ANA CECILIA DE SOUZA LIMA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Relatório IPEN-doc 29587
    Projeto de protótipos de ferramentas para amostragem dos Geradores de Vapor e da Tampa do Vaso do Reator
    2022 - JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; PRADO, ADELK de C.; LIMA, ANA C. de S.; ALVES JUNIOR, IREMAR; DELLAMANO, JOSE C.; LIMA, JOSE R. de; RAELE, MARCUS P.
    A obtenção de amostras dos Geradores de Vapor e da Tampa do Vaso do Reator, removidos da unidade 1, e que se encontram depositados no DIGV da CNAAA, se faz necessária para a caracterização desses rejeitos. A Informação Técnica IPEN-CEN-P&D-ETN-218-01-INFT-007-00 apresenta algumas opções de procedimento de amostragem para cada uma destas estruturas. O presente documento tem por objetivo apresentar, em detalhes, a concepção dos projetos do protótipo das ferramentas que possibilitem a realização dos procedimentos de amostragem propostos na referida Informação Técnica. O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.2.4 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do Acordo de Parceria Tecnológica firmado entre a Eletrobrás Termonuclear S.A., a CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Relatório IPEN-doc 28644
    Análise de viabilidade do emprego de Reatores Modulares Pequenos (Small Modular Reactors – SMR) no Brasil
    2022 - LIMA, ANA C. de S.; CABRAL, EDUARDO L.L.; SABUNDJIAN, GAIANE; TERREMOTO, LUIS A.A.; ROCHA, MARCELO da S.
    Este trabalho apresenta uma análise SWOT sobre os Reatores Modulares Pequenos (Small Modular Reactor- SMR), a fim de avaliar a viabilidade de implantação desses reatores nucleares no Brasil. A análie PESTLA foi utilizada como coadjuvante da análise SWOT servindo para auxiliar na categorização dos fatores considerados de maior relevância no sentido de possibilitar um melhor entendimento das condições de contorno relativas à implantação dos SMRs no Brasil. A análise PESTLA, envolve um estudo dos aspectos Tecnológico, Ambiental, Político, Social (Recursos Humanos/Infraestrutura), Econômico e Legal. As análises SWOT e PESTLA consideraram diversos aspectos no âmbito da instituição governamental responsável pela orientação e planejamento do programa nuclear brasileiro, a CNEN, que através de suas unidades desenvolve atividades de pesquisa e formação especializada na área nuclear. A metodologia adotada neste estudo selecionou os pontos positivos e negativos tanto da instituição quanto dos SMRs. Os reaotres modulares descritos neste trabalho são do tipo Pressurized Water Reactor (PWR) e que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, são eles: CAREM, KLT-40S, SMART e NuScale. O estudo realizado neste documento possibilitará a tomada de decisão sobre a utilização de SMRs no Brasil.
  • Relatório IPEN-doc 21206
    Avaliação da eficiência das novas barras de controle do IEA-R1
    2014 - LIMA, ANA C. de S.; RODRIGUES, VALDEMIR G.