Análise experimental de velocidade crítica em elemento combustível tipo placa plana para reatores nucleares de pesquisa

dc.contributor.advisorDelvonei Alves de Andradept_BR
dc.contributor.authorCASTRO, ALFREDO J.A. de
dc.coverageNacionalpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-17T17:27:31Z
dc.date.available2017-11-17T17:27:31Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.description.abstractOs elementos de combustível de um reator nuclear de pesquisa tipo MTR (\"Material Testing Reactor\") são, em sua grande maioria, formados por placas de combustível revestidas com alumínio contendo no cerne silicileto de urânio (U3Si2) disperso em matriz de alumínio. Essas placas possuem espessura da ordem de milímetros e comprimentos muito maiores em relação à sua espessura. Elas são dispostas paralelamente no conjunto que forma o elemento combustível, de maneira a formar canais entre elas com poucos milímetros de espessura, por onde escoa o fluido de refrigeração (água leve ou água pesada). Essa configuração, associada à necessidade de um escoamento com altas vazões para garantir o resfriamento das placas em operação, pode gerar problemas de falhas mecânicas das placas de combustível devido às vibrações induzidas pelo escoamento nos canais e, consequentemente, acidentes de proporções graves no caso de velocidade crítica que possa gerar o colapso das placas. Embora não haja ruptura das placas de combustível durante o colapso, as deflexões permanentes excessivas das placas podem causar bloqueio do canal de escoamento no núcleo do reator e levar ao superaquecimento nas placas. Para este trabalho, foram desenvolvidas uma bancada experimental com capacidade para altas vazões volumétricas (Q=100 m3/h) e uma seção de testes que simula um elemento combustível do tipo placa com três canais de resfriamento. A seção de testes foi construída com placas de alumínio e acrílico e foi instrumentada com sensores de deformação, sensores de pressão, um acelerômetro e um tubo de pitot. As dimensões da seção de testes foram baseadas nas dimensões do Elemento Combustível do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), cujo projeto está sendo coordenado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN. Os experimentos realizados alcançaram o objetivo de chegar à condição de velocidade crítica de Miller com o colapso das placas. A velocidade crítica foi atingida com 14,5 m/s levando a consequente deformação plástica das placas que formam o canal do escoamento. O canal central na entrada da seção de testes apresentou uma abertura de 3 mm em seu centro, causando um grande bloqueio do escoamento nos canais laterais. Este comportamento foi v constatado visualmente durante a desmontagem da seção de testes, ilustrado e discutido na análise de resultados apresentado neste trabalho. O bloqueio dos canais também foi observado por meio de gráficos de queda de pressão e por gráficos das deformações da entrada, centro e saída das placas contra a velocidade média da seção de testes. Observou-se uma queda da resistência hidráulica da seção de testes devido ao aumento da seção transversal de escoamento no canal central e um aumento exponencial das deformações quando da ocorrência da velocidade crítica. Comparativamente, o valor experimental obtido para velocidade crítica na seção de testes foi da ordem de 85% do valor obtido por cálculo com a expressão teórica de Miller. Os experimentos realizados permitiram um melhor entendimento da interação fluido estrutura em elementos de combustível tipo placa como: valores de frequências de vibrações naturais, instabilidade fluido elástica e desenvolvimento de técnicas para a detecção de valores de velocidade crítica.pt_BR
dc.description.notasgeraisTese (Doutorado em Tecnologia Nuclear)pt_BR
dc.description.notasteseIPEN/Tpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIDCNPq:481193/2012-0
dc.description.teseinstituicaoInstituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SPpt_BR
dc.format.extent102pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, ALFREDO J.A. de. <b>Análise experimental de velocidade crítica em elemento combustível tipo placa plana para reatores nucleares de pesquisa</b>. Orientador: Delvonei Alves de Andrade. 2017. 102 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/T.85.2017.tde-23052017-160724">10.11606/T.85.2017.tde-23052017-160724</a>. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28022.
dc.identifier.doi10.11606/T.85.2017.tde-23052017-160724
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28022
dc.localSão Paulopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectfuel elementspt_BR
dc.subjectfuel platespt_BR
dc.subjectheatingpt_BR
dc.subjectreactor corespt_BR
dc.subjectresearch reactorspt_BR
dc.subjectcritical velocitypt_BR
dc.subjectmiller indicespt_BR
dc.subjectpressure dependencept_BR
dc.subjectpressure droppt_BR
dc.subjecthydraulic control devicespt_BR
dc.subjectflow blockagept_BR
dc.subjectexperiment planningpt_BR
dc.subjectexperiment resultspt_BR
dc.titleAnálise experimental de velocidade crítica em elemento combustível tipo placa plana para reatores nucleares de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeExperimental analysis of critical velocity in flat plate fuel element for nuclear research reactorspt_BR
dc.typeTesept_BR
dspace.entity.typePublication
ipen.autorALFREDO JOSE ALVIM DE CASTRO
ipen.codigoautor1255
ipen.contributor.ipenauthorALFREDO JOSE ALVIM DE CASTRO
ipen.date.recebimento17-11pt_BR
ipen.identifier.ipendoc23339pt_BR
ipen.meioeletronicohttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-23052017-160724/pt-br.phppt_BR
ipen.type.genreTese
relation.isAuthorOfPublicationaf144b86-4313-42af-ba10-fcebb8fa4463
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sigepi.autor.atividadeCASTRO, ALFREDO J.A. DE:1255:420:Spt_BR
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