GLAUCO ROGERIO VENEZIANI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo IPEN-doc 22713
    Desenvolvimento de simuladores utilizando impressora 3D
    2016 - VENEZIANI, G.R.; RODRIGUES JUNIOR, O.; SAKURABA, R.K.; CAMPOS, L.L.
    Nesse trabalho foi avaliada a viabilidade do uso de impressora 3D (FDM) e materiais tecido equivalentes para o desenvolvimento de simuladores para serem aplicados em radioterapia e/ou diagnóstico. Os resultados avaliados por CT foram bastante promissores e abrem caminho para o desenvolvimento de simuladores personalizados e de baixo custo.
  • Artigo IPEN-doc 22712
    Determinação dos coeficientes de atenuação para feixes de raios x diagnóstico do PLA e do ABS impressos - uma abordagem por simulação com MCNP5
    2016 - VALERIANO, CAIO C.S.; VENEZIANI, G.; GIGLIOLI, M.; RODRIGUES JUNIOR, O.; VIVOLO, V.; SANTOS, W.S.; CAMPOS, L.L.
    Modelos 3D de estruturas anatômicas podem ser obtidos por meio de técnicas de imageamento médico (ressonância magnética e tomografia computadorizada). Variando os materiais (p. ex. poliuretano e resina epóxi) utilizados em sua composição, é possível obter o contraste radiográfico ou a equivalência ao tecido desejado. A produção de objetos simuladores para pacientes específicos precisa preencher requisitos como a acurácia geométrica com a anatomia do individuo, a equivalência ao tecido, de modo que possam ser realizar medidas utilizáveis, e não ser susceptível aos efeitos da radiação. A utilização de impressoras 3D é uma forma rápida de construção de objetos complexos, dessa forma é justificável estudar a viabilidade da impressão 3D para desenvolver objetos simuladores. Baseado nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a simulação desenvolvida, utilizando MCNP5, como ferramenta para a obtenção dos coeficientes de atenuação das placas feitas com material de impressora 3D.