TALITA GISHITOMI FUJIMOTO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resumo IPEN-doc 26004
    Estudo da densificação, estrutura e microestrutura do SrTiO3 contendo praseodímio
    2019 - OLIVEIRA, R.R.; FUJIMOTO, T.G.; MUCCILLO, E.N.S.
    Materiais com estrutura do tipo perovsquita apresentam interessantes propriedades físicas que podem ser escritas em termos de distorções estruturais associadas a mudanças na composição química juntamente com os defeitos existentes na rede cristalina. Isso permite uma ampla faixa de aplicação em dispositivos eletrônicos tais como: supercacitores; dispositivos para armazenamento de energia; atuadores piezoelétricos; dentre outras. Particularmente, os materiais baseados em titanato de estrôncio (STO) tem sido intensamente estudados, sobretudo sua estrutura e microestrutura. A estrutura cristalina pode ser alterada por meio de substituições químicas com a introdução de aditivos. Neste trabalho, foi realizado o estudo estrutural e microestrutural do STO contendo diferentes teores de praseodímio. As amostras foram preparadas mediante mistura de óxidos convencional, partindo do STO e Pr6O11 comerciais. As amostras de STO contendo 0,025; 0,050; 0,075 e 1% mol de Pr foram conformadas por compactação uniaxial e isostática e sinterizadas à 1500 ºC durante 6 horas. A caracterização das amostras sinterizadas foi realizada mediante densidade aparente pelo método de Arquimedes, microscopia eletrônica de varredura (MEV) para o estudo da morfologia superficial (em amostras polidas) e difração de raios X para determinação da estrutura por meio de refinamento pelo método de Rietvield. Os resultados mostram que as amostras apresentam densidade próxima à teórica (95%), com exceção da contendo 1% mol do aditivo (83%). As micrografias obtidas por MEV mostram que houve um tênue aumento no tamanho médio de grãos de 28 m em STO para 30 m nas amostras contendo praseodímio. Nos parâmetros de rede obtidos pelo refinamento dos padrões de difração de raios X foi observado que as amostras foram cristalizadas no sistema cúbico e não possuem alterações significativas nas diferentes proporções de aditivos variando de 3,904 à 3,906 Å.
  • Dissertação IPEN-doc 21981
    Microestrutura e propriedades elétricas e dielétricas do titanato de estrôncio puro e contendo aditivos
    2016 - FUJIMOTO, TALITA G.
    O titanato de estrôncio (SrTiO3) possui estrutura cristalina do tipo perovsquita. Materiais com este tipo de estrutura são utilizados para diversas aplicações, tais como, sensores, atuadores, em células a combustível de óxido sólido, entre outros. Devido as suas interessantes propriedades físicas, o SrTiO3 vem sendo intensamente estudado, em especial com a introdução de dopantes. Portanto, neste trabalho foi investigada a influência de diferentes teores de Ca (1; 2,5 e 5% mol) e Pr (0,025; 0,050; 0,075 e 1% mol) na microestrutura e propriedades elétricas e dielétricas do SrTiO3, assim como o material sem aditivos (puro). Os resultados mostram que após a sinterização do SrTiO3 puro, a microestrutura consiste de grãos poligonais com tamanho médio micrométrico, além de texturas lisas e rugosas. A condutividade elétrica das amostras sintetizadas sinterizadas a 1450 e 1500ºC é máxima para 2 horas de patamar. Apenas as amostras de SrTiO3 contendo 1% em mol de Ca apresentam fase única. O tamanho médio de grãos das amostras contendo 1% em mol de Ca é 10,65 ± 0,28 µm e para teores acima deste valor ocorre crescimento significativo dos grãos. As medidas de condutividade elétrica mostraram que as amostras contendo a adição de 1% em mol de Ca possuem maior condutividade dos grãos em relação ao material puro. Para as amostras contendo teores de até 0,075% mol de Pr, pode-se observar alguns grãos lisos e outros rugosos e não há variação considerável do tamanho médio de grãos. As amostras contendo menor teor de Pr (0,025% mol) apresentam maior condutividade dos grãos e contornos de grãos. As amostras de SrTiO3 sintetizado sinterizadas a 1450ºC/10 h apresentaram permissividade elétrica colossal em temperatura ambiente em altas frequências.
  • Artigo IPEN-doc 22692
    Influência da adição de Ca na microestrutura e propriedades elétricas do SrTiOsub(3)
    2016 - FUJIMOTO, T.G.; MUCCILLO, E.N.S.
    O titanato de estrôncio (SrTiO3) possui estrutura cristalina do tipo perovsquita, e materiais com esta estrutura são utilizados para diversas aplicações, tais como, sensores, atuadores, supercapacitores, dentre outros. O titanato de estrôncio puro ou contendo aditivos vem sendo intensivamente investigado, devido suas interessantes propriedades. Neste trabalho, foi estudada a influência de diferentes teores de Ca (1; 2,5 e 5% mol Ca) na microestrutura e propriedades elétricas no SrTiO3. As amostras foram caracterizadas por meio de medidas de densidade, difração de raios X para identificação de fases cristalinas, microscopia eletrônica de varredura e microscopia de força atômica, para análise da microestrutura, e espectroscopia de impedância para a determinação da condutividade elétrica. Os resultados obtidos mostram que amostras sinterizadas a 1500ºC/6 h independente do teor de aditivo utilizado apresentam alta densidade (>99%). Amostras contendo 1% mol Ca apresentam fase única e tamanho médio de grãos de 10,6 μm. Maiores valores de condutividade elétrica foram obtidos para amostras contendo 2,5% mol Ca.
  • Resumo IPEN-doc 21933
    Efeito da adição de silicato de lítio na densificação da zirconia-ítria
    2013 - FUJIMOTO, TALITA G.; MUCCILLO, ELIANA N. dos S.
  • Resumo IPEN-doc 21850
    Efeito da adição de silicato de lítio na densificação da zirconia-ítria
    2012 - FUJIMOTO, TALITA G.; MUCCILLO, ELIANA N. dos S.
  • Artigo IPEN-doc 21343