Desenvolvimento e aplicacao de modelo multidimensional para a avaliacao da qualidade educacional no programa de pos-graduacao stricto sensu do IPEN

dc.contributor.advisorAfonso Rodrigues de Aquinopt_BR
dc.contributor.authorMIORANZA, CLAUDIOpt_BR
dc.coverageNacionalpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T12:27:17Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T13:59:15Z
dc.date.available2014-10-09T12:27:17Zpt_BR
dc.date.available2014-10-09T13:59:15Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior têm se preocupado com a qualidade do produto que oferecem à sociedade e, com o objetivo de conseguir melhores resultados, precisam prestar serviços com alto grau de valor e de qualidade. O caráter inédito deste estudo foi o desenvolvimento de um Modelo Multidimensional para a Avaliação da Qualidade Educacional, denominado MULTQUALED. O modelo foi estruturado a partir de normas e de modelos da qualidade utilizados em outros setores econômicos onde foram criados quatro instrumentos de coleta de dados, contemplando as dimensões organização didático-pedagógica, recursos humanos e infraestrutura, com o objetivo de qualificar e de quantificar ações para a melhoria contínua do processo de gestão da qualidade educacional. A aplicação do modelo ocorreu no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN-CNEN/SP), no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Nuclear. As informações obtidas a partir da aplicação do modelo MULTQUALED evidenciaram fragilidades e aspectos positivos que auxiliarão a tomada de decisões com ações estratégicas, contribuindo com a melhoria contínua da qualidade educacional do programa.pt_BR
dc.description.notasgeraisTese (Doutoramento)pt_BR
dc.description.notasteseIPEN/Tpt_BR
dc.description.teseinstituicaoInstituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SPpt_BR
dc.format.extent386pt_BR
dc.identifier.citationMIORANZA, CLAUDIO. <b>Desenvolvimento e aplicacao de modelo multidimensional para a avaliacao da qualidade educacional no programa de pos-graduacao stricto sensu do IPEN</b>. Orientador: Afonso Rodrigues de Aquino. 2009. 386 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/T.85.2009.tde-11042010-200118">10.11606/T.85.2009.tde-11042010-200118</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9492.
dc.identifier.doi10.11606/T.85.2009.tde-11042010-200118
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9492pt_BR
dc.localSao Paulopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectbrazilian cnenpt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjecteducational facilitiespt_BR
dc.subjectevaluationpt_BR
dc.subjectinformationpt_BR
dc.subjectknowledge managementpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjectnuclear energypt_BR
dc.subjectquality assurancept_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicacao de modelo multidimensional para a avaliacao da qualidade educacional no programa de pos-graduacao stricto sensu do IPENpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and application of multidimensional model for the quality evaluation of graduate-level education in program of the IPENpt_BR
dc.typeTesept_BR
dspace.entity.typePublication
ipen.autorCLAUDIO MIORANZA
ipen.codigoautor6852
ipen.contributor.ipenauthorCLAUDIO MIORANZA
ipen.date.recebimento10-02pt_BR
ipen.identifier.inisS99pt_BR
ipen.identifier.ipendoc14551pt_BR
ipen.identifier.localizacaoT378.2 / M669dpt_BR
ipen.meioeletronicohttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-11042010-200118/pt_BR
ipen.type.genreTese
relation.isAuthorOfPublication207e660e-39bb-4050-9a9f-d858b9153d08
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sigepi.autor.atividadeMIORANZA, CLAUDIO:6852:1010:Spt_BR
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