Resistência à corrosão das ligas de alumínio AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por fricção e mistura
dc.contributor.advisor | Isolda Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | VIVEIROS, BARBARA V.G. de | pt_BR |
dc.coverage | Nacional | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-24T01:06:22Z | |
dc.date.available | 2020-10-24T01:06:22Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | As ligas de alumínio mais comumente usadas na indústria aeronáutica são as das séries 2XXX e 7XXX, devido às suas boas propriedades mecânicas relacionadas à adição de elementos de liga que levam ao endurecimento. Algumas partes das aeronaves envolvem o uso de ligas de ambas as séries unidas por rebites, uma vez que as liga de alumínio apresentam baixa soldabilidade. O uso de rebites resulta em um aumento significativo no peso das aeronaves. Uma alternativa ao uso de rebites é soldar as ligas por soldagem por fricção e mistura, FSW. Pelo uso dessa técnica, os materiais não atingem seu ponto de fusão. No entanto, o FSW leva a alterações na microestrutura devido à deformação plástica em altas temperaturas às quais as ligas de alumínio são expostas a esse processo de soldagem. Isso causa alterações na resistência mecânica e na resistência à corrosão dessas ligas. Neste trabalho, a resistência à corrosão das ligas AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por FSW foi investigada usando soluções contendo cloreto. A solda produziu zonas com diferentes microestruturas nas duas ligas. Essas zonas são conhecidas como: zona termicamente afetada (ZTA), zona termomecanicamente afetada (ZTMA) e zona de mistura (ZM). Foram estudadas a resistência à corrosão e a microestrutura das ligas como recebidas. A microdureza foi obtida na seção transversal e na superfície superior da solda, e as medidas identificaram diferenças significativas entre as zonas. A caracterização da resistência à corrosão foi realizada por ensaios eletroquímicos, pela técnica de visualização em gel e ensaios de imersão. As técnicas eletroquímicas locais utilizadas neste estudo foram a técnica de varredura do eletrodo vibratório (SVET) e a técnica de varredura do eletrodo seletivo de íons (SIET). Os resultados mostraram que a zona mais ativa eletroquimicamente, na seção transversal das ligas soldadas, foi a ZTMA. Esta zona correspondeu à transição entre as duas ligas. Para a superfície superior das ligas soldadas, a zona mais ativa eletroquimicamente correspondeu à transição entre as zonas ZTMA e ZTA na liga AA7050. A alta atividade eletroquímica nessa última zona foi relacionada à formação de precipitados de endurecimento na ZTA do AA7050, enquanto na seção transversal, a alta atividade foi devida ao acoplamento galvânico entre as duas ligas. No acoplamento galvânico, a liga AA7050 atuou como ânodo e a AA2050, como cátodo. Quando as duas ligas, AA2050 e AA7050, foram expostas separadamente às soluções 0,005 mol.L-1 de NaCl ou 3,5% (massa) de NaCl e testadas por técnicas eletroquímicas localizadas e por ensaios de imersão, a liga AA2050 apresentou maior atividade eletroquímica em comparação com a liga AA7050, devido ao maior teor de precipitados micrométricos na liga AA2050. Esta última liga foi protegida catodicamente quando acoplada à liga AA7050. | pt_BR |
dc.description.notasgerais | Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) | pt_BR |
dc.description.notastese | IPEN/D | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipID | CAPES:88882.333427/2019-01 | pt_BR |
dc.description.teseinstituicao | Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP | pt_BR |
dc.format.extent | 123 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VIVEIROS, BARBARA V.G. de. <b>Resistência à corrosão das ligas de alumínio AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por fricção e mistura</b>. Orientador: Isolda Costa. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/D.85.2020.tde-14092020-114646">10.11606/D.85.2020.tde-14092020-114646</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31493. | |
dc.identifier.doi | 10.11606/D.85.2020.tde-14092020-114646 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31493 | |
dc.local | São Paulo | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | mechanical properties | |
dc.subject | microhardness | |
dc.subject | thermal degradation | |
dc.subject | metallurgical flux | |
dc.subject | corrosion resistance | |
dc.subject | friction welding | |
dc.subject | stirring | |
dc.subject | aluminium alloys | |
dc.subject | probes | |
dc.subject | scanning tunneling microscopy | |
dc.subject | electrodes | |
dc.subject | signal conditioners | |
dc.subject | electrochemical coating | |
dc.subject | heat affected zone | |
dc.title | Resistência à corrosão das ligas de alumínio AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por fricção e mistura | pt_BR |
dc.title.alternative | Corrosion resistance in aluminum alloys AA2050-T84 and AA7050-T7451 welded by friction stir welding | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dspace.entity.type | Publication | |
ipen.autor | BARBARA VICTORIA GONCALVES DE VIVEIROS | |
ipen.codigoautor | 14576 | |
ipen.contributor.ipenauthor | BARBARA VICTORIA GONCALVES DE VIVEIROS | |
ipen.date.recebimento | 20-10 | |
ipen.identifier.ipendoc | 27261 | pt_BR |
ipen.meioeletronico | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14092020-114646/pt-br.php | pt_BR |
ipen.type.genre | Dissertação | |
relation.isAuthorOfPublication | e4701c35-88f9-4946-ba95-d4a22c27ad9e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e4701c35-88f9-4946-ba95-d4a22c27ad9e | |
sigepi.autor.atividade | VIVEIROS, BARBARA V.G. de:14576:730:S | pt_BR |
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