SANDRA REGINA MATTIOLO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Resumo IPEN-doc 03895
  • Artigo IPEN-doc 05503
    Estudos da transferencia de cesio-137 em cadeia trofica marinha
    1994 - MARCHESE, S.R.M.; CUNHA, I.I.L.
  • Artigo IPEN-doc 05498
    Estudos de radioatividade ambiental desenvolvidos no LARELI
    1994 - CUNHA, I.I.L.; FIGUEIRA, R.C.L.; FABRA, E.L.; MARCHESE, S.R.M.
  • Artigo IPEN-doc 07508
    Irradiacao de alimentos: avaliacao da aceitacao de morangos e citros irradiados
    1999 - DEL MASTRO, N.L.; MARCHESE, S.R.M.; KIKUCHI, O.K.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H.; SABATO, S.F.; RELA, P.R.; TAIPINA, M.S.
  • Artigo IPEN-doc 03697
    Sensibilidade de ostras a radiacao
    1996 - MARCHESE, S.R.M.; DEL MASTRO, N.L.
  • Artigo IPEN-doc 04898
  • Dissertação IPEN-doc 06119
    Acumulo e eliminacao de Cs-137 pela alga gracilaria caudata e peixe abudefduf saxatilis .Modelo compartimental
    1998 - MATTIOLO-MARCHESE, SANDRA R.
    O césio 137 (137Cs) é um radionuclídeo crítico do ponto de vista radioecológico por apresentar meia-vida física longa (30 anos), um alto rendimento de fissão e ser um análogo químico do sódio e potássio, elementos fiíndamentais para os seres vivos, presentes em grandes concentrações em todas as células. Este trabalho teve como objetivo estudar o acúmulo e eliminação do 137pela alga Gracilária caudata e peixe Abudefduf saxatilis, a partir da água do mar contaminada com esse radionuclídeo e obter as constantes de transferência do 137Cs da água para os respectivos organismos. O Fator de Concentração encontrado para o peixe foi de 5,6 ± 0,2 e para a alga de 13,0 ± 0,6. Com 7 e 22 dias, o peixe e a alga, respectivamente eliminaram a metade da quantidade do radionuclídeo acumulado. Para o peixe, também foi verificada a sua eficiência de ingestão para o 137Cs, a partir do alimento contaminado, sendo que o peixe assimilou apenas 47,6% do 137Cs presente no alimento e, com 4 dias já havia eliminado mais da metade da radioatividade ingerida. Foi proposto um modelo tri-compartimental para explicar a distribuição do 137Cs nos compartimentos (água - alga e água - peixe). Os dados obtidos nos experimentos de acúmulo e eliminação do 137Cs foram aplicados no Programa AnaComp, que permite a análise compartimental, quantificando através das constantes de transferência (k) a distribuição do 137Cs da água do mar para os organismos e vice-versa. O Programa AnaComp também permitiu calcular a dose que o homem receberia com o consumo do peixe contaminado com o referido radionuclídeo. Foram verificados os níveis de 137Cs, proveniente do fenômeno fallout, em amostras ambientais, da região de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo, onde está localizado o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo - CEBIMar - USP.
  • Tese IPEN-doc 18588
    Diretrizes para implantação de um sistema de gestão ambiental no ciclo do combustível nuclear: estudo de caso da USEXA-CEA
    2012 - MATTIOLO, SANDRA R.
    As normas de gestão ambiental têm por objetivo prover as organizações dos elementos necessários para implantação de Sistemas da Gestão Ambiental (SGA) que possam ser integrados a outros requisitos da gestão, e auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos. A Unidade de Produção de Hexafluoreto de Urânio USEXA, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP, será a primeira planta industrial da etapa de conversão do ciclo do combustível nuclear (produção de hexafluoreto de urânio UF6) do Brasil, permitindo que seja agregado valor ao minério de urânio. Neste trabalho, o SGA proposto para a USEXA, permite disciplinar suas interfaces com o meio ambiente, uma vez que as Normas da CNEN Comissão Nacional de Energia Nuclear e da AIEA Agência Internacional de Energia Atômica para instalações nucleares, na sua grande maioria, visam a atender a critérios de segurança para o público e o meio ambiente, apenas nos quesitos envolvendo radiações ionizantes. O modelo de SGA desenvolvido preenche as lacunas das normas da CNEN e da AIEA, por considerar os impactos ambientais decorrentes do uso de substâncias químicas no processo de fabricação de UF6 e os aspectos gerais de sustentabilidade. Isso pode ser considerado uma contribuição original dentro das complexas atividades que abrangem o processamento de urânio no ciclo do combustível nuclear. Como resultado, esta pesquisa propõe, para avaliação de impactos ambientais, a adoção de um filtro de significância, relacionado à localização do empreendimento, apresenta um Manual do Sistema de Gestão para a USEXA e sugere modelos de treinamentos em gestão de pessoal, como o coaching e a programação neurolinguística, e que poderão ser aplicados em qualquer Sistema de Gestão. Os treinamentos podem ser considerados como uma ação preventiva, por contribuírem para diminuir os incidentes relacionados à manutenção de equipamentos e consequentemente a ocorrência de impactos ambientais.
  • Artigo IPEN-doc 14886
    Sistema de gestão ambiental para laboratórios de análises químicas e ambientais: diagnostico ambiental
    2009 - EGUTE, NAYARA dos S.; DMITRIJEVAS, CIBELE; VIEIRA, FERNANDO F.; PANZARINI, MARCELO; MATTIOLO, SANDRA R.; RODRIGUES, VALERIA C.; ALMEIDA, JOSIMAR R. de; AQUINO, AFONSO R. de
  • Artigo IPEN-doc 14860