Redes de metrologia: um estudo de caso da rede de defesa e segurança do SIBRATEC

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Data de publicação:
Orientador
Desiree Moraes Zouain
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Nesta pesquisa, objetivou-se entender os efeitos da possível melhoria da infraestrutura laboratorial dos laboratórios da Rede de metrologia de defesa e segurança (RDS) do Programa Sibratec e da atuação da gestão em rede na oferta de apoio e de serviços metrológicos às empresas do setor de defesa e segurança, dentro dos propósitos do projeto. Procurou-se também identificar a existência de lacunas na oferta de serviços de calibração/ensaio para suprir a demanda das indústrias de defesa e segurança, bem como analisar a adequação do projeto RDS a essas demandas das indústrias de defesa e segurança, tendo como propósito contribuir com informações para ações futuras. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativo, com características de pesquisa exploratória, fundamentada em estudo de caso. Foi estruturada em duas partes, envolvendo coleta de dados primários e de dados secundários. Para a coleta dos dados primários foram elaborados dois questionários, sendo um (Questionário A) destinado aos cinco representantes dos laboratórios na RDS e outro (Questionário B) aos contatos das 63 empresas do setor de defesa e segurança que necessitam de serviços de calibração e de ensaios pertinentes às áreas de atuação dos laboratórios da RDS. Foram obtidas respostas de quatro representantes dos laboratórios da RDS e de 26 empresas do setor de defesa e segurança. Os dados secundários resultaram de pesquisa documental. A análise dos resultados foi feita tendo por base cinco dimensões definidas com o objetivo de organizar e melhorar o entendimento do cenário da pesquisa. São elas, abrangência do projeto, regionalidade, gestão em rede, rastreabilidade metrológica e importância e visibilidade da RDS. Os resultados indicaram que a atuação da RDS não interferiu, até então, na rastreabilidade metrológica dos produtos das empresas do setor de defesa e segurança participantes da pesquisa.

Como referenciar
PEREIRA, MARISA F.F. Redes de metrologia: um estudo de caso da rede de defesa e segurança do SIBRATEC. Orientador: Desirée Moraes Zouain. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2016.tde-22042016-125342. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26386. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções