VINICIUS RIBAS DE MORAIS

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo IPEN-doc 23989
    Síntese de silicato de lantânio tipo apatita pelo método sol-gel utilizando silicato de sódio como fonte de sílica
    2016 - SILVA, F.S.; RODRIGUES, V.G.; MISSO, A.M.; MORAIS, V.R.; YAMAGATA, C.
    Ceramics of lanthanum silicate apatite-type have been studied with great technological interest at IT-SOFC applications (Intermediate Temperature Solid Oxide Fuel Cell) for having good ionic conductivity at intermediate temperatures (600-800°C), higher than that of YSZ (Ytria Stabilized Zirconia) in high-temperature SOFCs. At this work has made the synthesis of the lanthanum silicate apatite-type from Na2SiO3 as a source of silica by the modified sol-gel method that allowed the formation of ceramic powders of lanthanum silicate apatite-type in calcination temperature at 900°C, which is much lower than those other methods of synthesis. Analysis by x-ray diffraction (XRD) showed the lanthanum silicate apatite-type phase as the main phase. Scanning electron microscopy was used to nanometric powders observation.
  • Resumo IPEN-doc 23617
    Silicato de lantânio tipo apatita obtido por método sol-gel modificado a partir da reação de catálise básica de silicato de sódio
    2016 - SILVA, F.S.; MORAIS, V.R.; MISSO, A.M.; YAMAGATA, C.
    A descoberta da condutividade de iônica, na estrutura oxiapatita de silicatos de terras raras, despertou inúmeros estudos, tanto de mecanismo da condutividade, como de síntese destes compostos. Destaca-se como interesse tecnológico, o uso destes materiais como eletrólito em SOFC (solid oxide fuel cell). Dentre os silicatos de terras raras, o silicato de lantânio mostra-se como um material promissor a ser utilizado como eletrólito por apresentar condutividade iônica superior a do eletrólito atualmente utilizado, YSZ (Ytria Stabilized Zirconia), em temperaturas da ordem de 600°C. O método da mistura de pós é geralmente utilizado na síntese de silicato de lantânio. Este processo requer altas temperaturas, além de favorecer o aparecimento de compostos secundários indesejáveis que diminuem consideravelmente a condutividade iônica do material. Neste trabalho, o silicato de lantânio foi sintetizado por um método sol-gel modificado a partir de reação de catálise básica, utilizando Na2SiO3 como fonte de sílica. A relevância do método proposto é o uso de Na2SiO3 e a reação de catálise básica, ao invés de TEOS e catálise ácida, respectivamente, como geralmente é praticado. Os pós obtidos foram caracterizados por DRX, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e medidas de área de superfície específica. A fase cristalina apatita do silicato de lantânio foi obtida por calcinação dos precursores a 900° C. Esta temperatura é muito menor do que as de outros métodos convencionais de síntese.