Programa de radioproteção aplicado aos indivíduos ocupacionalmente expostos na usina piloto do IPEN-CNEN/SP na década de 80 para compostos de urânio natural

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE RADIO 2017
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho evidencia o processamento químico do urânio natural desde a fase “yellowcake” até a produção de hexafluoreto de urânio UF6 natural, processo este realizado na usina piloto do IPEN-CNEN/SP .O gerenciamento de radioproteção tinha por atividades monitorar os indivíduos ocupacionalmente expostos IOEs, o local de trabalho e meio ambiente. Por esta razão desenvolveu-se um programa de monitoração individual para o IOE tanto para irradiações externas quanto para incorporação do material radioativo. Os IOEs eram monitorados externamente com dosímetros tipo filme e internamente aplicou-se o método in vitro para análise de urina. Para o local de trabalho desenvolveu-se o programa de monitoração para equipamentos e pisos determinando a taxa de exposição proveniente dos equipamentos de processo, contaminação superficial expressa em Bq.cm-2 em equipamentos e pisos, complementando com o programa de monitoração do ar tanto para o trabalhador como para o local de trabalho .Utilizou-se filtros de celulose com diâmetro aerodinâmico de 0,3 micra até 8,0 micra.

Como referenciar
SILVA, TERESINHA de M. da; SORDI, GIAN M.A.A.; VASQUES, FRANCISCO M.F. Programa de radioproteção aplicado aos indivíduos ocupacionalmente expostos na usina piloto do IPEN-CNEN/SP na década de 80 para compostos de urânio natural. In: INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE RADIO 2017, September 24-29, 2017, Goiânia, GO. Proceedings... Maringá, PR: Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, 2017. p. 1-5. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28592. Acesso em: 12 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções