FERNANDA MARTINS QUEIROZ

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  • Artigo IPEN-doc 20387
    Avaliação do sistema Zn-Cr III-revestimento orgânico por espectroscopia de impedância eletroquímica
    2013 - QUEIROZ, FERNANDA M.; ELSNER, CECILIA I.; TOMACHUK, CELIA R.; DI SARLI, ALEJANDRO R.; COSTA, ISOLDA
    O controle da corrosão de aço eletrogalvanizado empregando soluções à base de sais de Cr VI é amplamente conhecido e estudado. No entanto, pesquisadores vêm buscando alternativas para substituir estes sais já que diretrizes ambientais e industriais exigem que sejam banidos. Os revestimentos de conversão à base de Cr III têm mostrado um desempenho compatível aos baseados em Cr VI. Neste trabalho são utilizadas medidas de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) em NaCl 0,05 mol/L e em Na2SO4 0,1 mol/L, durante o tempo de imersão, para avaliar a resistência à corrosão de aço eletrogalvanizado revestido com tratamento à base de Cr III e pintado com três diferentes revestimentos orgânicos. Os revestimentos orgânicos sãocaracterizados por sua adesão. Os resultados mostram um comportamento semelhante para os três revestimentos e, apesar de uma segunda constante de tempo ter sido observada nos ajustes de EIE, os valores de R2 indicam uma baixa velocidade de corrosão. O sistema Zn – Cr III – revestimento orgânico é compatível ao sistema Zn – Cr VI – revestimento orgânico, para o período de imersão considerado.
  • Resumo IPEN-doc 23664
    Efeito da selagem hidrotérmica com adição de íons Ce (III) na proteção à corrosão da liga de alumínio AA7475-T761 anodizada em banho ácido tartárico-sulfúrico
    2016 - ALMEIDA, THALLIS L.; QUEIROZ, FERNANDA M.; TERADA, MAYSA; COSTA, ISOLDA; CAPELOSSI, VERA R.
    The aluminum alloys of series 7XXX have excellent mechanical properties combined with low density and are often used in the aeronautic industry. However, their susceptibility to localized corrosion requires the use of protective coatings to ensure their long-term life. In the aircraft industry, the anodization process is an effective corrosion control method. Besides, the anodized layer sealing treatment of parts that are not used with coatings, provide further protection. However, both processes, anodization and sealing, generally employ baths containing Cr (VI) ions. These are highly toxic to the environment and carcinogenic. In this work, the AA7475-T761 alloy was anodized in a solution of tartaric-sulfuric acid (TSA) and then the anodic layer was hydrothermally sealed in aqueous solutions, either with or without the addition of Ce (III) ions. The effect of sealing time on the corrosion protection of the anodic layer was investigated for periods of sealing corresponding to 2.5 min, 5 min, 7.5 min and 10 min. The corrosion resistance of the anodized alloy samples was evaluated by electrochemical impedance spectroscopy (EIS) as a function of exposure time to a sodium chloride electrolyte. Higher impedances were associated with anodic layers hydrothermally sealed for 7.5 min and 10 min in Ce (III) ions containing solution. Surface observation was carried out by scanning electron microscopy (SEM) and the results indicated that hydrothermal treatments in solution with Ce (III) ions leads to anodic layers with decreased porosity.
  • Artigo IPEN-doc 23606
    Avaliação da resistência a corrosão intergranular da liga AA2198-T8
    2016 - ARAUJO, J.V.; MACHADO, C.S.C.; MILAGRE, M.X.; QUEIROZ, F.M.; COSTA, I.
    The intergranular corrosion is a form of corrosion which can result in loss of mechanical properties and might lead to rupture of the material. These properties are of fundamental importance for the materials used in aircraft for security reasons. It is important to characterize the intergranular corrosion resistance of materials used in aeronautical applications. This study investigated the intergranular corrosion resistance of the AA2198-T8 alloy that presents copper and lithium as the main alloying elements. The results showed that this alloys is susceptible to this form of corrosion.
  • Artigo IPEN-doc 23605
    Monitoramento da corrosão em ligas de alumínio dissimilares unidas por processo de soldagem por fricção e mistura (FSW) utilizadas no setor aeronáutico
    2016 - BUGARIN, A.F.S.; QUEIROZ, F.M.; TERADA, M.; MELO, H.G. de; COSTA, I.
    The corrosion behavior of the aluminum alloys ( AA2024 -T3 and AA7475 - T761 ) joined by the friction and mixing welding process (FSW) was monitored by immersion test in 10 mM NaCl solution as a function of exposure time to the test solution. The corrosion resistance was also evaluated by a gel test (agar- agar) by means of which the galvanic coupling between the two alloys was observed. The AA2024 alloy acted as the cathode and the AA7475 as the anode of the galvanically coupled pair. The immersion tests showed galvanic coupling in the mixed region (ZM) or nugget. The zone most affected by corrosion was the thermomechanically affected zone (ZTMA) at the interface with the thermally affected one (ZTA) on the side of the AA7475 alloy. At this interface, intergranular corrosion was seen from the first two hours of immersion.
