Processamento e caracterização de EVA com adição de celulose

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2017
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 14.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O copolímero poli[(etileno)-co-(acetato de vinila)] (EVA) é utilizado principalmente com o objetivo de melhorar a resistência mecânica, a processabilidade, a resistência ao impacto e as propriedades de isolamento e transparência, sobretudo em embalagens coextrusadas para produtos alimentícios, filmes térmicos, embalagens para produtos refrigerados e congelados. O EVA reforçado com 1 % de celulose foi processado por extrusão, utilizando-se uma extrusora dupla-rosca. As amostras de EVA e do compósito EVA/Celulose foram caracterizadas por meio das análises de DSC, TG, MEV e ensaios de resistência à tração. Os resultados mostraram alterações significativas nas propriedades mecânicas e térmicas do EVA reforçado com celulose, quando comparadas às propriedades do EVA puro.

Como referenciar
SEIXAS, MARCUS V. de S.; MOURA, ESPERIDIANA A.B.; WIEBECK, HELIO. Processamento e caracterização de EVA com adição de celulose. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLIMEROS, 14., 22-26 de outubro, 2017, Águas de Lindóia, SP. Anais... p. 2234-2238. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29082. Acesso em: 06 Jun 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções