CAMILA NEVES LANGE

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Tese IPEN-doc 25451
    Avaliação da contaminação de solos e água subterrânea por elementos potencialmente tóxicos em um pátio de recolhimento de veículos. Estudo de caso: Ribeirão Pires, SP
    2018 - LANGE, CAMILA N.
    A superlotação dos pátios de recolhimento de veículos (PRVs) é, atualmente, um assunto em pauta no cenário brasileiro. O objetivo deste trabalho foi estudar os teores totais de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) (As, Ba, Co, Cr, Cu, Mo, Pb, V e Zn), elementos-traço (ET) (Cs, Ga, Hf, Rb, Sc, Sr, Ta, Th, U, Y e Zr), elementos terras raras (ETR) (Ce, Eu, La, Lu, Nd, Sm, Tb e Yb) e elementos de liga (EL) (Al, Fe, Mn, Nb, Ni e Ti) no solo e água subterrânea em um PRV localizado no município de Ribeirão Pires. Foram analisados o solo superficial, os testemunhos de três sondagens de solo e a água subterrânea de três poços de monitoramento. A área está sob influência principal de três fatores: (1) camada de aterro com resíduos de construção civil; (2) um resíduo oleoso oriundo de atividades industriais exercidas na área no passado; (3) veículos estacionados na camada superficial do solo. Os resultados foram avaliados por técnicas estatísticas de análise multivariada, cálculos de indicadores de poluição e cálculos de índices de risco ecológico e à saúde humana. O conteúdo da maioria dos EPTs no solo superficial foi superior aos valores de qualidade de solo regulamentados pela agência ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), exceto Co, Cu, Mo e Zn. No solo foram observados alguns pontos que apresentaram níveis elevados (hotspots) para grande parte dos EPTs, sugerindo fonte veicular. O Índice de Geoacumulação indicou que o solo pode ser considerado de minima a moderadamente poluído, para a maioria dos elementos, exceto para As e Ba que apresentaram maior acumulação que os demais elementos. O conteúdo de As no solo pode representar um risco ecológico de potencial moderado a alto. O fator de enriquecimento apontou para uma poluição significativa de As e Pb. Os resultados de EPTs e as abordagens estatísticas indicaram que As, Ce, Co, Cu, Mn, Nb, Ni, Pb e Zn são principalmente de fontes antrópicas. O conteúdo da maioria dos EPTs no solo superficial não representa um potencial risco à saúde humana, exceto Cr. O conteúdo de quase todos elementos na água subterrânea foi abaixo dos limites de recomendação de água potável, exceto os conteúdos de Mn e Fe. Para a área em estudo, recomenda-se algumas ações para mitigar o risco ambiental e à saúde humana. À saber: (i) remover o resíduo oleoso que está presente nos tanques de pedra presentes na área; (ii) fechar e impedir o uso do poço caçimba presente perto da sede administrativa do pátio; (iii) remover óleos, combustíveis, fluidos e graxas dos veículos em final de vida ou veículos que permanceçam por períodos superiores ao estipulado por lei (60 dias); (iv) idealmente, reverter o valor das taxas das diárias dos veículos depositados na área para realizar as benfeitorias na área estudo; (v) realizar monitoramento no solo superficial da área para que não ocorra o aumento do número de hotspots que, futuramente, podem caracterizar a área como contaminada.
  • Artigo IPEN-doc 24747
    Potentially toxic elements downward mobility in an impounded vehicle scrapyard
    2018 - LANGE, CAMILA N.; FIGUEIREDO, ANA M.G.; ENZWEILER, JACINTA; MONTEIRO, LUCILENA R.
    In Brazil impounded vehicle scrapyards (IVS) are often overcrowded and may pose a source of potentially toxic elements (PTEs). In this study, PTEs content in soil cores and groundwater of an IVS located at a municipality of the So Paulo metropolitan region was assessed. INAA, XRF and ICP-MS were the analytical techniques employed. PTEs results and statistical approaches indicated that As, Pb, Ni, Cu and Nb are mostly anthropic. Pb, Cu, Ni and Nb mass fraction increased with depth indicating some downward mobility. Arsenic may represent a moderate to very high potential ecological risk. PTEs groundwater levels were bellow drinking water recommendation limits.
