GIOVANNI LARANJO DE STEFANI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Artigo IPEN-doc 27930
    Parametric study for enhancing the radioisotope production in the IEA-R1 research reactor
    2021 - STEFANI, GIOVANNI L. de; GENEZINI, FREDERICO A.; SANTOS, THIAGO A. dos; MOREIRA, JOAO M. de L.
    In this work a parametric study was carried to increase the production of radioisotopes in the IEA-R1 research reactor. The changes proposed to implement in the IEA-R1 reactor core were the substitution of graphite reflectors by beryllium reflectors, the removal of 4 fuel elements to reduce the core size and make available 4 additional locations to be occupied by radioisotope irradiation devices. The key variable analyzed is the thermal neutron flux in the irradiation devices. The proposed configuration with 20 fuel elements in an approximately cylindrical geometry provided higher average neutron flux (average increment of 12.9 %) allowing higher radioisotope production capability. In addition, it provided 4 more positions to install irradiation devices which allow a larger number of simultaneous irradiations practically doubling the capacity of radioisotope production in the IEA-R1 reactor. The insertion of Be reflector elements in the core has to be studied carefully since it tends to promote strong neutron flux redistribution in the core. A verification of design and safety parameters of the proposed core was carried out. The annual fuel consumption will increase about 17 % and more storage space for spent fuel will be required.
  • Resumo IPEN-doc 26588
  • Artigo IPEN-doc 25913
    Cálculos neutrônicos do núcleo do reator AP1000
    2018 - STEFANI, GIOVANNI L. de; MOREIRA, JOÃO M. de L.; MAIORINO, JOSE R.
    O presente trabalho trata da realização de cálculos de validação para modelagem de núcleo de um reator PWR utilizando o código SERPENT. O reator estudado em questão foi o AP1000, da Westinghouse. O estudo foi voltado ao primeiro ciclo do reator AP1000, de maneira a ser realizada uma comparação entre os valores reportados de k∞ para os elementos combustíveis em condição de potência zero frio com uma discrepância de 0,25%. Foram obtidos resultados compatíveis para cálculos de burnup referentes à curva do valor de concentração de boro, apesar do uso de distribuições uniformes de temperatura na modelagem. Além disso, também foram discutidos os efeitos de sombreamento entre os venenos queimáveis (IFBA e Pyrex) e barras de controle que são, juntamente com o boro solúvel, os meios de controle ao longo do primeiro ciclo. Notou-se que a presença de 9 barras de Pyrex em um elemento combustível diminuiu a reatividade média de uma barra de IFBA de 147 pcm para 33 pcm; e a presença de 28 barras de IFBA em um elemento combustível diminuiu a reatividade média de uma barra de Pyrex de 631 pcm para 277 pcm. O valor de reatividade de uma barra de controle negra reduz em cerca de 20% quando 28 barras de IFBA são inseridas no elemento combustível. Dessa forma os resultados mostram que esta versão do código SERPENT pode ser usada para projetar estudos de núcleos de reatores heterogêneos.
  • Resumo IPEN-doc 25158
    Uma análise a respeto do uso de Th/Pu em PWR’s
    2018 - SANTOS, ANDRE L.P.P. dos; STEFANI, GIOVANNI L. de
  • Resumo IPEN-doc 23491
  • Resumo IPEN-doc 22247
  • Resumo IPEN-doc 16229
  • Resumo IPEN-doc 13600
    Automatizacao da metodologia de calculo neutronico e termo-hidraulico do reator nuclear IEA-R1
    2008 - STEFANI, GIOVANNI L. de; CONTI, THADEU das N.
  • Dissertação IPEN-doc 19032
    Sobre a técnica de Rod Drop em medidas de reatividade integral em bancos de controle e segurança de reatores nucleares
    2013 - STEFANI, GIOVANNI L. de
    Este trabalho apresenta um estudo sobre o efeito de sombreamento em detectores de nêutrons, quando estes são utilizados em medidas de reatividade com a técnica de rod drop. O sombreamento pode ser entendido como uma mudança na eciência dos detectores, quando esta é dada em nêutrons detectados/ssão ocorrida no reator, sendo mais evidente nos detectores mais próximos ao banco sendo inserido. O método de análise, fundamentalmente teórica, baseou-se em simulações do reator IPEN/MB-01 utilizando o código CITATION e o programa MCNP. Em ambos os casos, os resultados são estáticos, mostrando os uxos neutrônicos apenas em duas situações: antes da inserção do banco, e após sua inserção. A reatividade, neste caso, é obtida utilizandose a expressão derivada da técnica de source jerk. Em adição ao estudo teórico, os dados de um experimento de rod drop realizado no reator IPEN/MB-01 também foram utilizados. Neste caso, a reatividade foi obtida com o método de cinética inversa, já que os dados experimentais são constituídos de valores que variam no tempo. Em todos os casos, fatores de correção para o efeito de sombreamento são propostos.