VANESSA SILVA GRANADEIRO GARCIA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Resumo IPEN-doc 25898
    Estudo sobre toxicidade do efluente e do consumo hídrico e energético no tingimento de poliamida
    2018 - GARCIA, VANESSA S.G.; PEREIRA, MARIA C.; ROSA, JORGE M.; BORRELY, SUELI I.
    O estudo concentrou-se na determinação do consumo hídrico e energético durante o tingimento da poliamida, bem como na avaliação do efeito tóxico do efluente para o microcurstáceo Daphnia similis. O processo de tingimento necessário para o tingimento de um quilograma de substrato consome energia suficiente para um banho de nove horas de duração utilizando-se um chuveiro convencional (4000 W). O efluente pode ser considerado como muito tóxico tendo em vista que a CE50 foi 0,61 ± 0,21 (%, v/v) após 48 horas de exposição. Conforme orientação da Resolução CONAMA 430/2011 o efluente deve ser tratado em nível tal que não induza toxicidade quando lançado no corpo receptor. Busca por tecnologias que permitam redução de toxicidade, reuso de efluentes e otimização de processos de tingimento, são de extrema necessidade dentro desta atividade industrial.
  • Artigo IPEN-doc 25766
    Electron beam irradiation of textile effluents and non-ionic ethoxylated surfactant for toxicity and color removal
    2019 - BORRELY, S.I.; SILVA, L.G.A.; DEL SOLE, S.V.; GARCIA, V.S.G.; BOIANI, N.F.; ROSA, J.M.
    Textile industry has an expressive scenario in the world economy and Brazil is the 5th in the textile production. By 2015, Brazilian textile production represented US $ 39.3 billion, accounting for more than 1.8 million tons of fabric. The effluents from textile industry are highlighted by quantity of wastewater discharged and variety of substances (dyes, bleaching agents, surfactants, salts, acids, among others). Such compounds often prove to be toxic to aquatic biota. This present study aims to assess toxicity of whole effluents, before and after irradiation (by electron beam accelerator, EBI). In addition, the reduction of the effluent color after irradiation is also very important. Daphnia similis and Vibrio fischeri were the biological systems applied for toxicity evaluations. Previous results demonstrated the surfactant as the main toxic compound, in the untreated and irradiated forms, EC 50 = 0.44 ppm ± 0.02 (untreated); EC 50 = 0.46 % ± 0.07 (irradiated). The irradiation was effective for reducing color of the effluent, starting from 0.5 kGy. EB irradiation may be proposed as an alternative treatment for the final effluent from textile processing, mainly for reuse purposes.
  • Resumo IPEN-doc 25529
    Avaliação da toxicidade do umectante não iônico e do corante reativo RED 239 submetidos à irradiação por feixe de elétrons
    2018 - GARCIA, VANESSA S.G.; ROSA, JORGE M.; PEREIRA, MARIA da C.C.; BOIANI, NATHALIA F.; BORRELY, SUELI I.
  • Resumo IPEN-doc 25526
    Toxicidade do Propranolol (comercial versus manipulado), e de sua mistura com o cloridrato de fluoxetina, quando tratado por radiação ionizante
    2018 - BOIANI, NATHALIA F.; GARCIA, VANESSA S.G.; TOMINAGA, FLAVIO K.; BORRELY, SUELI I.
  • Artigo IPEN-doc 25524
    Efluentes têxteis
    2018 - GARCIA, VANESSA S.G.; BORRELY, SUELI I.; ROSA, JORGE M.
