Social representations of ETEC teachers about nuclear technology

dc.contributor.authorAYLLON, RAFAELLA M.pt_BR
dc.contributor.authorSEMMLER, RENATOpt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, DENISE M. dospt_BR
dc.contributor.authorFARIAS, LUCIANA A.pt_BR
dc.contributor.authorSILVA, PAULO S.C.pt_BR
dc.coverageNacionalpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T15:41:54Z
dc.date.available2022-12-20T15:41:54Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo que visa compreender a representação social da tecnologia nuclear feita por um grupo de professores e coordenadores de Escolas Técnicas Públicas (ETEC) do estado de São Paulo. Após este grupo ter participado em palestras ministradas por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que incluíram visitas ao Instituto e ao Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. O estudo foi realizado por meio de questionários semiestruturados. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos participantes, a representação social da tecnologia nuclear mudou positivamente após um evento de três dias, mesmo que eles já tivessem algum conhecimento sobre o assunto. Também foi possível detectar alguns erros conceituais e corrigi-los, evidenciando que o contato técnico mais próximo foi fundamental para essa mudança.pt_BR
dc.format.extent157-168pt_BR
dc.identifier.citationAYLLON, RAFAELLA M.; SEMMLER, RENATO; SANTOS, DENISE M. dos; FARIAS, LUCIANA A.; SILVA, PAULO S.C. Social representations of ETEC teachers about nuclear technology. <b>Revista Ciências & Ideias</b>, v. 13, n. 2, p. 157-168, 2022. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993">10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512.
dc.identifier.doi10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993pt_BR
dc.identifier.fasciculo2pt_BR
dc.identifier.issn2176-1477pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-7733-0153pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9351-9201
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7733-0153
dc.identifier.percentilfiSem Percentilpt_BR
dc.identifier.percentilfiCiteScoreSem Percentil CiteScorept_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512
dc.identifier.vol13pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ciências & Ideiaspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjecteducation
dc.subjectlearning
dc.subjectnuclear power
dc.subjecteducational tools
dc.subjectsocial impact
dc.titleSocial representations of ETEC teachers about nuclear technologypt_BR
dc.title.alternativeRepresentações sociais de professores de ETEC sobre tecnologia nuclearpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dspace.entity.typePublication
ipen.autorPAULO SERGIO CARDOSO DA SILVA
ipen.autorRENATO SEMMLER
ipen.autorRAFAELLA MENEZES AYLLON
ipen.codigoautor2777
ipen.codigoautor833
ipen.codigoautor11425
ipen.contributor.ipenauthorPAULO SERGIO CARDOSO DA SILVA
ipen.contributor.ipenauthorRENATO SEMMLER
ipen.contributor.ipenauthorRAFAELLA MENEZES AYLLON
ipen.date.recebimento22-12
ipen.identifier.fiSem F.I.pt_BR
ipen.identifier.fiCiteScoreSem CiteScorept_BR
ipen.identifier.ipendoc29146pt_BR
ipen.type.genreArtigo
relation.isAuthorOfPublicationaa898df6-ea14-482c-bc29-b45954bb0542
relation.isAuthorOfPublicationf95a9324-04eb-409b-86b2-97eaa10134f2
relation.isAuthorOfPublicationc8b28fe6-a7e8-4353-9b7f-9e4394945f3a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc8b28fe6-a7e8-4353-9b7f-9e4394945f3a
sigepi.autor.atividadeSILVA, PAULO S.C.:2777:310:Npt_BR
sigepi.autor.atividadeSEMMLER, RENATO:833:310:Npt_BR
sigepi.autor.atividadeAYLLON, RAFAELLA M.:11425:320:Spt_BR
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
29146.pdf
Tamanho:
635.79 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Coleções