Águas residuais de tingimentos têxteis por processo convencional e após tratamento e reutilização

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2022
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 19.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
A indústria têxtil é destaque mundial, tanto por sua importância econômica, quanto pelas questões ambientais relacionadas à sua cadeia produtiva. As águas residuais provenientes de tingimentos com corantes reativos, possuem características complexas que comprometem os corpos d’água receptores e, consequentemente, a sobrevivência dos organismos aquáticos. Neste contexto, o estudo contemplou a realização de cinco tingimentos consecutivos, usando efluente tratado em cada etapa. Todos os tratamentos fotoquímicos obtiveram Decaimento Absorciométrico (DA) acima de 90%, permitindo que o efluente fosse reaproveitado em novos tingimentos desde o primeiro até o último efluente tratado. No processo proposto, a taxa de Carbono Orgânico Total (COT) obtida após cinco tingimentos consecutivos com o efluente tratado foi de 34 mg L-1, em comparação aos 435 mg L-1 do efluente obtido após cinco processos convencionais. A Salinidade do efluente final obtida pelo processo proposto foi de 2,34 g L-1 de NaCl, comparada a concentração de 25 g L-1 apresentada no efluente pelo processo convencional. O consumo médio de água para um tingimento de algodão de um quilograma, pelo processo proposto, foi de aproximadamente 24 litros, em comparação aos 70 litros consumidos pelo processo convencional. No entanto, o efluente tratado apresentou valores de toxicidade < 6,25% (CE50, com intervalo de confiança de 95%) contra 10,25% do efluente bruto (sem tratamento). A concentração mediana, que causou a imobilidade dos organismos expostos, indicou a maior sensibilidade do microcrustáceo Daphnia similis ao efluente tratado.

Como referenciar
MELO, CAMILA G.; BORRELY, SUELI I.; ROSA, JORGE M.; PEREIRA, MARIA da C.C. Águas residuais de tingimentos têxteis por processo convencional e após tratamento e reutilização: avaliação de parâmetros físico-químicos e de toxicidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 19., 20-22 de setembro, 2022, Poços de Caldas, MG. Anais... Muzambinho, MG: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, 2022. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33520. Acesso em: 11 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções