Guideline para gerenciamento de resíduos em radiofarmácia hospitalar com sistema gerador de 68Ge/68Ga

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2023
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA NUCLEAR, 37.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O gerador de 68Ge/68Ga é um sistema portátil de produção do radionuclídeo Gálio-68 utilizado no preparo de radiofármacos para medicina nuclear com tecnologia PET. Ganhou popularidade nos últimos anos devido ao potencial promissor para diversas aplicações diagnósticas, como diagnóstico de tumores neuroendócrinos (DOTATOC-68Ga) e câncer de próstata (PSMA-68Ga). A importância e o número de serviços licenciados para uso desta tecnologia vêm aumentando, mas existem poucos documentos técnicos que orientem sobre o gerenciamento de resíduos provenientes desse sistema em radiofarmácia hospitalar. O presente trabalho teve como objetivo promover o uso seguro do sistema gerador de 68Ge/68Ga através da criação de um guideline que aborda o gerenciamento de resíduos desde a classificação, segregação, acondicionamento, disposição final e tratamento de todos os tipos de resíduos em radiofarmácia hospitalar. Para elaboração deste guideline foi realizada uma revisão da literatura em revistas científicas disponíveis em plataformas on-line e legislações da área. Para definição do formato e conteúdo do guideline foram consultados 15 documentos em formato de guia destinados às instalações radiativa e nucleares tendo como autoria órgãos, agências e revistas científicas internacionais. A partir dessas referências, foi estabelecido que cada guideline deveria conter os seguintes elementos: título, data, autores, escopo, sumário, introdução, conteúdo específico, conflito de interesse e referências bibliográficas. Este guideline apresentou os resíduos que podem ser gerados na rotina de uma radiofarmácia hospitalar com sistema gerador de 68Ge/68Ga. Além dos rejeitos radioativos, os resíduos podem ser infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfuro cortante e, na maioria das vezes, se enquadram em mais de um grupo ao mesmo tempo. Diante disso, é essencial que o programa de gerenciamento contemple ações desde a etapa de geração, segregação, armazenamento temporário e definitivo dos resíduos. Para os rejeitos radioativos, o radionuclídeo Gálio-68 que se enquadra na classe 1, rejeito de meia-vida muito curta (67,71 minutos) e o Germânio-68 que pertence à classe 2, com meia-vida longa (270,95 dias) e, portanto, mais crítico. A partir de um cenário fictício, demonstrou-se que o tempo de armazenamento de rejeitos líquidos gerados em 12 meses de operação podem chegar a 8,4 anos devido ao Germânio-68. A segregação em sólidos e líquidos é de extrema importância pois reduz significativamente o volume (38%) e o tempo total de armazenamento. Uma vez disponibilizado à comunidade científica, este manual contribuirá para a disseminação de conhecimento, capacitação de profissionais e para condução eficiente e segura dos resíduos minimizando os riscos relativos à saúde humana, animal, meio ambiente e aos recursos naturais renováveis.

Como referenciar
SANTOS, PRISCILA L.C.; BERNARDES, EMERSON S. Guideline para gerenciamento de resíduos em radiofarmácia hospitalar com sistema gerador de 68Ge/68Ga. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA NUCLEAR, 37., 21-23 de setembro, 2023, Porto de Galinhas, PE. Resumo... São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear - SBMN, 2023. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34442. Acesso em: 09 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento