GUILHERME SOARES ZAHN

Resumo

Has a bachelor's degree in Physics from Universidade de São Paulo (1991), master's at Nuclear Engineering from Universidade de São Paulo (1994) and doctorate at Nuclear Engineering from Universidade de São Paulo (2006). Has experience in nuclear ans applied physics, focusing on nuclear structure, acting on the following subjects: beta decay, neutron activation, gamma spectroscopy, nuclear structure, neutron flux determination and detection, and also on the development od instrumentation and sotware aimed at nuclear applications. (Text obtained from the Currículo Lattes on October 14th 2021)


Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear, lotado no Centro do Reator de Pesquisas do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Estrutura Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: decaimento beta, detecção de nêutrons, irradiadores de nêutrons, ativação neutrônica, fluxo de nêutrons, desenvolvimento de instrumentação e de software para aplicações nucleares. (Texto extraído do Currículo Lattes em 14 out. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Tese IPEN-doc 11468
    Estudo do decaimento beta do sup(193)Os
    2006 - ZAHN, GUILHERME S.
    Neste trabalho foram estudados os níveis excitados do 193Ir produzidos a partir do decaimento β do 193Os (T1/2 ~ 30h). Para a obtenção das amostras radioativas, ~ 5mg de Ósmio metálico (99% enriquecido em 192Os) foram irradiados no reator IEA-R1, sob um fluxo de nêutrons da ordem de 1012cm2 s1 e depois analisadas, empregando-se a técnica de espectroscopia γ simples (unidimensional) com espectrômetro γ de alta resolução, bem como as técnicas de espectroscopia de coincidência γγ e de correlação angular direcional γγ (θ) usando um sistema de aquisição multiparamétrica composto por 4 detectores HPGe. A partir destes dados, foi possível adicionar 28 transições a este esquema de decaimento, 11 das quais já eram conhecidas de outros estudos envolvendo reações nucleares, além de 17 observadas pela primeira vez. Também foram acrescentados 8 níveis excitados ao esquema de decaimento, sendo 3 conhecidos por outras reações e 5 completamente novos. Além disso, foi possível confirmar a suspeita encontrada na literatura de que os níveis a 848,93keV e 849,093keV são o mesmo, além de confirmar a existência de um nível excitado a 806,9keV. A análise de correlação angular direcional permitiu a definição do spin de do nível excitado a 874kev (5/2+), além de propor uma probabilidade de 79% do nível a 1078keV ter spin 5/2, e de restringir as possibilidades de spin para o nível novo a 960keV para duas (1/2 ou 3/2). Também foi possível determinar a razão de mistura multipolar (δLn+1/Ln) para 43 transições, sendo 19 pela primeira vez e praticamente todas as restantes com precisão melhor que a encontrada na literatura. Finalmente, foi feita uma tentativa de compreender o núcleo através de um modelo teórico, o qual reproduziu muito bem o estado fundamental e os dois primeiros estados excitados do 193Ir.