Social representations of ETEC teachers about nuclear technology
dc.contributor.author | AYLLON, RAFAELLA M. | pt_BR |
dc.contributor.author | SEMMLER, RENATO | pt_BR |
dc.contributor.author | SANTOS, DENISE M. dos | pt_BR |
dc.contributor.author | FARIAS, LUCIANA A. | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, PAULO S.C. | pt_BR |
dc.coverage | Nacional | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T15:41:54Z | |
dc.date.available | 2022-12-20T15:41:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo que visa compreender a representação social da tecnologia nuclear feita por um grupo de professores e coordenadores de Escolas Técnicas Públicas (ETEC) do estado de São Paulo. Após este grupo ter participado em palestras ministradas por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que incluíram visitas ao Instituto e ao Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. O estudo foi realizado por meio de questionários semiestruturados. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos participantes, a representação social da tecnologia nuclear mudou positivamente após um evento de três dias, mesmo que eles já tivessem algum conhecimento sobre o assunto. Também foi possível detectar alguns erros conceituais e corrigi-los, evidenciando que o contato técnico mais próximo foi fundamental para essa mudança. | pt_BR |
dc.format.extent | 157-168 | pt_BR |
dc.identifier.citation | AYLLON, RAFAELLA M.; SEMMLER, RENATO; SANTOS, DENISE M. dos; FARIAS, LUCIANA A.; SILVA, PAULO S.C. Social representations of ETEC teachers about nuclear technology. <b>Revista Ciências & Ideias</b>, v. 13, n. 2, p. 157-168, 2022. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993">10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512. | |
dc.identifier.doi | 10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993 | pt_BR |
dc.identifier.fasciculo | 2 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-1477 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-7733-0153 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9351-9201 | |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7733-0153 | |
dc.identifier.percentilfi | Sem Percentil | pt_BR |
dc.identifier.percentilfiCiteScore | Sem Percentil CiteScore | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512 | |
dc.identifier.vol | 13 | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Ciências & Ideias | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | education | |
dc.subject | learning | |
dc.subject | nuclear power | |
dc.subject | educational tools | |
dc.subject | social impact | |
dc.title | Social representations of ETEC teachers about nuclear technology | pt_BR |
dc.title.alternative | Representações sociais de professores de ETEC sobre tecnologia nuclear | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipen.autor | PAULO SERGIO CARDOSO DA SILVA | |
ipen.autor | RENATO SEMMLER | |
ipen.autor | RAFAELLA MENEZES AYLLON | |
ipen.codigoautor | 2777 | |
ipen.codigoautor | 833 | |
ipen.codigoautor | 11425 | |
ipen.contributor.ipenauthor | PAULO SERGIO CARDOSO DA SILVA | |
ipen.contributor.ipenauthor | RENATO SEMMLER | |
ipen.contributor.ipenauthor | RAFAELLA MENEZES AYLLON | |
ipen.date.recebimento | 22-12 | |
ipen.identifier.fi | Sem F.I. | pt_BR |
ipen.identifier.fiCiteScore | Sem CiteScore | pt_BR |
ipen.identifier.ipendoc | 29146 | pt_BR |
ipen.type.genre | Artigo | |
relation.isAuthorOfPublication | aa898df6-ea14-482c-bc29-b45954bb0542 | |
relation.isAuthorOfPublication | f95a9324-04eb-409b-86b2-97eaa10134f2 | |
relation.isAuthorOfPublication | c8b28fe6-a7e8-4353-9b7f-9e4394945f3a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c8b28fe6-a7e8-4353-9b7f-9e4394945f3a | |
sigepi.autor.atividade | SILVA, PAULO S.C.:2777:310:N | pt_BR |
sigepi.autor.atividade | SEMMLER, RENATO:833:310:N | pt_BR |
sigepi.autor.atividade | AYLLON, RAFAELLA M.:11425:320:S | pt_BR |