EMILIA SATOSHI MIYAMARU SEO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 78
  • Artigo IPEN-doc 26987
    Caracterização e utilização das fibras da casca da laranja como biossorvente na recuperação de corpos hídricos contaminados por derramamento de derivados do petróleo
    2017 - MOREIRA, TATIANA M.; SEO, EMILIA S.M.
    Com base no desenvolvimento sustentável, este trabalho, visou buscar materiais tecnológicos com enfoque na reciclagem, onde se destacam as fibras vegetais, como as da laranja, que possuem baixo custo e impacto ao meio ambiente, com boa eficiência quando utilizadas para o processo de biossorção. Este método vem sendo utilizado como um recurso para redução de problemas ambientais causados por contaminação em corpos hídricos, como córregos e rios urbanos, por derramamento de substâncias tóxicas, minimizando assim os impactos dos ecossistemas aquáticos, bem como a contaminação do solo. A preparação destas fibras foi feita por meio de tratamentos físicos e químicos, tais como: lavagem, secagem, moagem, mercerização (tratamento químico com agente alcalino que ataca a superfície da fibra, melhorando suas características de sorção), classificação granulométrica e caracterização. Esses procedimentos geraram um material que pôde ser empregado como um biossorvente. Como contaminantes, foram utilizados derivados do petróleo, tais como a gasolina e o óleo diesel. Na caracterização foram utilizadas técnicas de: Picnometria, Termogravimetria, Análise Elementar, Microscopia Eletrônica, Fluorescência de Raios X, Teor de Umidade e Cinzas, Retenção de água, Hidrofobicidade e Flutuabilidade. Para os ensaios práticos foram mensuradas a sorção de contaminantes tanto em sistema seco, onde os contaminantes estão em contato direto com os biossorventes, quanto aquoso, simulando um derramamento de óleo diesel e gasolina em um corpo hídrico. Os resultados demonstraram que o biossorvente testado possui boa capacidade sortiva nos dois sistemas testados. Portanto, dada a sua origem renovável e de baixo custo, este material se mostrou eficiente para a finalidade proposta.
  • Artigo IPEN-doc 26557
    Sabonete com base auto-emulsionante polimérica A/O com potencial repelente
    2019 - GOMES, JOAO P.C.; SOUZA, KATIA R. de; PEDRIALI-MORAES, CARLA A.; SEO, EMILIA S.M.
    O uso de repelentes é uma proteção individual, a qual é de extrema importância para evitar os surtos promovidos pela febre amarela, dengue, febre Chikungunya e o vírus Zika. Os repelentes mais eficazes são os tópicos convencionais com ativos sintéticos e naturais. Como alternativa mais efetiva existem os repelentes tópicos convencionais, que podem ser sintéticos ou naturais. Para minimizar os riscos de esquecimento ou do uso incorreto dos repelentes tópicos convencionais (como em forma de creme, gel ou líquido), este trabalho teve a proposta alternativa do desenvolvimento do sabonete com poliamida 3, sendo uma base sabonete com potencial de repelência. Sua vantagem, além da praticidade, é assegurar a proteção do usuário desde o banho formando um filme resistente à água e assim, evitar a não proteção em razão do esquecimento do uso dos cremes ou sprays. O filme formado sobre a pele é oriundo da junção da Polyamide 3 Resin com os emolientes: Propylene Glycol Dicaprylate/ Dicaprate, Isopropyl Myristate, Isostearyl Alcohol e Isostearyl Isostearate. Os ativos Cymbopogon nardus e Ethyl butylacetylaminopropionate promovem a repelência. A base dos sabonetes moldado e gel cremoso foi mais estável quando a poliamida é submetida a alta temperatura para a incorporação dos emolientes a sua estrutura. Os ativos estudados tiveram melhor eficácia quando o sabonete esteve com o pH na faixa 5,5 à 6,3. As formulações base e com o ativo óleo essencial de citronela apresentaram mínima alteração no pH.
