STC-MOX-Th

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Internacional de Ciências
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O trabalho trata da criação de um programa elaborado em ambiente MATLAB que calcula os limites térmicos de projeto de um típico reator a água pressurizada (PWR), que é a temperatura central da pastilha combustível e a taxa de ebulição nucleada (DNBR). Outras distribuições de temperatura e grandezas hidrodinâmicas do líquido refrigerante, como a entalpia e a queda de pressão também são calculadas. O código possui peculiaridades, como o fato de permitir cálculos com combustíveis de UO2 puro e proporções do óxido misto de Urânio/Tório - MOX (U,Th). Estas, além da sua interface amigável com o usuário provam que o código pode ser utilizado em trabalhos de pesquisa , bem como em disciplinas de graduação e pós graduação voltadas ao estudo de termo-hidráulica de reatores nucleares em cursos de graduação e pós graduação de engenharia (nuclear e/ou da energia) espalhados pelos país, como no caso do curso de graduação de Engenharia de Energia da Universidade Federal do ABC, onde é uma disciplina optativa. Para a validação do código foram utilizados dados do reator AP-1000 da Westinghouse. O programa se apresentou com comportamento físico dentro do esperado para o modelo, gerando resultados confiáveis para eventuais projetos de reatores (validado com dados experimentais e outros programas), bem como propicia a alunos uma experiência diferenciada dentro da aprendizagem dos conceitos empregados na área, uma vez que o programa permite uma análise mais profunda de determinados conceitos na área de termo-hidráulica que dentro da aula expositiva e com exercícios convencionais não poderiam ser explorados.

Como referenciar
SANTOS, THIAGO A. dos; STEFANI, GIOVANNI L. de. STC-MOX-Th: um novo código termo-hidráulico para pesquisa e ensino. Revista Internacional de Ciências, v. 10, n. 2, p. 3-22, 2020. DOI: 10.12957/ric.2020.46816. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31996. Acesso em: 11 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções