Simulação com programas computacionais de desempenho do combustível em regimes permanente e transiente de varetas combustíveis de aço inoxidável austenítico

dc.contributor.advisorAntonio Teixeira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorGOMES, DANIEL de S.
dc.coverageNacionalpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-20T19:46:12Z
dc.date.available2015-02-20T19:46:12Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.description.abstractA causa imediata do acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi de março de 2011 foi o derretimento do núcleo do reator. Durante este processo, o zircônio do revestimento do combustível reagiu com a água, produzindo uma grande quantidade de hidrogênio. Esse hidrogênio, combinado com os materiais radioativos voláteis, vazou do vaso de contenção e entrou no edifício de reator, resultando em explosões. No passado, o aço inoxidável foi utilizado como revestimento em muitos reatores de água pressurizada (PWR), e seu desempenho sob irradiação foi excelente; entretanto, o aço inoxidável foi substituído por uma liga à base de zircônio como material de revestimento, principalmente devido à sua mais baixa seção de choque de absorção de nêutrons. Hoje, o revestimento de aço inoxidável aparece novamente como uma possível solução para problemas de segurança relacionados a explosão e a produção de hidrogênio. O objetivo desta tese de doutorado é discutir o desempenho sob irradiação de varetas combustíveis usando aço inoxidável como material de revestimento. Os resultados mostram que varetas de aço inoxidável exibem temperaturas mais baixas no combustível e maiores larguras da folga pastilha-revestimento do que as varetas revestidas por Zircaloy e essa folga não fecha durante a irradiação. O desempenho térmico das duas varetas combustíveis é muito semelhante, e a penalidade de maior absorção de nêutrons em razão do uso de aço inoxidável pode ser compensada pela combinação de um pequeno aumento no enriquecimento do U-235 e modificações no tamanho do espaçamento entre as varetas combustíveis.pt_BR
dc.description.notasgeraisTese (Doutorado em Tecnologia Nuclear)pt_BR
dc.description.notasteseIPEN/Tpt_BR
dc.description.teseinstituicaoInstituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SPpt_BR
dc.format.extent158pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, DANIEL de S. <b>Simulação com programas computacionais de desempenho do combustível em regimes permanente e transiente de varetas combustíveis de aço inoxidável austenítico</b>. Orientador: Antonio Teixeira e Silva. 2014. 158 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/T.85.2014.tde-19032014-155135">10.11606/T.85.2014.tde-19032014-155135</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/23493.
dc.identifier.doi10.11606/T.85.2014.tde-19032014-155135
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2181-8704
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/23493
dc.localSão Paulopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectfuel elements
dc.subjectfuel rods
dc.subjectaustenitic steels
dc.subjectstainless steels
dc.subjectcoatings
dc.subjectpellets
dc.subjectneutron absorbers
dc.subjectcomputerized simulation
dc.titleSimulação com programas computacionais de desempenho do combustível em regimes permanente e transiente de varetas combustíveis de aço inoxidável austeníticopt_BR
dc.title.alternativeComputer simulation programs with performance fuel systems permanent and transient fuel rods stainless steel austeniticpt_BR
dc.typeTesept_BR
dspace.entity.typePublication
ipen.autorDANIEL DE SOUZA GOMES
ipen.codigoautor7670
ipen.contributor.ipenauthorDANIEL DE SOUZA GOMES
ipen.date.recebimento15-02pt_BR
ipen.identifier.ipendoc20536pt_BR
ipen.identifier.localizacaoT621.039.546 / G633s
ipen.meioeletronicohttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-19032014-155135/pt-br.php
ipen.type.genreTese
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sigepi.autor.atividadeGOMES, DANIEL DE S.:7670:420:S
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