Estrutura de servicos do conhecimento em Parques Cientificos e Tecnologicos - incrementando a relacao - empresa - universidade - centro de pesquisa

dc.contributor.advisorDesiree Moraes Zouainpt_BR
dc.contributor.authorMAGALHAES, ADRIANA B.V.B.pt_BR
dc.coverageNacionalpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T12:26:30Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T14:04:06Z
dc.date.available2014-10-09T12:26:30Zpt_BR
dc.date.available2014-10-09T14:04:06Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe um modelo de Estrutura de Serviços do Conhecimento aplicável aos Parques Científicos e Tecnológicos e direcionados às micro, pequenas e médias empresas, de maneira a otimizar a relação empresa universidade centros de pesquisa. A idéia surgiu a partir de leituras e estudos relativos aos parques científicos e tecnológicos e à observação de uma lacuna do conhecimento: não estavam disponíveis trabalhos acadêmicos que modelassem estruturas de serviços de apoio à relação empresa universidade - centros de pesquisa em Parques Científicos e Tecnológicos. A metodologia utilizada na pesquisa foi: estudos exploratórios complementados por pesquisa ação. Foram determinadas cinco dimensões de análise (serviços do conhecimento, desenvolvimento de negócios, serviços comuns, expansão de área, e imagem/visibilidade); com base nas dimensões definidas foi elaborado o instrumento de pesquisa e aplicado na forma de e-survey; o questionário foi respondido por gestores de Parques Científicos e Tecnológicos de diversos países (Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, China, Brasil, Turquia e Uruguai). Alguns dos parques estudados, europeus, foram visitados (o que complementou a última fase da pesquisa-ação). Após apresentação, análise e discussão dos resultados, foi formulado o modelo conceitual de estrutura de serviços do conhecimento para Parques Científicos e Tecnológicos. Durante a etapa de formulação do modelo, uma breve discussão sobre a importância do conhecimento e do atendimento das necessidades do cliente, implicou na inclusão de uma interface-cliente no modelo final.pt_BR
dc.description.notasgeraisTese (Doutoramento)pt_BR
dc.description.notasteseIPEN/Tpt_BR
dc.description.teseinstituicaoInstituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SPpt_BR
dc.format.extent253pt_BR
dc.identifier.citationMAGALHAES, ADRIANA B.V.B. <b>Estrutura de servicos do conhecimento em Parques Cientificos e Tecnologicos - incrementando a relacao - empresa - universidade - centro de pesquisa</b>. Orientador: Desiree Moraes Zouain. 2009. 253 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/T.85.2009.tde-06072009-134613">10.11606/T.85.2009.tde-06072009-134613</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9398.
dc.identifier.doi10.11606/T.85.2009.tde-06072009-134613
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9398pt_BR
dc.localSao Paulopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjecttechnology transferpt_BR
dc.subjecttechnology impactspt_BR
dc.subjecteconomic developmentpt_BR
dc.subjecteducational facilitiespt_BR
dc.subjectregional cooperationpt_BR
dc.subjectorganizational modelspt_BR
dc.subjectmanagementpt_BR
dc.subjectknowledge managementpt_BR
dc.titleEstrutura de servicos do conhecimento em Parques Cientificos e Tecnologicos - incrementando a relacao - empresa - universidade - centro de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge services in science & technology improving the university/research centre-company relationshippt_BR
dc.typeTesept_BR
dspace.entity.typePublication
ipen.autorADRIANA BRAZ VENDRAMINI BICCA MAGALHAES
ipen.codigoautor709
ipen.contributor.ipenauthorADRIANA BRAZ VENDRAMINI BICCA MAGALHAES
ipen.date.recebimento09-06pt_BR
ipen.identifier.inisS99pt_BR
ipen.identifier.ipendoc13882pt_BR
ipen.identifier.localizacaoT621.35 / M188ept_BR
ipen.meioeletronicohttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-06072009-134613/pt_BR
ipen.type.genreTese
relation.isAuthorOfPublicationfff6b8ec-41de-4980-a066-1a2aedcab92a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfff6b8ec-41de-4980-a066-1a2aedcab92a
sigepi.autor.atividadeMAGALHAES, ADRIANA B.V.B.:709:1330:Spt_BR
Coleções