  • Artigo IPEN-doc 23603
    Comparação do comportamento de corrosão da liga convencional AA2024-T351 e da liga Al-Li 2098-T351
    2016 - MILAGRE, M.X.; ARAUJO, J.V.; QUEIROZ, F.M.; MACHADO, C.S.C.; COSTA, I.
    In this work, the localized corrosion behavior of an Al-Li alloy (AA2098-T351) was compared with that of the AA2024-T351 conventional alloy by immersion test in 0.01 mol L-1 NaCl solution. The evolution of localized corrosion in both alloys was monitored by optical microscopy and scanning electron microscopy after several test periods from 2h to 24h. The results showed high susceptibility of the two alloys to pitting from the early hours of immersion. The corrosion mechanism in the two alloys, however, was different. Localized corrosion in the AA2024 alloy was associated with the microcells generation between micrometric precipitates and the matrix leading to superficial attack homogeneously distributed throughout the surface exposed to the corrosive environment. In the AA2098 alloy, however, a severe localized corrosion ascribed in the literature to the presence of phase T1 was also observed besides the localized corrosion type similar to that observed in the AA2024 alloy.
  • Resumo IPEN-doc 13321
  • Artigo IPEN-doc 09486
  • Artigo IPEN-doc 18126
    Avaliação da proteção contra corrosão de aço eletrogalvanizado, passivado com cromo trivalente e pintado: sistema eletrogalvanizado - cromo III - pintura
    2011 - QUEIROZ, FERNANDA M.; ELSNER, CECILIA I.; SARLI, ALEJANDRO R. di; TOMACHUK, CELIA R.; COSTA, ISOLDA
  • Artigo IPEN-doc 18127
  • Tese IPEN-doc 12929
    Estudo do comportamento de corrosao dos intermetalicos presentes na liga AA2024-T3, por meio de tecnicas de microscopia associadas a tecnicas eletroquimicas
    2008 - QUEIROZ, FERNANDA M.
    A liga de alumínio AA2024-T3, amplamente utilizada na indústria aeroespacial, apresenta elevada resistência mecânica conferida pela adição de elementos de liga, principalmente o Cu, que formam precipitados finamente distribuídos e coerentes com a matriz, durante o processo de envelhecimento controlado. No entanto, durante este processo, também se formam intermetálicos (IMs) maiores com composição e atividade eletroquímica diferentes da matriz, tornando a liga altamente suscetível a processos de corrosão localizada. A literatura apresenta diversos trabalhos sobre o estudo da corrosão da AA2024-T3 associada à presença dos IMs, porém, o tema ainda é bastante controverso, e muitos aspectos precisam ser estudados com mais detalhes ou mesmo ainda desvendados. Nos últimos anos, técnicas de microscopia de alta resolução, como a microscopia eletrônica de transmissão (TEM) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), associadas à espectroscopia por energia dispersiva de raios X (EDS) e a microscopia de força atômica (AFM) bem como técnicas eletroquímicas convencionais e localizadas têm auxiliado nestas pesquisas. Na presente tese serão apresentados os resultados dos estudos realizados sobre a corrosão da liga AA 2024-T3 em soluções de cloreto de baixa concentração. A investigação foi realizada aliando as técnicas de caracterização anteriormente descritas com técnicas eletroquímicas tradicionais: acompanhamento do potencial de circuito aberto (OCP) com o tempo, curvas de polarização (CP) e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS) e técnicas com elevado poder de resolução espacial: como a técnica do eletrodo vibratório de varredura (SVET). A caracterização microestrutural confirmou a heterogeneidade dos IMs, e como contribuições principais, evidenciou a existência de fases secundárias (cristalinas ou não) no interior dos próprios IMs e que a matriz da liga nas proximidades dos IMs apresenta microestrutura variável, todos estes aspectos podendo contribuir de maneira sinérgica para o complexo comportamento de corrosão exibido pelos IMs. Além do mais, mostrou-se que na corrosão os IMs estão submetidos a ataque eletroquímico e químico, este último ocasionado por aumento local do pH. Os resultados dos testes eletroquímicos convencionais mostraram que nas condições empregadas no presente estudo a corrosão da liga é dominada pelo comportamento de corrosão dos IMs, e que, dentro deste contexto, o transporte de oxigênio até os sítios catódicos formados pelos IMs, ao invés da concentração de cloretos, parece ser a etapa controladora da velocidade de corrosão. Por outro lado o tratamento da região em altas freqüências dos diagramas de EIS se mostrou um importante aliado na compreensão dos processos que ocorrem na interface quando da corrosão da liga. No que se refere às técnicas localizadas, a viabilidade do uso da técnica do eletrodo vibratório de varredura (SVET) para estudo do início da corrosão na AA2024-T3 foi avaliada e um sistema para aquisição de dados experimentais por espectroscopia de impedância localizada (LEIS) foi montado e validado. A SVET confirmou que a atividade eletroquímica da liga AA2024-T3 se inicia desde os primeiros instantes de imersão do material no eletrólito teste.