hydrogen-rich substances like ceramics, oil, grease, water, rubber, blood and others, even wrapped by thick metal layers. In this way, the information provided by neutrons are complementary to the ones provided by Xrays. The Brazilian Institute for Nuclear Technology IPEN-CNEN/SP has an equipment for neutron tomography which since Nov/2011 is operational and installed at the IEA-R1 Nuclear Research Reactor. This equipment is able to provide high quality tomographs and some important results obtained for Proton Exchange Membranes (PEM) cell, for an archaeological sample and for pottery, will be presented. Furthermore, details of its construction and its versatility, in the sense that by means of small adjustments is possible to obtain images by other neutron imaging techniques, will be also presented. Is very important enhance that the high quality of the obtained images is due to the excellence of the IEA-R1 reactor which is able to furnish neutron beams with adequate intensity for such purpose.
  • Resumo IPEN-doc 05107
    Effect of the scattered neutrons in radiography sensitivity
    1996 - MENEZES, M.O.; PUGLIESI, R.; ANDRADE, M.L.G.; PEREIRA, M.A.S.
  • Resumo IPEN-doc 05799
    Emprego de plastico Durolon como detetor de tracos de particula alfa
    1994 - MORAES, M.A.P.V.; PUGLIESI, R.; SCIANI, V.; MENEZES, M.O.; MIRANDA, A.
  • Resumo IPEN-doc 04280
    Radiografia com neutrons pelos metodos de conversao direta e indireta
    1992 - MENEZES, M.O.; PUGLIESI, R.
  • Resumo IPEN-doc 04281
  • Resumo IPEN-doc 05563
    Resolucao da imagem radiografica em SSNTD's
    1994 - ASSUNCAO, M.P.M.; PUGLIESI, R.; MENEZES, M.O.
  • Resumo IPEN-doc 05590
    Characteristics of the solid state nuclear track detector CN-85 for neutron radiography
    1992 - ASSUNCAO, M.P.M.; PUGLIESI, R.; MENEZES, M.O.