DAIANE THAIS MENEGUZZO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resumo IPEN-doc 14788
    Edema prevention and treatment by 810nm laser irradiation on lymph nodes
    2009 - MENEGUZZO, D.T.; PALLOTTA, R.; RAMOS, R.; PENNA, P.; MARCOS, R.L.; BJORDAL, J.M.; LOPES MARTINS, R.A.; RIBEIRO, M.S.
  • Resumo IPEN-doc 17782
    Near infrared laser therapy (810nm) on lymph nodes: effects on acute inflammatory process
    2008 - MENEGUZZO, D.T.; PALLOTTA, R.; RAMOS, L.; PENNA, S.; MARCOS, R.L.; TEIXEIRA, S.; MUSCARA, M.N.; BJORDAL, J.M.; LOPES MARTINS, R.A.; RIBEIRO, M.S.
  • Tese IPEN-doc 16070
    Fototerapia com laser em baixa intensidade em processo inflamatorio agudo induzido por carragenina em pata de camundongos - estudos de dosimetria
    2010 - MENEGUZZO, DAIANE T.
    A importância da modulação da inflamação no tratamento de doenças inflamatórias bem como a dificuldade na determinação dos parâmetros de irradiação laser levou-nos a estudar os efeitos de diferentes protocolos de fototerapia com laser em baixa intensidade (potência, energia, local e momento de irradiação) no tratamento e prevenção do processo inflamatório agudo utilizando o modelo experimental de edema de pata induzido por carragenina (CGN) em três linhagens de camundongos (Balb-c, SWISS e C57BL/6). A primeira etapa do trabalho avaliou diferentes combinações de energia (1J e 3J) com diferentes potências (30, 60 e 100mW) em camundongos Balb-c irradiados na pata 1 e 2h após a injeção da CGN. A segunda etapa estudou diferentes combinações de local (pata, linfonodo inguinal e ambos) e momentos de irradiação (2 e 1h antes, 1h e imediatamente antes da CGN, 1 e 2h após e 3,5 e 4,5h após a CGN) utilizando parâmetros de irradiação fixos (1J, 100mW , 35J/cm2, área do spot 0,028cm2). A terceira etapa comparou diferentes linhagens de camundongos (Balb-c e C57Bl/6) nos melhores parâmetros de local e momento encontrados na etapa 2. Em todas as etapas foi avaliada a alteração de volume da pata através da pletismografia e o infiltrado inflamatório por histomorfometria ou análise da mieloperoxidase (MPO). Os resultados mostraram que a fototerapia com laser preveniu e tratou o edema assim como modulou o processo inflamatório com irradiações na pata e no linfonodo inguinal, de acordo com os parâmetros e a linhagem utilizada.
  • Artigo IPEN-doc 18835
    Prevention and treatment of mice paw edema by near-infrared low-level laser therapy on lymph nodes
    2013 - MENEGUZZO, DAIANE T.; LOPES, LUCIANA A.; PALLOTA, RODNEY; SOARES FERREIRA, LEILA; LOPES MARTINS, RODRIGO A.B.; RIBEIRO, MARTHA S.