PEDRO ERNESTO UMBEHAUN

Resumo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros -FEI (1985), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é Tecnologista Sênior no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Transferência de Calor, atuando principalmente nos seguintes temas: termo-hidráulica de núcleo de reatores nucleares, engenharia nuclear, reatores de pesquisa, e reator nuclear de potência. Atualmente professor convidado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo nas disciplinas Termohidráulica de Sistemas de Geração de Potência I e II. (Texto extraído do Currículo Lattes em 4 maio 2023)

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  • Relatório IPEN-doc 29890
    Reinstalação do sistema de aquisição e monitoração de gamagrafia do detector de germânio instalado no prédio do reator IPEN/MB-01
    2023 - ANDRADE, DELVONEI A. de; UMBEHAUN, PEDRO E.; TORRES, WALMIR M.
    Este relatório apresenta os procedimentos adotados na reinstalação e recuperação do computador para a aquisição e monitoração de gamagrafia do detector de germânio instalado no prédio do reator IPEN/MB-01.
  • Relatório IPEN-doc 29824
    Cálculo das densidades de potência no elemento combustível ECI-RMB
    2023 - SOARES, HUMBERTO V.; YAMAGUCHI, MITSUO; BELCHIOR JUNIOR, ANTONIO; ANDRADE, DELVONEI A. de; UMBEHAUN, PEDRO E.; TORRES, WALMIR M.
    Este relatório apresenta a metodologia utilizada para o cálculo neutrônico e das densidades de potência no Elemento Combustível Instrumentado ECI-RMB. O projeto de avaliação do ECI-RMB tem como objetivo analisar o comportamento deste Elemento no núcleo do Reator IEA-R1, e posteriormente permitirá a realização de testes não destrutivos (espectrometria gama, medida de espessura e inspeção visual) das placas combustíveis removíveis, representativas do reator RMB. Essa primeira fase do projeto consiste em fazer cálculos computacionais utilizando os códigos TwoDB ou (2DB) e o CITATION, já utilizados no IPEN ao longo das últimas décadas. Com esses códigos, foi possível calcular a distribuição de potência individualmente nas placas combustíveis do ECI-RMB. Por se tratar de um Elemento Combustível fora do padrão dos ECs usados no IEA-R1 (3,0 gU/cm3) e que usa uma densidade de urânio maior (3,7 gU/cm3), o ECI-RMB terá comportamentos de geração de calor e termo-hidráulicos levemente diferentes. Os resultados de distribuição de potência nas placas combustíveis do ECI-RMB mostraram potências maiores, da ordem de 4,95% em média, nas placas RMB, como esperado, pois possui uma maior densidade de urânio. A princípio, essas potências maiores nas placas RMB não devem afetar na segurança do núcleo do IEA-R1 e do próprio ECI-RMB. Análises termo-hidráulicas serão realizadas com essa distribuição de potência para confirmação da segurança do núcleo e do ECI-RMB.
  • Artigo IPEN-doc 28529
    RANS-based CFD calculation for pressure drop and mass flow rate distribution in an MTR fuel assembly
    2021 - SCURO, N.L.; ANGELO, G.; ANGELO, E.; UMBEHAUN, P.E.; TORRES, W.M.; SANTOS, P.H.G.; FREIRE, L.O.; ANDRADE, D.A.
    This work presents a Reynolds-averaged Navier Stokes–based computational fluid dynamics methodology for the calculation of pressure drop and mass flow rate distribution in a material test reactor flat-plate-type standard fuel assembly (SFA) of the IEA-R1 Brazilian research reactor to predict future improvements in newer SFA designs. The results improve the understanding of the origin of fuel plate oxidation due to high temperatures, and consequently, due to the internal flow dynamics. All numerical analyses were performed with the ANSYS-CFX® commercial code. The observed results show that the movement pin decreases the central channel mass flow due to the length of the vortex at the inlet region. However, the outlet nozzle showed greater general influence in the flow dynamics. It should have a more gradual cross-section transition being away from the fuel plates or a squarer-shaped design to get a more homogeneous mass flow distribution. Optimizing both regions could lead to a better cooling condition. The validation of the IEA-R1 numerical methodology was made by comparing the McMaster University’s dummy model experiment with a numerical model that uses the same numerical methodology. The experimental data were obtained with laser Doppler velocimetry, and the comparison showed good agreement for both pressure drop and mass flow rate distribution using the Standard k-ω turbulence model.