  • Artigo IPEN-doc 26674
    Obtenção de um copo mais sustentável
    2019 - SEO, E.S.M.; SILVA, N.S. da; BARBOSA, I.T.F.; ATHIE, A.A.R.; LUCA, A.C. de
    O presente artigo tem como objetivo contribuir apresentando tanto as características de fibras naturais de cana-de-açúcar e de coco verde, como avaliar à resistência à compressão dos biocompósitos. No processo de mercerização foram testadas as concentrações de hidróxido de sódio e na fabricação de copos de polietileno, foram adicionadas fibras com concentrações de 3%, 5% e 7% em massa. Na fabricação de copos por processo de injeção foram adicionadas fibras como reforço do polímero de alta densidade. As fibras naturais foram tratadas por processo de mercerização e caracterizadas por meio das técnicas de picnometria por gás hélio, fluorescência por raios X, análise termogravimétrica e microscopia eletrônica de varredura, evidenciado que o processo é adequado para obtenção de fibras sem a presença de celulose ou hemicelulose. Verificou-se que as fibras naturais com concentrações de 5% em massa apresentaram maiores resistência a tração.
  • Artigo IPEN-doc 26277
    Hydrogels applied in cosmetology irradiated by ionizing radiation
    2019 - BARBOSA, ISABELLA T.F.; SEO, EMILIA S.M.; SILVA, LEONARDO G. de A. e; MIRANDA, LEILA F. de
    Hydrogels are three-dimensionally crosslinked polymers that exhibit high capacity to absorb water or solvents, without compromising its structure, allowing its application in cosmetic products, because it presents easy scattering and vehicular active principles. The use of ionizing radiation to obtain the hydrogels provides the absence of chemical initiators; sterilization; reticulation and adjustment of physical-chemical properties. In this work different types of hydrogels containing PVP concentrations 5%, 7.5% and 10% weight and different radiation 25 and 20 kGy doses were prepared, maintaining PEG concentrations 3% weight and agar 1% weight, based on literature studies. The samples were characterized by dehydration as a function of time, acidity, visual and sensorial analyzes and stability. The results obtained showed that all the compositions are stable, have a pH close to the skin and the compositions containing PVP 5% weight, obtained with radiation of 20 and 25 kGy dose undergo greater dehydration. In sensory research, the hydrogels containing PVP 7.5% weight, obtained with a radiation of 25 kGy dose, presented the best results in terms of absorption, sliding, odor, while the composition containing PVP 10% weight obtained with a radiation of 25 kGy dose, proved to be inadequate in the public perception. Therefore, the hydrogels obtained with PVP 7.5% weight, with radiation of 25 kGy dose were the most suitable for applications in cosmetic products.
  • Artigo IPEN-doc 25299
    Obtenção e caracterização de fibras vegetais para a preparação de biocompósito
    2018 - SEO, E.S.M.; MOREIRA, T.M.; SILVA, T.F.; ROCHA, T.F.O.; BARBOSA, I.T.F.; ATHIE, A.A.R.
    As atividades agroindustriais geram resíduos que, na maioria das vezes, não agregam nenhum valor comercial e não possuem destino apropriado para seu descarte. Porém, há possibilidade de tornar estes resíduos em matéria-prima para fabricação de produtos direcionados a aplicabilidade em diversos segmentos das indústrias. Neste contexto, o presente trabalho objetivou desenvolver o processo de obtenção das fibras de bambu, de cana-de-açúcar e da palha de milho, caracterizando-as para preparação do biocompósito. As fibras vegetais foram secas, trituradas, tratadas por mercerização e, em seguida, neutralizadas com solução ácida e lavadas em água corrente. A partir dos resultados de caracterização das fibras tratadas, observou-se que a lignina e a hemicelulose foram removidas, possibilitando melhor aderência das mesmas em contato com a superfície do polímero. Desta forma, o material compósito pode vir a ser reforçado com as fibras previamente tratadas por processo de mercerização.
