MITSUO YAMAGUCHI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Relatório IPEN-doc 29824
    Cálculo das densidades de potência no elemento combustível ECI-RMB
    2023 - SOARES, HUMBERTO V.; YAMAGUCHI, MITSUO; BELCHIOR JUNIOR, ANTONIO; ANDRADE, DELVONEI A. de; UMBEHAUN, PEDRO E.; TORRES, WALMIR M.
    Este relatório apresenta a metodologia utilizada para o cálculo neutrônico e das densidades de potência no Elemento Combustível Instrumentado ECI-RMB. O projeto de avaliação do ECI-RMB tem como objetivo analisar o comportamento deste Elemento no núcleo do Reator IEA-R1, e posteriormente permitirá a realização de testes não destrutivos (espectrometria gama, medida de espessura e inspeção visual) das placas combustíveis removíveis, representativas do reator RMB. Essa primeira fase do projeto consiste em fazer cálculos computacionais utilizando os códigos TwoDB ou (2DB) e o CITATION, já utilizados no IPEN ao longo das últimas décadas. Com esses códigos, foi possível calcular a distribuição de potência individualmente nas placas combustíveis do ECI-RMB. Por se tratar de um Elemento Combustível fora do padrão dos ECs usados no IEA-R1 (3,0 gU/cm3) e que usa uma densidade de urânio maior (3,7 gU/cm3), o ECI-RMB terá comportamentos de geração de calor e termo-hidráulicos levemente diferentes. Os resultados de distribuição de potência nas placas combustíveis do ECI-RMB mostraram potências maiores, da ordem de 4,95% em média, nas placas RMB, como esperado, pois possui uma maior densidade de urânio. A princípio, essas potências maiores nas placas RMB não devem afetar na segurança do núcleo do IEA-R1 e do próprio ECI-RMB. Análises termo-hidráulicas serão realizadas com essa distribuição de potência para confirmação da segurança do núcleo e do ECI-RMB.
  • Relatório IPEN-doc 29805
    Geração de seções de choque para o ECI-RMB
    2023 - YAMAGUCHI, MITSUO; TORRES, WALMIR M.
    Este relatório apresenta a metodologia usada para a geração das seções de choque do Elemento Combustível Instrumentado ECI-RMB, que será irradiado no núcleo do Reator IEA-R1 e posteriormente permitirá a realização de testes não destrutivos (espectrometria gama, medida de espessura e inspeção visual) das placas removíveis representativas do reator RMB. Para possibilitar a sua irradiação no núcleo do reator IEA-R1, o ECI-RMB está sendo fabricado considerando as dimensões externas do elemento combustível padrão (EC) do IEA-R1. O ECI-RMB possui 16 placas combustíveis, sendo 10 placas padrão do EC do IEA-R1 (fixas) e 6 placas representativas do EC do RMB (removíveis); e ainda uma placa central espessa (6 mm) de alumínio ocupando as posições das 2 (duas) placas centrais para permitir a passagem de um detector de nêutrons SPND (Self Powered Neutron Detector) e de 2 (dois) termopares para medida das temperaturas do fluido na entrada e saída. A densidade de urânio nas placas combustíveis do EC do IEA-R1 é de 3,0 g/cm3 em um cerne de 0,76 mm de espessura, enquanto que a densidade de urânio nas placas combustíveis do EC do RMB é de 3,7 g/cm3 em um cerne de 0,61 mm. As placas do EC padrão do IEA-R1 têm espessura de 1,52 mm, enquanto que as placas do EC padrão RMB têm 1,35 mm de espessura. Todas essas diferenças, com relação ao EC padrão do IEA-R1, mostram a necessidade da geração das seções de choque para o ECI-RMB visando verificar a sua influência quando estiver sendo irradiado no núcleo do IEA-R1, e principalmente para verificar se nenhum limite de segurança será violado. Este relatório apresenta, nas Tabelas 2 e 3, os parâmetros utilizados para a geração das seções de choque o ECI-RMB, as quais foram utilizadas para o cálculo da distribuição de potência nas placas combustíveis, a qual será utilizada na análise termo-hidráulica do núcleo. Para a determinação das densidades de potência nas placas, utilizam-se os programas LEOPARD para geração das seções de choque do combustível, HAMMER-TECHNION para geração das seções de choque da guia de alumínio do SPND e 2DB e CITATION para o cálculo do núcleo.