  • Artigo IPEN-doc 22834
    Trace elements status in the terrain of an impounded vehicle scrapyard
    2017 - LANGE, CAMILA N.; FIGUEIREDO, ANA M.G.; ENZWEILER, JACINTA; CASTRO, LILIANA
    The impact of a scrapyard of impounded vehicles in Sa˜o Paulo state on topsoil was evaluated for As, Ba, Co, Cr, Cu, Mo, Ni, Pb, V, Zn and rare earth elements (REEs). Mass fractions of all elements, except for Co, Cu, Mo and Zn, were higher than reference values. Hot spots were observed for most elements suggesting vehicular source. The geoaccumulation index showed moderate pollution of As. The enrichment factor pointed to a significant enrichment of As, Mo and Pb. The normalization of REEs to Earth’s crust values indicated a positive anomaly of Ce. The results indicate a potential risk to the soil quality of the scrapyard.
  • Artigo IPEN-doc 16732
    Lixiviação de elementos tóxicos em solo contaminado com cinza
    2011 - LANGE, CAMILA N.; SILVA, JULIANA C.; CAMARGO, IARA M.C. de
  • Artigo IPEN-doc 19918
    Retenção de elementos tóxicos em solo argiloso contaminado com cinza de carvão
    2011 - SILVA, JULIANA C.; LANGE, CAMILA N.; BOCCI, CIBELE S.; CAMARGO, IARA M.C. de
  • Artigo IPEN-doc 19909
    Sandy soil contamination with coal fly ash by long term leaching test
    2011 - LANGE, CAMILA N.; BOSCOV, MARIA E.G.; CAMARGO, IARA M.C.
  • Artigo IPEN-doc 20993
    Evaluation of Co and Cr mobility in soil profile collected in a scrapyard of impounded vehicles
    2015 - LANGE, CAMILA N.; FIGUEIREDO, ANA M.G.; ENZWEILER, JACINTA
  • Dissertação IPEN-doc 18177
    Contaminação do solo e mobilidade de As, Cd, Mo, Pb e Zn em colunas de solo franco arenoso com cinza de carvão
    2012 - LANGE, CAMILA N.
    Elementos tóxicos podem provocar impacto na qualidade ambiental dos solos e representar risco à saúde humana. As cinzas leves de carvão são uma fonte de elementos tóxicos e são comumente dispostas de maneira inadequada sobre o solo nas proximidades das usinas termelétricas, onde esses elementos podem ser lixiviados pela chuva, transportados para as fontes de águas naturais e absorvidos pela fauna e flora do solo, podendo assim, entrar na cadeia alimentar humana. Neste estudo foi avaliada a mobilidade dos elementos As, Cd, Zn, Pb e Mo em colunas de solo franco arenoso com cinza de carvão da usina termelétrica de Figueira, Paraná. Para tanto, colunas de cinza de carvão, solo e solo coberto com cinza foram lixiviadas com uma solução ácida ao longo de 336 dias e as amostras de cinza, solo e percolado das colunas foram caracterizadas quanto à concentração dos elementos e propriedades físicas, químicas e mineralógicas. Os resultados obtidos mostraram que o Pb não foi lixiviado da cinza de carvão, indicando que a lixiviação de Pb da cinza de carvão não representa risco ambiental. O Cd foi o elemento mais retido pelo solo franco arenoso, seguido de As. O Mo foi lixiviado da cinza de carvão, mas não foi detectado no solo e nos percolados das colunas de solo+cinza. Nas condições de estudo, o Zn não representou risco ambiental. Observou-se também que a concentração de As no solo excedeu o valor de intervenção para área de proteção máxima estabelecido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e a concentração de Cd no solo excedeu o valor de qualidade de referência estabelecido pela mesma companhia ambiental.