MARCUS PAULO RAELE

Resumo

Degree in Physics from the University of São Paulo (USP). The subjects of study in both the Masters and in PhD, performed at USP, were related to the development of systems of Optical Coherence Tomography. Currently part of the research staff of IPEN, the Center for Lasers and Applications developing applications of lasers in nuclear science. (Text obtained from the Currículo Lattes on November 16th 2021)


Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Os temas de estudo tanto no mestrado quanto no doutorado, também realizados na USP, foram relacionados ao desenvolvimento de sistemas de Tomografia por Coerência Óptica. Atualmente faz parte do quadro de pesquisadores do IPEN, no Centro de Lasers e Aplicações desenvolvendo aplicações de lasers em ciências nucleares e radiativas, sendo elas focadas no processamento de materiais através da ablação à laser. (Texto extraído do Currículo Lattes em 16 nov. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Dissertação IPEN-doc 14193
    Desenvolvimento de um sistema de tomografia por coerencia optica no dominio de Fourier sensivel a polarizacao e sua utilizacao na determinacao das matrizes de mueller
    2009 - RAELE, MARCUS P.
    Este estudo abordou os aspectos teóricos e experimentais relacionados ao desenvolvimento de um sistema de tomografia por coerência óptica (OCT) no domínio de Fourier sensível à polarização (PS-FD-OCT) e a sua utilização na determinação da Matriz de Mueller (MM-OCT). O estudo iniciou-se com uma revisão bibliográfica que abordou desde os primeiros estudos relacionados à técnica até o estado da arte, bem como o formalismo matemático da interferometria de baixa coerência no domínio espectral e polarização da luz. Realizaram-se estudos baseados em simulação numérica sobre três tipos diferentes de algoritmos, responsáveis pela recuperação do sinal de espalhamento, sendo eles: a Transformada de Fourier Direta; Interpolação e Zero-Filling. Ao fim dessa etapa concluiu-se que o algoritmo Zero-Filling 2N apresentou melhores características quando comparado aos outros algoritmos. Na parte experimental, primeiramente, diferentes arranjos OCT foram montados e medidas realizadas para verificação aspectos relacionados à teoria. Consecutivamente, utilizando uma amostra polimérica, realizaram-se imagens de birrefringência, que permitiram a determinação da birrefringência da amostra quantitativamente. Finalmente, imagens em diferentes estados de polarização foram realizadas, através delas determinou-se as imagens referentes aos elementos das Matrizes de Mueller, que foram analisadas individualmente.