SABRINA GARDIANO AVELINO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resumo IPEN-doc 29208
    Protocolos de associação de flúor e laser de alta potência (Nd:YAG) na prevenção da cárie
    2022 - FONTES-OLIVEIRA, Y.R.; CARAMEL-JUVINO, A.; AVELINO, S.G.; ZEZELL, D.M.
    Avaliar os protocolos publicados para prevenção da cárie utilizando associação de flúor e laser Nd:YAG. Foram utilizadas seis bases de dados: Web-of-Science, PubMed, ResearchGate, Google Acadêmico, LILACS e Scielo. Dos 115 artigos inicialmente coletados, foram excluídas as duplicatas, artigos com dentes bovinos, artigos sem flúor gel ou que abordavam erosão. Foram selecionados 12 artigos. Sobre os efeitos do tratamento, os artigos relataram que a irradiação laser promove fusão e re-solidificação da superfície, tornando-a mais ácido-resistente. Quando associado a fluoretos, este laser aumenta a superfície de contato para a ação do flúor, potencializando os seus efeitos. Analisando os parâmetros utilizados na irradiação, a maior parte (50%) usou 0,6W de potência e 84,9 J/cm² de fluência, seguido pelos valores menores 0,5W e 70,7 J/cm² (16,6%). Estes parâmetros foram considerados seguros em estudos que avaliam a possibilidade de dano térmico à polpa. Dentre os estudos que compararam os efeitos da aplicação de flúor prévia ou posteriormente à irradiação laser, apenas 8,3% relataram que o tratamento sinérgico com laser de Nd:YAG e flúor não foi mais eficaz do que o flúor isolado. Já 33,3% apresentaram melhores efeitos com a aplicação de flúor depois do laser e 8,3% obtiveram melhores resultados com aplicação antes do laser. 8,3% concluíram que o resultado independe da ordem. O protocolo de 0,6W de potência e 84,9 J/cm² de fluência, com aplicação de flúor posterior a irradiação laser, apresentou resultados satisfatórios na prevenção da cárie para a maioria dos estudos.
  • Resumo IPEN-doc 29206
    Avaliação da desmineralização superficial do esmalte tratado com flúor e laser utilizando Microscopia Eletrônica de Varredura
    2022 - CARAMEL-JUVINO, A.; FONTES-OLIVEIRA, Y.R.; AVELINO, S.G.; ZEZELL, D.M.
    Avaliar o efeito da aplicação tópica de flúor (12.300 μF-/g) associada a irradiação com laser de Nd:YAG (84 J/cm2) na desmineralização superficial do esmalte, utilizando imagens de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Utilizou-se 60 amostras de esmalte humano (CAAE: 02854118.3.0000.0075), divididas em 4 grupos: Controle Negativo, Flúor, Laser e Flúor + Laser (n=15). Após os tratamentos, os grupos foram subdivididos em 3 (n=5), para ciclagem de pH in vitro simulando três condições diferentes: pH 5 (abaixo do pH crítico do esmalte), pH 4,5 (abaixo do pH crítico do esmalte na presença do flúor) e pH 4 (investigativo). Quatro imagens por amostras foram obtidas por MEV a 15 kV, em aumento de 4.000X. As imagens foram classificadas como esmalte hígido, desmineralização leve, moderada ou severa. Para análise estatística, realizou-se uma normalização, onde a classificação de desmineralização severa foi equiparada a 100% de desmineralização, 0 foi equiparado à classificação saudável e as demais classificações foram proporcionais. Em pH 5, os grupos Flúor, Laser e Flúor + Laser não tiveram diferenças significativas entre si (p>0,05). Em pH 4,5, o grupo Flúor + Laser teve o menor percentual de desmineralização (p<0,05). Já em pH 4, não houve diferença significativa entre nenhum grupo. Os dados sugerem que o tratamento de Flúor + Laser tem ação preventiva mesmo em pH abaixo do crítico para esmalte na presença do flúor (pH 4,5). Além disso, indica que possivelmente este tratamento altera o pH crítico da estrutura para valores entre 4,5 e 4, ampliando o poder preventivo do flúor.