  • Artigo IPEN-doc 24954
    Caracterização e utilização de fibras de coco como biossorvente na recuperação de corpos hídricos contaminados por derramamento de derivados do petróleo
    2017 - MOREIRA, TATIANA M.; SEO, EMILIA S.M.
    Com base no desenvolvimento sustentável, este trabalho, visou buscar materiais tecnológicos com enfoque na reciclagem, onde se destacam as fibras vegetais, como as do coco, que possuem baixo custo e impacto ao meio ambiente, com boa eficiência quando utilizadas para o processo de biossorção. Este método vem sendo utilizado como um recurso para redução de problemas ambientais causados por contaminação em corpos hídricos, como córregos e rios urbanos, por derramamento de substâncias tóxicas, minimizando assim os impactos dos ecossistemas aquáticos, bem como a contaminação do solo. As fibras do mesocarpo do Coco são lignocelulósicas obtidas a partir de frutos dos coqueiros (Cocos nucifera L.), os quais crescem abundantemente em países de clima tropical, como o Brasil. A preparação destas fibras foi feita por meio de tratamentos físicos e químicos, tais como: lavagem, secagem, secção, mercerização (tratamento químico com agente alcalino que ataca a superfície da fibra, melhorando suas características de sorção) e caracterização. Esses procedimentos geraram um material que pôde ser empregado como um biossorvente. Como contaminantes, foram utilizados derivados do petróleo, tais como a gasolina e o óleo diesel. Na caracterização foram utilizadas técnicas de: Picnometria, Termogravimetria, Análise Elementar, Microscopia Eletrônica, Fluorescência de Raios X, Teor de Umidade e Cinzas, Retenção de água, Hidrofobicidade e Flutuabilidade. Para os ensaios práticos foram mensuradas a sorção de contaminantes tanto em sistema seco, onde os contaminantes estão em contato direto com os biossorventes, quanto aquoso, simulando um derramamento de óleo diesel e gasolina em um corpo hídrico. Os resultados demonstraram que o biossorvente testado possui boa capacidade sortiva nos dois sistemas testados. Portanto, dada a sua origem renovável e de baixo custo, este material se mostrou eficiente para a finalidade proposta.
  • Resumo IPEN-doc 24793
    Metallic ions adsorption effects in pseudoboehmites produced by sol-gel method
    2018 - BARBOSA, I.T.F.; SEO, E.S.M.; SILVA, L.G.A.; MIRANDA, L.F.; MUNHOZ JUNIOR, A.H.; PERES, R.M.
    The pseudoboehmite is a hydrated aluminum oxihydroxid produced by sol gel process started by inorganic precursor as an inorganic polymerization system [1]. Several studies were done about pesudoboehmite, reaching its utilization as an alumina precursor [2], drug delivery systems [3] (for drug like atenolol, acyclovir and glucantime for example) or as a reinforcement agent to synthesis of polymeric matrix nanocomposites [4]. The intent of this work is contribute to the study of the environment influence at pseudoboehmite nanoparticles. The nanoparticles were obtained by sol-gel process, starting from aluminum nitrate and ammonium hydroxide solutions. The product of synthesis reaction were characterized by Scanning Electron Microscopy (SEM), X-Ray Florescence (XRF), X-Ray Diffraction (XRD), Raman Spectroscopy, specific weight, granulometry average and nitrogen adsorption (BET) analysis, identifying the characteristics of the produced material and eventual adsorbed materials and respective effect on its properties. After the characterization, were verified that the pseudoboehmite nanoparticles adsorbed other chemical agents as iron, potassium, chrome and others.
  • Resumo IPEN-doc 24604
    Nuclear based techniques in multifunctional materials characterization
    2017 - BONTURIM, E.; MAZZOCCHI, V.L.; PARENTEA, C.B.R.; MOREIRA, E.G.; SEO, E.S.M.; FELINTO, M.C.F.C.
