CECILIA CHAVES GUEDES E SILVA

Resumo

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Tecnologia Nuclear Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2000) e doutorado em Tecnologia Nuclear Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2005). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais cerâmicos, biomateriais e materiais nucleares. (Texto extraído do Currículo Lattes em 08 out. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo IPEN-doc 29337
    Densificação de cerâmicas de alumina com adição de titanato de neodímio
    2022 - SILVA, P.C.M.; CARVALHO, F.M.S.; GUEDES-SILVA, C.C.
    Muitos aditivos podem ser incorporados à alumina atuando como segunda fase de reforço, com o intuito de melhorar suas propriedades mecânicas. Como óxidos piezoelétricos tendem a aumentar a tenacidade à fratura de materiais frágeis devido ao mecanismo por troca de domínio, esse trabalho visa avaliar o efeito de adições de Nd2Ti2O7 na densificação de cerâmicas de alumina. Assim, amostras de alumina contendo 2,5, 5,0, 7,5, 10,0 e 12,5% em massa de Nd2Ti2O7 foram preparadas por meio de mistura de pós, seguida de sinterização a 1500, 1550 e 1600°C, por 1 hora, ao ar. Após a sinterização, a densidade e porosidade aparentes das amostras foram determinadas pelo método de Arquimedes. Todas as composições atingiram valores superiores a 95% da densidade teórica e porosidade aparente menor que 1%. Observando que maiores teores de Nd2Ti2O7 e menores temperaturas de sinterização favoreceram a densificação da alumina.
  • Resumo IPEN-doc 29335
    Microestrutura e avaliação celular in vitro de cerâmicas de nitreto de silício contendo SiO2, CaO e SrO
    2022 - GUEDES-SILVA, C.C.; FERRAZ, E.P.; VELHO, J.S.R.; CARVALHO, F.M.S.; SILVA, P.C.M.; FERREIRA, T.S.
    Nesse trabalho, cerâmicas de nitreto de silício contendo SiO2, CaO e SrO foram estudadas, visando aplicações na medicina e odontologia. Para tanto, amostras de três diferentes composições contendo 80 % em massa de Si3N4, 10 % em massa de SiO2 e 10 % em massa de CaO e/ou SrO foram preparadas pelo método da mistura de pós. Após a sinterização a 1815 oC por 1 hora em atmosfera de nitrogênio, as amostras foram analisadas quanto à densidade pelo método de Arquimedes, microestrutura por difratometria de raios X e microscopia eletrônica de varredura. A seguir, células tronco-mesenquimais derivadas da medula óssea de ratos foram cultivadas sobre as superfícies dos diferentes grupos e avaliadas quanto à capacidade de diferenciação osteoblástica. Os materiais atingiram valores de densidade acima de 95 % da densidade teórica e uma microestrutura caracterizada pela presença de grãos alongados de ?-Si3N4 dispersos em uma fase amorfa intergranular. Os testes celulares indicaram que as amostras promoveram ambiente fisiológico favorável para a diferenciação osteoblástica, sendo adequadas para uso como biomaterial.
  • Resumo IPEN-doc 23498
    Influência de fases piezoelétricas na tenacidade à fratura da alumina
    2017 - SILVA, PAULA C.M.; GUEDES-SILVA, CECILIA C.
  • Resumo IPEN-doc 22960
    Influência de fases piezolétricas na tenacidade à fratura de alumina
    2016 - SILVA, PAULA C.M.; GUEDES E SILVA, CECILIA C.
  • Resumo IPEN-doc 22798
    Efeito da temperatura de sinterização na microestrutura de compósitos AL2O3/(SR,BA)TIO3
    2016 - SILVA, PAULA C.M.; GUEDES-SILVA, CECILIA C.; CARVALHO, FLAVIO M. de S.; GENOVA, LUIS A.
    Diferentes mecanismos de tenacificação têm sido estudados com o intuito de melhorar a tenacidade à fratura dos materiais cerâmicos. Dentre eles, a utilização de uma segunda fase piezoelétrica como agente de tenacificação em matrizes cerâmicas tem se destacado. Esse trabalho visa obter compósitos de Al2O3/(Sr,Ba)TiO3 por sinterização normal. Primeiramente, pós de (Sr,Ba)TiO3 foram sintetizados pela calcinação de TiO2, CaCO3 e BaCO3 a 1400oC por 4 horas. Composições contendo de 1 a 30% em peso de (Sr,Ba)TiO3 foram moídas, prensadas e sinterizadas entre 1400 e 1500oC por 1 hora ao ar. Amostras sinterizadas nas diferentes condições foram caracterizadas quanto à densidade aparente, fases cristalinas, tamanho e forma dos grãos, e distribuição das fases. Os resultados mostraram que o processo de sinterização normal pode favorecer a densificação do material final e o desenvolvimento de uma microestrutura formada por grãos finos de alumina e fases de diferentes composições, contendo Sr, Ba e Ti, inclusive preservando a fase (Sr,Ba)TiO3.