    Com um faturamento superior a US$ 330 bilhões ao ano, o setor têxtil possui expressividade na economia mundial. Este setor utiliza importante quantidade de água durante a produção, enquanto gera efluentes que contém residuais de surfactantes, peróxidos, ácidos e sais, podendo apresentar elevada carga tóxica. Além disso, comumente os efluentes têxteis apresentam coloração. Os Processos Oxidativos Avançados vêm sendo utilizados para melhorar a tratabilidade desse tipo de efluente, complementando o tratamento biológico. A irradiação com feixes de elétrons tem sido proposta como tecnologia para a redução da toxicidade, coloração, demanda química de oxigênio e carbono orgânico total em efluentes têxteis. O objetivo do presente estudo foi avaliar a toxicidade de três compostos, utilizados no processo de beneficiamento das fibras de algodão, a organismos aquáticos, bem como o uso da tecnologia por feixe de elétrons visando à redução da toxicidade e cor de efluentes. Os ensaios de toxicidade para efeito agudo foram realizados com organismos aquáticos: a bactéria Vibrio fischeri e o microcrustáceo Daphnia similis, que foram expostos ao peróxido de hidrogênio, metassílicato de sódio e dispersante/sequestrante. O efluente, bem como o sequestrante/dispersante foram submetidos à irradiação em acelerador de feixe de elétrons (EBI), com variação de dose entre 0,5 e 20 kGy. Os compostos selecionados apresentaram toxicidade para ambos os organismos: peróxido de hidrogênio CE50 = 0,98 mg/L (D. similis) e 0,69 mg/L (V. fischeri). O dispersante/sequestrante apresentou valor de CE50(%) de 32,00 para V. fischeri. Quando submetido ao tratamento com irradiação (2,5 kGy) houve melhora em relação à toxicidade para o mesmo organismo (eficiência de 25%). O tratamento com irradiação melhorou a toxicidade e a coloração do efluente. A eficiência de redução da toxicidade foi de aproximadamente 50% para D. similis e 80% para V. fischeri (dose = 10 kGy). A remoção da coloração foi superior a 90%, nas mesmas condições. Nota-se a importância da análise isolada de contaminates presentes em efluentes têxteis, sendo possível caracterizar os compostos de maior toxicidade para organismos que são representativos na biota aquática. A irradiação por feixe de elétrons apresentou resultados promissores do ponto de vista de melhoria de tratamento deste efluente, com redução de toxicidade e coloração.
  • Dissertação IPEN-doc 18165
    Avaliação da toxicidade em água e sedimento do Rio Cubatão-SP
    2012 - GARCIA, VANESSA S.G.
    O monitoramento de corpos hídricos receptores de efluentes pode ajudar na manutenção e conservação desses locais, pois os poluentes podem alterar o equilíbrio, a estrutura e o funcionamento do ecossistema. Neste aspecto, o estudo em sedimentos é importante ao permitir uma avaliação mais abrangente do ecossistema aquático, onde diferentes contaminantes podem estar associados ao sedimento em concentrações superiores às das águas, podendo resultar em impactos negativos à biota aquática, a depender da biodisponibilidade. A cidade de Cubatão abriga um dos maiores pólos industriais do Brasil, onde a descarga constante de efluentes industriais e domésticos no rio Cubatão e seus afluentes acabou ocasionando um panorama de degradação dos rios. A Bacia do Rio Cubatão esta localizada entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista, com área de 177 km2, aproximadamente. O rio Cubatão é o principal rio da região, abastecendo as cidades de Cubatão, Santos, São Vicente e parte dos municípios de Praia Grande e Guarujá. Além do abastecimento de água para a população, o rio também abastece o pólo industrial de Cubatão. O objetivo deste trabalho foi avaliar efeitos agudos e crônicos de amostras de água e de sedimento do rio Cubatão e dois de seus afluentes (Perequê e Pilões), por meio de ensaios ecotoxicológicos. Os organismos aquáticos empregados nos ensaios foram Ceriodaphnia dubia e Vibrio fischeri para avaliação de água e Hyalella azteca para avaliação de sedimento integral. A análise de crescimento corpóreo destes últimos também foi realizada. Além disso, foram realizadas Análises Químicas Instrumentais e Análise por Ativação Neutrônica em amostras de sedimentos. O estudo foi realizado entre 2010 e 2011, totalizando quatro campanhas. Foram coletadas amostras de água em nove pontos da Bacia do Rio Cubatão, e amostras de sedimento em seis pontos. Através dos ensaios realizados com V. fischeri pôde ser verificada toxicidade em todos os pontos amostrados com valores de CE(I)50 que variaram entre 31,25% e 71,61%. Os resultados obtidos com exposição de C. dubia não identificaram toxicidade, com base na análise estatística utilizada (Teste t por bioequivalência). Os ensaios de toxicidade para efeitos agudos do sedimento integral em H.azteca resultaram em toxicidade para as amostras de P2 e P5 (2ª e 4ª campanhas), com uma mortalidade superior a 50% dos organismos expostos. A análise de crescimento corpóreo identificou menor crescimento corpóreo nos organismos expostos ao sedimento coletado em P4 e P5. Com relação aos sedimentos coletados no ponto P5, os compostos endrin, dibenzeno(a,h)antraceno e antraceno ultrapassaram os valores recomendados pela Resolução Conama 344/04. Os resultados das Análises por Ativação Neutrônica evidenciaram maior contaminação por metais nos sedimentos originários de P5 e PI.
  • Artigo IPEN-doc 20083
    Avaliação da toxicidade em sedimento do rio Cubatão-SP
    2014 - GARCIA, VANESSA S.G.; MESQUITA, LETICIA C.A.; SANTOS, DYMES R.A. dos; BORRELY, SUELI I.