    The Nuclear Science and its technologies have provided fundamental tools for the understanding of new chemical and physical properties that help the development of the new age of multifunctional materials such as the Perovskites for photovoltaics and fuel cells, the luminescent oxides for lighting and biomarkers and the thin films in semiconductors. One of the most important parameters that defines key properties of the Perovskites to be applied as the cathode in fuel cells is their crystal structure and its point defects (e.g. oxygen vacancies), which can be determined by neutron diffraction (Fig. 1a). Photonic materials like luminescent nanoparticles, once doped with Rare Earth ions, they can emit light when excited with UV/IR, being used in probing bioassays. In this case, the precise determination of Rare Earth concentration by Instrumental Neutron Activation Analysis (INAA) leads to ensure the desired spectroscopy properties to prepare efficient probing nanoparticles (Fig.1b). Furthermore, nuclear based techniques such as Rutherford Backscattering Spectrometry (RBS) help us in determining the thickness and the elemental composition of thin films (Fig. 1c), which is not usually easy through other conventional techniques. In other words, the nuclear based techniques applied on materials characterization play a key role in providing a solid understanding on the physical and chemical properties of the condensed matter. In summary, this work presents three cases where the use of the Nuclear Techniques improves the characterization of different materials. All the data shown here were collect and published somehow, as indicated below.
  • Resumo IPEN-doc 23321
    Heavy metals presence in lipsticks: investigation of health impacts and their disposal in the environment
    2017 - MAEHATA, P.; SEO, E.S.M.; COTRIM, M.E.B.
    Lip cosmetics are involved in two major discussions: the public health and environmental problems. From this information, we intend to analyze the impact on human health, study the relationship among price, duration and color and investigate what are the possible impacts on the environment, assuming some waste disposal routes. The cosmetics analyzed were lipsticks, divided by brand, price and color. The first analysis was by x-ray fluorescence (XRF). Then, the raw material went through digestion with nitric and hydrochloric acids under heating, and diluted with distilled water, then filtered. The following readings were performed by optical emission spectrometry with inductively coupled plasma (ICP-OES). From the results of the analysis by XRF (found 18 metal elements), the matrix for analysis by ICP-OES is composed of: aluminum, calcium, cadmium, cobalt, chromium, copper, iron, potassium, manganese, nickel, lead, silicon and titanium. Toxic metals have been identified (Ni, Mn, Cd and Cr) in the samples. Although the examined lipsticks showed positive for toxic metals (Pb, Cd, Ni, Cr and Mn), their levels comply with national legislation, regard to limits for cosmetics and foods. However, it is important to note that the cosmetic and food laws have great differences in the limits for heavy metals. The study of disposal for lipsticks showed that even lipsticks that are most used, there is a waste of nearly 1/3 of the product due to the inner package. This information may help in a conscious consumption of lipsticks, including the risk associated with the use of a set of makeups (foundation, eyeshadows, mascara, blush and lipstick) with other cosmetics.
  • Artigo IPEN-doc 23902
    Corn leaf fibers preparation and characterization for composite obtention
    2017 - MOREIRA, T.M.; SEO, E.S.M.
    There is a global trend in seeking plant fibers to replace the synthetic fibers to obtain reinforced composites, aiming the use of renewable resources. In this context, this paper objective is to develop the process of corn leaf fibers preparations , characterize and adapt them for applications in the construction industry. Corn leaves were dried in room temperature, treated by mercerising (chemical process of attack on the fiber surface making it rough); then neutralized with acid solution and washed in running water. The characterization of the corn leaf fibers was performed by X-ray diffraction, X-ray fluorescence Spectrometry, Scanning Electron Microscopy, Thermogravimetry, specific mass and Fourier Transform Infrared Spectrometry. The mercerizing treatment was effective, because the corn fibers have similar characteristics to synthetic fibers, leading to a possibility of new technological uses, besides the application in gas pipe manufacturing.