Emprego de radiação ionizante em efluente de tingimento têxtil com o corante Reactive Black 5 para a avaliação da cor e da toxicidade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2022
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 19.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Os corantes reativos são os mais empregados no tingimento da fibra de algodão, e se destacam por sua estabilidade química e pelos altos índices de solidez da cor do substrato têxtil. Entretanto, a concentração de corante hidrolisado presente no banho após o tingimento pode chegar a 60% e, somados aos demais compostos orgânicos utilizados, acarretam águas residuais fortemente coloridas e com alta carga de contaminantes. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a redução da cor e da toxicidade aguda de efluente sintético de tingimento têxtil com o corante Reactive Black 5. O efluente têxtil foi irradiado por meio de acelerador de elétrons, nas doses de 2,5 kGy, 5,0 kGy, 7,5 kGy e 10 kGy, e submetido a análises de toxicidade aguda com o microcrustáceo Daphnia similis e de absorbância, por espectrofotometria visível. Os ensaios de toxicidade aguda apontaram elevada toxicidade do efluente, com valores de CE50 abaixo de 1%. A máxima absorbância do efluente bruto em 590 nm foi de 1,67. O emprego da radiação ionizante por feixe de elétrons proporcionou a redução de 20,69% da toxicidade do efluente na dose de 5 kGy e redução da cor acima de 90%, a partir de 2,5 kGy. A radiação ionizante por feixe de elétrons se mostrou eficaz no tratamento do efluente estudado, para a redução da cor e da toxicidade.

Como referenciar
MELO, CAMILA G.; ROSA, JORGE M.; SILVA, LEONARDO G. de A. e; PEREIRA, MARIA da C.C. Emprego de radiação ionizante em efluente de tingimento têxtil com o corante Reactive Black 5 para a avaliação da cor e da toxicidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 19., 20-22 de setembro, 2022, Poços de Caldas, MG. Anais... Muzambinho, MG: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, 2022. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33521. Acesso em: 11 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções