Síntese de nanoestruturas de grafeno por esfoliação química de grafite para aplicação em eletrodos de supercapacitores

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2022
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 65-66.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo o estudo de um processo de síntese de nanoestruturas à base de grafeno para aplicação em supercapacitores. Os materiais foram sintetizados a partir do método de esfoliação química (método de Hummers aprimorado por Marcano), seguido de redução química e térmica do óxido de grafeno gerado com ácido ascórbico, forno à vácuo e micro-ondas, respectivamente. Avaliou-se também o efeito da presença de ureia como agente dopante de nitrogênio. Estes materiais foram caracterizados por: análise termogravimétrica, fluorescência de raios X, difração de raios X e microscopia eletrônica de transmissão. Os materiais sintetizados foram utilizados como material ativo para eletrodos de supercapacitores que foram caracterizados eletricamente por voltametria cíclica. Os resultados obtidos indicaram que a metodologia de síntese adotada foi efetiva para obtenção do material desejado, propiciando estabilidade dos supercapacitores. A dopagem de nitrogênio com ureia se mostrou eficiente para aumentar a capacitância desses dispositivos.

Como referenciar
SILVA, D.V.; USSUI, V.; SOUZA, R.F.B. de; OLIVEIRA NETO, A.; OTUBO, L.; FARIA JUNIOR, R.N.; LAZAR, D.R.R. Síntese de nanoestruturas de grafeno por esfoliação química de grafite para aplicação em eletrodos de supercapacitores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 65-66., 6-9 de junho, 2022, Águas de Lindóia, SP. Anais... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Cerâmica - ABCERAM, 2022. p. 559-570. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33709. Acesso em: 07 Jun 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções