DALTON GIOVANNI NOGUEIRA DA SILVA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo IPEN-doc 29943
    Uso de mini-espectrômetro de fluorescência de raios X como alternativa para a prática clínica de dialisados
    2023 - SOUZA, CATARINA da S.; ZAMBONI, CIBELE B.; MOURA, LARISSA A.S.; METAIRON, SABRINA; SILVA, DALTON G.N. da
    Neste estudo, o uso de equipamento compacto e portátil, baseado na tecnologia de Fluorescência de Raios X, foi empregado para execução de análises bioquímicas (dosagens de íons) em microamostras de fluidos corpóreos depositadas em papel. Foi realizada a análise simultânea de íons de relevância clínica e nutricional (Ca, Cl, Fe, K, P e S), em sangue total de pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) submetidos a tratamento dialítico. Durante a investigação as concentrações obtidas em sangue total levaram a resultados que corroboram com o quadro clínico obtido pelas análises convencionais. Com os dados do presente foi possível elaborar uma discussão sobre a viabilidade de uso deste equipamento para a realização desses exames bioquímicos em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), gerando melhorias na qualidade de vida de populações ribeirinhas, bem como no âmbito econômico em função de sua aplicabilidade com menor custo. Descritores: Íons, Sangue, Análise Clínica.
  • Artigo IPEN-doc 29518
    Comparação de desempenho do espectrômetro portátil de fluorescência de raios-X utilizando alvos de Au e Ag para análise de amostras na área da saúde
    2022 - TASSO, ORION G.; ZAMBONI, CIBELE B.; SILVA, ANA C.K. de S.; MEDEIROS, JOSE A.G. de; SILVA, DALTON G.N. da
    Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho do espectrômetro portátil e compacto de Fluorescência de Raios-X (pFRX), para dosagem de íons em amostras biológicas de interesse na área da saúde (prioritariamente fluidos corpóreos como soro e urina), utilizando alvos de Prata (Ag) e Ouro (Au). O foco das comparações foi direcionado às análises quantitativas de elementos de relevância clínica e nutricional (prioritariamente a dosagem de Ca, Cl, Fe, K, P e S). Para este estudo foram avaliados (para cada alvo) os parâmetros: linearidade, reprodutibilidade, acurácia, sensibilidade e limite de detecção. Essas investigações permitiram a realização de um estudo comparativo entre os alvos, com a finalidade de fornecer subsídios que permitem a escolha adequada do alvo (Ag e/ou Au), agilizando as medidas além de fornecer resultados mais precisos. Os resultados de FRX em soro e urina formam comparados com as dosagens obtidas pela técnica de Análise por Ativação com Nêutrons e apresentaram boa concordância.